Notícia do dia 28 de junho de 2016

Calor obriga a refrescar a casa (Foto: Samsung).

Deco Alerta: Tudo o que precisas de saber na hora de comprar um ar condicionado

O verão chegou e trouxe consigo calor, muito calor. Muitos portugueses optam nesta altura do ano por comprar um equipamento de ar condicionado para refrescar a casa. Mas há que ter em conta alguns aspetos antes de instalar um aparelho. Este é o tema de hoje da Deco Alerta. Destinada a todos os consumidores em Portugal, esta rubrica semanal é assegurada pela Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news.
Ingleses compram 12 casas por dia em Portugal. E agora, como será?

Ingleses compram 12 casas por dia em Portugal. E agora, como será?

O Brexit apanhou desprevenidos a maior parte daqueles que vivem do imobiliário, sobretudo no Algarve, onde a comunidade britânica se concentra. O efeito, dizem, será imediato e penalizador, mas o mercado inglês continuará a apostar em Portugal. Os britânicos sempre tiveram um “carinho especial” pelo mercado imobiliário nacional, e a prová-lo estão os números: no primeiro trimestre do ano compraram 1.060 casas, uma média de 12 por dia (dados da APEMIP). E agora, como vai ser?
Mulheres trabalham mais hora e meia por dia em casa que os homens

Mulheres trabalham mais hora e meia por dia em casa que os homens

Os homens trabalham mais fora de casa (trabalho pago) que as mulheres – mais 27 minutos – e elas trabalham mais hora e meia que eles em casa (tarefas domésticas/trabalho não pago). Esta á uma das conclusões do estudo “Os Usos do Tempo de Homens e de Mulheres em Portugal”, desenvolvido pelo Centro de Estudos para a Intervenção Social, em parceria com a Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego.

FMI diz que há gente a mais na Função Pública - devido ao regresso às 35 horas

O chefe da missão do FMI em Portugal tem receios quanto ao impacto orçamental do regresso das 35 horas semanais para a Função Pública. Subir Lall diz que, "se todo o trabalho que era feito em 40 horas pode agora ser feito em 35 horas, isso pode sugerir um certo nível de sobredimensionamento em algumas partes do setor público", o que, por sua vez, "aponta para a necessidade de uma reforma mais ampla do setor público se agora conseguir fazer mais com mesmo".
Madeira reforça incentivos fiscais para as empresas que invistam na ilha

Madeira reforça incentivos fiscais para as empresas que invistam na ilha

A Região Autónoma da Madeira está determinada a captar mais investimento empresarial. Nesse sentido, acaba de adoptar um novo regime de benefícios fiscais, que estará em vigor até ao final do ano 2020. Os incentivos serão dados por um período de dez anos, a projetos cujas aplicações sejam de montante igual ou superior a 1,5 milhões de euros, na ilha da Madeira, e 500 mil euros, no caso de empreendimentos no Porto Santo.