
Insolvências de empresas no primeiro semestre à lupa: construção resiste à pandemia
O número de empresas insolventes aumentou ligeiramente no primeiro semestre deste ano face ao mesmo período do ano passado (1.184 contra 1.154 insolvências), o que se poderá justificar, pelo menos em parte, com a pandemia da Covid-19. O setor da construção foi um dos que melhor resistiu à crise, tendo resgistado 109 insolvências, menos 16% que no período homólogo (129). Em causa estão dados que constam no Observatório Infotrust “Insolvências – 1º semestre 2020”.




Jennifer Lopez amplia património imobiliário com compra de casa em Los Angeles por 1,2 milhões
A conhecida cantora e atriz norte-americana (de ascendência porto-riquenha) Jennifer Lopez acaba de ampliar o seu portefólio imobiliário com a compra de uma propriedade no vale de San Fernando, em Los Angeles (EUA).

Açores criam programa para converter AL em arrendamento de longa duração
O Governo Regional dos Açores vai implementar um programa em que arrenda imóveis de alojamento local, subarrendando-os a famílias por um valor equivalente a 30% dos seus rendimentos mensais.

Obras residenciais ao rubro: MELOM e Querido Mudei a Casa Obras com 27 novas unidades
As marcas MELOM e Querido Mudei a Casa Obras fecharam o primeiro semestre de 2020 com 27 novas unidades especializadas em obras de pequena e grande dimensão. Destas aberturas, 10 são da insígnia MELOM e 17 da insígnia Querido. As empresas de obras residenciais destacam os meses do período de desconfinamento, maio e junho, que representaram 17 dos novos contratos assinados (58,9%). O concelho de Lisboa foi o que mais cresceu, com um reforço de seis novos franchisados, em função de um incremento na procura por obras e remodelações, essencialmente exteriores, após o confinamento.

Produção na construção recupera em maio com alívio do confinamento na Europa
A produção na construção aumentou, em maio, 27,9% na zona euro e 21,2% na União Europeia, na variação em cadeia, invertendo três meses de recuo causados pelo impacto da pandemia da Covid-19, segundo o Eurostat. Em Portugal, a produção na construção recuou 8,7% face a maio de 2019 e cresceu 2,6%

Évora fecha acordo com IHRU para resolver problemas habitacionais até 2026
O município de Évora assegurou um investimento de mais de 63 milhões de euros junto do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) para resolução de problemas habitacionais no concelho, até 2026.

Hasta pública de dois projetos residenciais em Anadia ficou deserta
A hasta pública para a venda de dois prédios urbanos com projeto de construção aprovado para habitação multifamiliar, no centro da cidade de Anadia (localizada na região centro, a meio caminho entre Aveiro e Coimbra) ficou deserta, confirmou fonte da autarquia bairradina. Os prédios foram à praça por 605 mil euros, montante que poderá ser agora modificado em baixa. Os lanços da licitação eram de 500 euros.

MatosinhosHabit reabilita Conjunto Habitacional da Guarda FFH
A MatosinhosHabit vai proceder, ainda durante o corrente ano, à reabilitação do Conjunto Habitacional da Guarda FFH, localizado em Perafita.

Edifícios licenciados aumentam 4,1% e concluídos sobem 11,6% em 2019
Os edifícios licenciados em Portugal somaram 23.608 em 2019, mais 4,1%, face ao ano anterior, estimando-se que tenham sido concluídos 14.184 edifícios, mais 11,6% do que em 2018.

Novo edifício da EDP desenhado por arquiteto Pritzker em colaboração com Carrilho da Graça
Será junto à sede do Grupo, na frente riberinha de Lisboa, que vai nascer o novo edifício da EDP, desenhado pelo vencedor do Pritzker 2016, o arquiteto chileno Alejandro Aravena, em colaboração com o arquiteto português Carrilho da Graça.

Ir à praia em tempos de Covid-19: regras para estar em segurança
Com o calor a apertar, e depois de meses de confinamento, o que apetece nestes dias é ir arejar à praia, dar uns passeios à beira-mar e uns belos mergulhos, relaxar na areia e tomar algo no bar da praia.

Aldeias do Xisto redescobertas com a pandemia: procura e vendas de imóveis sobem nas zonas rurais
A procura de casas para comprar no meio rural subiu nos últimos meses em Portugal, numa reação do mercado aos meses de confinamento provocado pela pandemia da Covid-19. Esta é, de resto, uma realidade bem visível na região das Aldeias de Xisto - um agrupamento de 27 aldeias de 16 concelhos que se situam no centro do país, entre Castelo Branco e Coimbra, entre o Tejo e a Serra da Estrela.

Jovens promovem a cultura nas Aldeias do Xisto e lutam contra o isolamento da população
São jovens e recusam-se a baixar os braços quando olham para a realidade de isolamento em que se encontra a população que vive no meio rural, como é o caso de muitas das pessoas que habitam nas zonas das Aldeias do Xisto.