
Terrenos para construção: o que é preciso saber antes de comprar
Atualmente vivemos um momento em que se praticam valores bastantes altos no mercado imobiliário. Nesse sentido, muitos portugueses não têm capacidade para assumir o alto custo que implica a compra de uma casa e tentam encontrar outras opções.

Taxa turística rende 19 milhões de euros até junho às autarquias
O setor do turismo em Portugal está a dar boa resposta à pandemia da Covid-19 e, mais recentemente, à guerra na Ucrânia.

Mobiliário português: “Qualidade dos artesãos é verdadeiro património”
A casa saiu valorizada da pandemia da Covid-19. E, hoje, decorar a casa com mobiliário português é apostar na tradição, elegância e sustentabilidade. Estes móveis com selo Made In Portugal estão a dar cartas cá dentro e lá fora, tendo-se assistido a um aumento da procura em ambos os mercados. “A qualidade dos artesãos portugueses, passada de geração em geração, é um verdadeiro património e um incontornável fator de diferenciação a nível internacional”, revela Gualter Morgado, diretor executivo da Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA) em entrevista ao idealista/news.

Como poupar gás em casa? Estas dicas ajudam a baixar a fatura
A crise energética parece ter vindo para ficar na Europa, tendo a União Europeia imposto várias sanções económicas contra a Rússia na sequência da guerra na Ucrânia. Uma das medidas em cima da mesa é a redução em 15% dos consumos de gás natural. Certo é que, à boleia da inflação, o BCE já subiu as taxas de juro diretoras e os consumidores terão de apertar o cinto face ao escalar dos preços, de forma a não entrarem em incumprimento. Poupar na fatura do gás é uma das soluções a ter em conta. Como? Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.




Estas casas minimalistas e ecológicas têm piscina na cobertura
A passagem do furacão Wilma em 2005 destruiu muitos bairros de habitação social no México. E um deles foi a Colônia Donceles de Cancún. Construído na década de 1980, este bairro destinava-se aos trabalhadores da indústria do turismo da região.

Oitante desfaz-se de imóveis herdados de créditos do antigo Banif
A Oitante, veículo que ficou com os ativos do Banif que o Santander não adquiriu em 2015, tem vindo a desfazer-se dos imóveis herdados e, no ano passado, arrecadou 16,9 milhões de euros. Trata-se de um valor que contribuiu para os lucros de 24 milhões de euros da sociedade e que poderá significar, nos próximos anos, dividendos para o acionista único, o Fundo de Resolução (FdR), que foi criado em 2012.

Lisboa terá 250 milhões do BEI para modernizar as infraestruturas
O Banco Europeu de Investimento (BEI) e Câmara Municipal de Lisboa (CML) assinaram o contrato relativo à última parcela de 90 milhões de euros de um empréstimo-quadro de 250 milhões de euros, concedido ao abrigo do Plano de Investimento para a Europa, com o objetivo de melhorar a regeneração urbana na cidade. Além de ter um forte foco na inclusão social, o projeto também ajudará Lisboa a combater as alterações climáticas, refere o BEI em comunicado.

Como renovar a casa com pouco dinheiro? Estas 7 dicas vão ajudar
Há momentos na nossa vida em que sentimos uma necessidade de renovar a casa. Ou porque é muito antiga e precisa de ser reformada para garantir maior conforto térmico e acústico. Ou simplesmente porque precisamos de adaptá-la ao nosso estilo de vida.

Esta casa de luxo tem uma gruta para fugir dos dias quentes de verão
Quantas vezes tentas refugiar-te do calor deste verão em tua casa e não tiveste sucesso?

Projeto de coliving Ourique vai nascer em Lisboa – são 22 apartamentos
Vai nascer em Campo de Ourique, um dos bairros mais conhecidos e prestigiados de Lisboa, um projeto de coliving com 22 apartamentos com áreas entre 39 e 95 metros quadrados (m2). O Ourique, como se chama, estará concluído no final de 2023 e sai do papel após um investimento de oito milhões de euros da promotora imobiliária portuguesa Gavinho Properties.

Reforma do Parque Güell em Barcelona vai custar 15 milhões de euros
A Câmara Municipal de Barcelona vai tornar o parque Güell, desenhado por António Gaudí, mais bonito. Com um novo investimento de cerca de 15 milhões de euros, a autarquia vai reformar este parque nos próximos quatro anos, de forma a reduzir a sobrelotação de turistas no recinto e melhorar os limites do espaço com os bairros vizinhos.

Sustentabilidade passa por edifícios que se desmontam e reutilizam
Sustentabilidade está cada vez mais na ordem do dia, nomeadamente no setor imobiliário e da construção. O grupo Casais não está a passar ao lado desta tendência, pelo contrário, mostra-se bastante atento a este tema, reconhecendo que o futuro do setor passa, também, pela construção de edifícios que possam ser desmontados e reutilizados.

Skyline: prédio mais alto do país vai custar mais 30 milhões
É em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, que o prédio mais alto do país vai ser edificado. O projeto Skyline – assim se chama – vai ser construído pela mão dos israelitas da Fortera Properties com um investimento de 150 milhões de euros, mais 30 milhões do que o previsto inicialmente. E são as “alterações ao projeto” e os “expressivos aumentos no setor da construção” que estão por detrás desta subida do valor do investimento, admite a promotora imobiliária.

PCP quer suspender despejos e hipotecas até 2023
O PCP entregou esta segunda-feira (25 de julho de 2022) no Parlamento um projeto-lei que propõe suspender durante este ano e o próximo a denúncia de contratos de arrendamento de imóveis que sejam morada principal e a execução de hipotecas de habitações permanentes.

Arrendamento acessível: entregues 128 casas em Lisboa com apoio do PRR
A Câmara Municipal de Lisboa entregou as chaves das primeiras 128 casas do Programa Renda Acessível (PRA) construídas no âmbito da Operação Integrada de Entrecampos. Trata-se de um investimento de 15 milhões de euros, financiado a 100% pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Luz verde para acordo político na UE sobre redução de 15% no gás
Os ministros da Energia da União Europeia (UE) chegaram esta terça-feira (26 de julho de 2022) a acordo político sobre a meta para reduzir 15% do consumo de gás até à primavera, pelo receio de rutura no fornecimento russo, num “consenso esmagador” após novas exceções.