Notícia do dia 14 de dezembro de 2022

Heliodomo

Heliodome, a casa solar que está a 20 graus todo o ano

A Heliodome é uma casa bioclimática e passiva em forma de pião que quase não consume eletricidade desde que foi construída. Projetada por Eric Wasser, um marceneiro francês, é uma das casas mais eficientes do mundo. Embora a tenha imaginado nos anos 90, só em 2011 é que ficou concluída em Cosswiller, França.
casas passivas

Casas passivas made in Portugal: para viver melhor, consumindo menos

Com os preços da energia elevados e condições meteorológicas cada vez mais extremas – de cheias e tempestades até ondas de calor – , a sustentabilidade está na ordem do dia. Uma preocupação que se estende a vários setores, como é o caso da construção e imobiliário, focados na procura de soluções para construir edifícios eficientes e com menor impacto ambiental. As casas passivas são um bom exemplo. Ganharam popularidade no país, motivando a proliferação de negócios para dar resposta à procura. É o caso da Ecoconcept, uma empresa portuguesa especialista neste tipo de construção, que explica em entrevista ao idealista/news as vantagens deste método e o que o distingue dos demais.
Madrid

Reino Unido e Espanha com créditos hipotecários mais expostos

Reino Unido e Espanha têm os seus sistemas bancários mais expostos a pressões devido ao aumento dos juros dos créditos hipotecários, segundo uma análise da Fitch divulgada esta segunda-feira, 12 de dezembro de 2022, que se debruçou sobre 10 mercados desenvolvidos. “Os sistemas bancários do Reino Unido e de Espanha aparentam ser os mais vulneráveis às exposições do mercado imobiliário residencial, em grande parte devido aos riscos para os mutuários”, refere a Fitch na análise.
Taxa fixa no crédito habitação

Taxas fixas dos novos empréstimos da casa a subir ao ritmo da Euribor

Quem pretende comprar casa depara-se com uma questão estrutural num momento em que a Euribor está a encarecer os empréstimos da casa de taxa variável: valerá a pena fixar os juros no crédito habitação? Apostar na taxa fixa dará mais tranquilidade financeira às famílias, já que as prestações da casa não variam do início ao fim do contrato. Mas esta estabilidade tem um preço: as taxas fixas para os novos créditos habitação também estão a subir, tendo chegado, em média, aos 4,1% em outubro, mais 2 pontos percentuais (p.p) do que em dezembro de 2021, revelam os dados do Banco de Portugal (BdP).
Alma Gardens

Alma Gardens: 126 novos apartamentos em Miraflores do T1 ao T4

Há um novo projeto residencial a nascer em Miraflores. O Alma Gardens, localizado entre o parque do Jamor e Monsanto, será composto por 126 apartamentos T1 a T4 distribuídos por quatro edifícios, com 27 a 36 apartamentos cada. Os preços dos imóveis disponíveis oscilam entre os 246.900 e os 505.200 euros.
Produção na construção a recuar em Portugal

Travão na produção na construção: abrandou 1,5% em outubro

Em outubro, o Índice de Produção na Construção (IPC) abrandou 1,5% em termos homólogos, taxa inferior em 0,3 pontos percentuais (p.p.) à registada em setembro (1,8%). Em causa estão dados divulgados esta terça-feira (13 de dezembro de 2022) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
FLOW

Flow, a nova aventura empresarial do fundador da WeWork

Adam Neumann continua a ter 'flow' para o mundo dos negócios. O ex-CEO e fundador da WeWork, empresa de coworking com maior projeção da história, lançará em breve a sua nova aventura no mundo dos negócios: Flow. Esta empresa, que ainda não está ativa, estará focada no setor imobiliário e, segundo a empresa de capital de risco Andreessen Horowitz, já está avaliada em mais de 1.000 milhões de dólares.
casas EUA

Excesso de stock força grande construtora dos EUA a vender 5.000 casas

O setor da construção nos EUA tem sido afetado pela queda na compra de casas novas, devido ao aumento das taxas de juro, o que está a provocar um aumento do stock não vendido. À procura de uma solução, a Lennar Corp., uma das maiores construtoras residenciais do país, decidiu colocar pacotes habitacionais à venda para grandes proprietários de imóveis de forma a reduzir a pressão. As 5.000 casas em stock estão avaliadas em 2.500 milhões de dólares, cerca de 2.373 milhões de euros de acordo com a taxa de câmbio atual.
Ampliação de escritórios no Porto

Cerejeira Namora Marinho Falcão investe um milhão em sede no Porto

A sociedade de advogados Cerejeira Namora Marinho Falcão vai investir cerca de um milhão de euros na ampliação dos seus escritórios no Porto, com o objetivo de “transformá-los numa obra de arquitetura adaptada às novas exigências do mercado laboral e com especial foco na sustentabilidade”, revela a empresa em comunicado. 
pressão psicológica

Dicas para lidar com pessoas tóxicas no trabalho

Trabalhar num ambiente tóxico pode ser verdadeiramente desafiador. Sejam colegas, chefes, sócios, clientes, etc.., há pessoas que adotam uma postura negativa nas relações laborais, sendo capazes de contaminar tudo à sua volta, ou porque são mal-intencionadas e pessimistas ou manipuladoras e conflituosas. Não deixar-se contaminar por esta maneira de estar pode ser difícil, mas há estratégias que podem ajudar a lidar com pessoas tóxicas.
Inflação em Portugal

Inflação em Portugal cai para 9,9% em novembro, confirma INE

É oficial: depois da inflação ter galopado em Portugal nos últimos meses, em novembro começou a dar sinais de descida. O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou esta quarta-feira que a inflação em Portugal fixou-se em 9,9% em novembro, uma taxa inferior em 0,2 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior. Ainda assim, está muito acima do 2%, o nível de inflação em que é assegurada a estabilidade dos preços.
Casas novas licenciadas

Casas novas: licenciamentos caem 4,7%, mas obras concluídas sobem 6,5%

A construção de casas em Portugal manteve o ritmo em 2022, apesar dos constrangimentos associados à subida dos preços dos materiais e da falta de mão de obra no setor. Os dados do INE esta quarta-feira divulgados mostram foram concluídas 5,2 mil casas novas no verão deste ano, um número 6,5% superior face ao registado no período homólogo. Mas há outros entraves à colocação de mais casas no mercado, nomeadamente a demora nos processos de licenciamento. Neste ponto, não há boas notícias: entre julho e setembro foram licenciadas 6,9 mil casas no nosso país, menos 4,7% face ao período homólogo.