Qualquer amante de videojogos conhece as plantas carnívoras como um dos inimigos do Super Mario, sendo que as suas referências na cultura popular estendem-se ainda ao cinema e à televisão. A verdade é que as plantas carnívoras podem ser cultivadas em qualquer casa.
O arranque do novo ano é, por norma, uma época de reflexões e resoluções. Há novos objetivos por cumprir e 365 oportunidades para pôr os projetos a andar. Já todos sonhámos ter uma casa própria onde viver o resto da vida. Aquele cenário aliciante do jardim florido, uma cama de rede e espaço para ver a família crescer.
Todas as quintas-feiras abrimos as porta de uma casa de sonho. E desta vez viajamos até Itália para descobrir uma esplêndida villa com uma vista deslumbrante para o Lago de Garda.
Em 2021 a construção provou, uma vez mais, a sua resiliência perante situações de crise. E os dados falam por si: a produção na construção cresceu na ordem dos 2,1% em outubro face ao período homólogo, avançou o Instituto Nacional de Estatística (INE) em dezembro. Mas o setor também enfrenta hoje uma série de desafios. Em destaque está mesmo a subida vertiginosa dos preços dos materiais de construção e a falta de mão de obra qualificada. Manuel Reis Campos, presidente da Confederação Portuguesa da Construção e Imobiliário (CPCI), identifica mesmo a falta de 70 mil trabalhadores no setor.
Começaste o ano passado com um propósito: remodelar a casa para deixá-la mais atual, mais confortável ou maior. Mas 12 meses se passaram e percebeste que não conseguiste alcançar os teus objetivos, pelo menos, completamente.
A construção continua a bom ritmo em Portugal. E tem atraído cada vez mais mulheres para trabalhar: em 2020 houve mais 1.700 mulheres empregadas no setor da construção civil que em 2019. A evolução é positiva, mas ainda são uma minoria, correspondendo apenas a 7,2% do total da mão de obra.
Os benefícios de viver (e conviver) com animais estimação são conhecidos: desde o combate à depressão e ansiedade, promoção da imunidade e, acima de tudo, a felicidade e companhia que transmitem. Apesar de todas estas coisas boas, viver com animais de estimação implica um grande compromisso com a higiene e limpeza da casa, para evitar, por exemplo, o aparecimento de maus odores.
O mercado residencial no Reino Unido vive um boom após o pior momento da pandemia, mas marcado por mudanças nas preferências na compra de casas, principalmente em Londres, onde se procura mais espaço para viver. De acordo com a agência imobiliária Hamptons, os londrinos gastaram 55 milhões de libras, cerca de 65 milhões de euros, em mais de 112.000 propriedades fora da capital britânica.
O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) acaba de lançar dois concursos de seleção das equipas que irão elaborar os projetos para a construção de dois novos empreendimentos, em terrenos de que o instituto é proprietário, nos municípios de Almada e Setúbal. Estas habitações serão destinadas, na sua totalidade, a rendas acessíveis.
A produção de energia elétrica está na agenda do dia por bons e maus motivos. Portugal deixou de incluir o carvão como fonte de energia em dezembro e, nesse mesmo mês, atingiu-se um novo marco no que diz respeito à produção de eletricidade a partir de fontes renováveis – representou 73% do total. Mas, por outro, os preços da eletricidade têm estado a subir um pouco por toda a Europa e Portugal não é exceção.
O mercado automóvel português sentiu o impacto da pandemia da Covid-19 em 2020. E 2021 ainda não foi o ano da retoma para o setor. Isto porque as vendas de automóveis novos cresceram apenas 1,9% face a 2020, atingindo as 180.277 unidades. Nas vendas de ligeiros de passageiros, que representam mais de 80% do mercado português, a Peugeot saiu vencedora em 2021, tornando-se nova líder das vendas e ultrapassando a Renault, que esteve no pódio durante 20 anos.
Quem está a pagar dívidas fiscais em prestações no âmbito de um processo de execução fiscal e se veja numa situação financeira difícil devido à pandemia, pode pedir um aumento do número de prestações de forma a pagar a dívida até um máximo de cinco anos. Para isso, os contribuintes devem entregar um requerimento junto da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) até ao dia 31 de janeiro de 2022.
Chama-se Nova Vila Retail Park e deverá abrir portas em Portimão em 2023. Trata-se de um projeto promovido pelo grupo Mitiska REIM, investidor europeu no segmento do imobiliário de conveniência, e irá contar com cerca de 22 mil metros quadrados (m2) de Área Bruta Locável, distribuída por 18 lojas. Os espaços comerciais estarão todos localizados no piso térreo, existindo ainda zonas técnicas e de serviço nas traseiras das unidades com um acesso autónomo. Para receber os visitantes, o espaço conta com um amplo parque privado com 875 lugares de estacionamento totalmente gratuitos.
O teletrabalho vai continuar obrigatório até 14 de janeiro, sendo recomendado a partir dessa data. A medida foi anunciada no âmbito das medidas de combate à pandemia de Covid-19, decididas esta quinta-feira, dia 6 de janeiro de 2021, em Conselho de Ministros. “No teletrabalho, a obrigatoriedade é prolongada até dia 14 [de janeiro] e a partir do dia 14 há uma recomendação da manutenção do teletrabalho”, precisou o primeiro-ministro, António Costa, no final da reunião que decorreu no Palácio da Ajuda, em Lisboa.
O Conselho de Ministros decidiu rever e alterar as medidas de contenção da pandemia, e apresentou novas regras esta quinta-feira, dia 6 de janeiro. Face à evolução da Covid-19 em Portugal, em que se regista uma maior transmissibilidade da doença sem que isso corresponda a uma maior pressão sobre os serviços e internamentos do SNS, o Governo optou por manter a reabertura das escolas para 10 de janeiro e prolongar o teletrabalho obrigatório mais uma semana. Também há novidades em matéria de isolamentos, certificados e testagem. O idealista/news preparou um guia com tudo aquilo que precisas de saber.
A Direção-Geral de Saúde (DGS) atualizou as normas sobre isolamento e rastreio de contactos de pessoas, o que significa que as regras dos períodos de isolamento na sequência de contactos com a Covid-19 mudaram. Quais são, então, as novas regras do isolamento?
Recebe as nossas últimas notícias no teu endereço eletrónicoSubscrever