Notícia do dia 25 de maio de 2018

A Torre de Pisa tem uma inclinação de cinco graus...

Assim se aguenta a Torre de Pisa sem cair há 800 anos, mesmo com terramotos...

Ponto final num dos grandes mistérios da arquitetura mundial. A Torre de Pisa, em Itália, tem uma inclinação de cinco graus há mais de 800 anos – começou a ser construída em 1173 – e, pelo meio, resistiu a vários terramotos. Como? O fenómeno (raro) de resistência dá pelo nome de “interação dinâmica entre o solo e a estrutura” (Dynamic Soil-Structure Interaction, na sigla em inglês).

Investir em imobiliário rende 11 vezes mais que em obrigações e o dobro da bolsa

O frenesim à volta do setor imobiliário é tanto - não só a nível nacional, como também lá fora - que se começa a falar de um fenómeno chamado de "pólvora seca". Ou seja, os fundos estão, por vezes, com excesso de liquidez porque não conseguem investir devido à falta de oferta. E o que explica tudo isto? A alta rentabilidade que os ativos imobiliários oferecem hoje face a outras aplicações, como as obrigações e as ações.
Lisboa está a crescer, mas a que preço para os seus moradores?

Lisboa está a crescer, mas a que preço para os seus moradores?

Até há bem pouco tempo Lisboa estava adormecida. Num sopro, tudo mudou. Os turistas invadiram a cidade. Os edifícios, antes abandonados, ganharam vida. Os restaurantes e bares multiplicaram-se e deram novo impulso à capital. Lisboa renasceu e está a ferver, mas a que preço para os seus residentes?

Emails fraudulentos? Cuidado com as autorizações que dás

Com ou sem polémica, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) entra hoje (25 de maio) em vigor. E seguramente que tens recebido vários emails a pedir o consentimento para continuar a fazer tratamento de dados de forma a que continues a receber informação. Mas todo o cuidado é pouco, já que alguns desses emails podem ser fraudulentos – de “phishing”. 
Grupo Terrésens investe 30 milhões em casas turísticas no Carvalhal

Grupo Terrésens investe 30 milhões em casas turísticas no Carvalhal

A aldeia do Carvalhal, no concelho de Grândola, vai receber um novo projeto turístico. O grupo francês Terrésens vai investir 30 milhões de euros no projeto La Resérve, que prevê a construção de apartamentos e casas de aldeia que poderão custar entre 200.000 e 250.000 euros. O projeto deverá estar concluído em 2020.
Franceses constroem condomínio sustentável em Idanha-a-Nova

Franceses constroem condomínio sustentável em Idanha-a-Nova

Um grupo de investidores franceses vai avançar com um projeto de construção de 40 casas ecológicas num condomínio com 238 hectares, em Monsanto, Idanha-a-Nova. O investimento global do “Monsanto Verde” – assim se chama o projeto – vai oscilar entre os quatro e os cinco milhões de euros.