Comentários: 0
Calor obriga a refrescar a casa (Foto: Samsung).
autorizado

O verão chegou e trouxe consigo calor, muito calor. Muitos portugueses optam nesta altura do ano por comprar um equipamento de ar condicionado para refrescar a casa. Mas há que ter em conta alguns aspetos antes de instalar um aparelho. Este é o tema de hoje da Deco Alerta. Destinada a todos os consumidores em Portugal, esta rubrica semanal é assegurada pela Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news.

Envia a tua questão para a Deco, por email para gcabral@deco.pt ou por telefone para 00 351 21 371 02 20.

Queremos instalar ar condicionado na nossa casa. O que nos podem aconselhar?

A tua questão é muito oportuna e permitir-nos-ás que te respondamos com quatro questões essenciais. Só fazendo estas perguntas ao vendedor terás a certeza de que estás a comprar um sistema adequado às tuas necessidades.

1 – Qual é a área da vossa sala?

Com esta informação, o vendedor terá capacidade para indicar a potência do ar condicionado que melhor se adapta ao espaço onde vai ser instalado o sistema. Deverás estudar cuidadosamente esta questão.

2 – Qual a área das janelas e a sua orientação?

Uma área de envidraçados grande e se estiver virada a sul ou oeste poderá representar uma carga térmica muito elevada, pelo que o vendedor poderá avaliar mais concretamente a potência do sistema.

3 – Que tipo de isolamento tem?

O isolamento térmico é essencial para garantir um funcionamento eficiente do ar condicionado. Um isolamento deficiente, além de obrigar a uma máquina de potência superior, irá gerar custos energéticos superiores.

4 – Quantas pessoas vivem normalmente o espaço?

As pessoas libertam calor. Se no inverno esse calor ajuda a manter o espaço confortável, no verão é uma carga adicional que tem de ser vencida pela máquina. Se tiveres uma família numerosa que se junta na sala poderás precisar de um aparelho mais potente.

Recolhe toda esta informação antes de optares por um dos aparelhos ao teu dispor.

Caso tenhas dúvidas ou queiras saber mais sobre estes sistemas energéticos consulta o portal Energias Renováveis em Casa.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta