Fitch diz que sistemas bancários destes países aparentam ser os mais vulneráveis às exposições do mercado imobiliário residencial.
Comentários: 0
Madrid
Foto de Abhishek Verma no Pexels
Lusa

Reino Unido e Espanha têm os seus sistemas bancários mais expostos a pressões devido ao aumento dos juros dos créditos hipotecários, segundo uma análise da Fitch divulgada esta segunda-feira, 12 de dezembro de 2022, que se debruçou sobre 10 mercados desenvolvidos. “Os sistemas bancários do Reino Unido e de Espanha aparentam ser os mais vulneráveis às exposições do mercado imobiliário residencial, em grande parte devido aos riscos para os mutuários”, refere a Fitch na análise.

A análise avaliou os desempenhos dos sistemas de dez países (Austrália, Canadá, Dinamarca, França, Alemanha, Países Baixos, Itália, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos) em três parâmetros:

  • risco para mutuários;
  • riscos relacionados com os preços das casas;
  • e vulnerabilidade dos sistemas bancários.

Numa média ponderada, que valorizava os riscos para os mutuários, o Reino Unido obteve 2,75 pontos, seguindo-se Espanha e Austrália (3,25 pontos) e Canadá (3,75 pontos). Em sentido inverso, a Dinamarca obteve a melhor média entre os dez países, com 8,5 pontos, sendo seguida por Itália (8,25 pontos), Estados Unidos e França (ambos com 7,25 pontos).

Preços das casas já caíram em vários países

Para o próximo ano, a consultora financeira antevê que o aumento dos preços das casas “abrande substancialmente ou recue”, com a procura a ser controlada pelas altas prestações, acrescentando que houve já redução dos preços das casas no segundo semestre na Austrália, Canadá, Dinamarca, Países Baixos, Reino Unido e Estados Unidos.

Ainda assim, alerta que esta análise não prevê que “haja um rebentamento da bolha semelhante ao que provocou a grande crise financeira”, uma vez que agora a saúde financeira dos consumidores é melhor.

No caso espanhol, a Fitch sublinha que o mercado da habitação “caiu já 36% face ao seu pico histórico” e que o Governo tem medidas para os mutuários mais vulneráveis.

A análise da Fitch testou ainda a possibilidade de um aumento de 5,0 pontos percentuais das taxas de juro para créditos hipotecários nos dez mercados face à de 2020 e com os mesmos salários dos mutuários, tendo Austrália, Espanha e Reino Unido apresentado maior fragilidade no rácio entre prestações mensais e rendimento. No exercício:

  • a Austrália passava de uma taxa de esforço de 26% para cerca de 42%;
  • Espanha de 30% para 39%;
  • e Reino Unido de 34% para 43%.

Esta variação é atribuída à percentagem de créditos com taxas de juro variáveis nestes três países, que se situam entre 42% e 93% do total de créditos.

Apesar de contarem com subidas menores, a Fitch alertou também para a exposição de Alemanha e Países Baixos, que contavam “já com elevadas taxas de esforço”, acima dos 35%. De igual forma, a preocupação com Reino Unido e Espanha é agravada com a redução das poupanças dos agregados familiares, que apresentam a menor taxa de poupança e duas das três maiores quebras deste indicador face a 2020.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade