Notícia do dia 2 de janeiro de 2019

Deco Alerta: Tudo sobre como aquecer a casa

Deco Alerta: Tudo sobre como aquecer a casa

Com o frio, os portugueses tendem a investir na compra de sistemas de aquecimento para a casa. No artigo de hoje da rubrica semanal Deco Alerta, destinada aos consumidores em Portugal e assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, explicamos-te tudo sobre estes aparelhos.
Avaliação bancária de casas está a subir há 20 meses consecutivos

Avaliação bancária de casas está a subir há 20 meses consecutivos

O valor médio de avaliação bancária em Portugal atingiu os 1.215 euros por metro quadrado (m2) em novembro, mais três euros (0,2%) que no mês anterior e mais 71 euros (6,2%) que no período homólogo. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o valor está a subir há 20 meses seguidos – desde abril de 2017 – e encontra-se em máximos de 2008.
Benefícios fiscais para senhorios: Marcelo já promulgou novo diploma

Benefícios fiscais para senhorios: Marcelo já promulgou novo diploma

Dois diplomas do pacote legislativo sobre habitação já foram promulgados pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. O chefe de Estado deu “luz verde” à proposta que atribui benefícios fiscais aos senhorios consoante a duração dos contratos e à que autoriza o Governo a criar o Programa de Arrendamento Acessível.
Prepara a carteira: guia dos preços que mudam em 2019

Prepara a carteira: guia dos preços que mudam em 2019

Ano novo, vida nova... novos preços. Das telecomunicações à eletricidade, passando pelas rendas, portagens, refrigerantes ou tabaco há novidades. O novo ano traz subidas (e algumas descidas) que vão mexer com a carteira dos portugueses. Preparado? Neste guia mostramos-te tudo aquilo que precisas de saber, com algumas boas e más surpresas que se avizinham pelo caminho. 

Há 20 anos que o euro está nas nossas vidas - milhões de escudos continuam nas mãos dos portugueses

Lançado em 1 de janeiro de 1999, o euro é atualmente a moeda única de cerca de 340 milhões de pessoas, em 19 países, incluindo Portugal. À taxa de câmbio fixada naquela data, um euro entrou na economia a valer 200,482 escudos. Há 20 anos, o escudo - à semelhança das restantes moedas nacionais dos estados aderentes - deixou assim de existir. Mas mais de 96 milhões de euros em notas de escudo estão ainda nas mãos dos cidadãos, o equivalente a 11,5 milhões de notas.

IRS de 5% para rendas de casas reabilitadas sem limite temporal

A taxa reduzida de 5% em sede de IRS é um incentivo fiscal que a lei atribui aos proprietários que façam obras em imóveis localizados em Área de Reabilitação Urbana (ARU). E agora o Fisco veio dizer que não existe limite temporal para se beneficiar deste mecanismo -  basta que os trabalhos de reabilitação aconteçam entre 1 de janeiro de 2008 e 31 de dezembro de 2020 e que se trate de um imóvel arrendado.
Escritórios em máximos da década graças às multinacionais

Escritórios em máximos da década graças às multinacionais

Nos escritórios, a ocupação de 2018 deverá ter atingido os 210.000 m2, um máximo nos últimos 10 anos e muito próximo do pico mais alto do mercado em 20 anos (atingido em 2008), segundo a JLL. A vinda de multinacionais tem sido um dos principais motores desta nova procura, contribuindo para o aumento da área média por transação, que passou de 830 m2 em 2017 para perto de 1.000 m2 em 2018.
Comprar casa em 2019 deverá ser mais barato com novos projetos em desenvolvimento

Comprar casa em 2019 deverá ser mais barato com novos projetos em desenvolvimento

"A habitação superou todas as expetativas, em mais um excelente ano". É desta forma que a JLL resume o desempenho do segmento residencial em 2018. A oferta apresenta agora uma maior dinâmica e diversidade, "o que deverá corrigir os preços em 2019, com tendência para a suavização da subida, embora atualmente a maior parte do produto que surge se venda em planta". 
Promoção imobiliária: "Construção nova deverá marcar a atividade em 2019"

Promoção imobiliária: "Construção nova deverá marcar a atividade em 2019"

2018 foi já um ano marcado por uma forte atividade na promoção imobiliária - tanto em número como em volume de transações de terrenos e de edifícios para reabilitar. A reabilitação, segundo a JLL, ainda se mantém como a principal fonte deste negócio em Lisboa (representando 60 a 70% dos processos de licenciamento na cidade), mas a consultora antecipa que construção nova deverá marcar a atividade em 2019.