
O grupo Casais, empresa de Braga criada em 1958 e presente em Gibraltar há quase duas décadas, concluiu a primeira fase de construção do Hassan Centenary Terraces (HCT), projeto que integra o edifício mais alto do território. Trata-se de um empreendimento com seis torres – a primeira fase de construção contempla três, agora concluídas –, sendo que uma (o bloco quatro) tem 110 metros de altura e 35 pisos, o que lhe confere o estatuto de edifício mais alto de Gibraltar.
Em causa está um projeto integrado no programa Affordable Housing Scheme do Governo de Gibraltar que respeita dois pilares fundamentais, a construção a custos controlados e os critérios ESG, refere o Grupo Casais, em comunicado.

O Grupo Casais, recorde-se, já desenvolveu vários projetos imobiliários em Gibraltar, nomeadamente no segmento residencial, na reabilitação de edifícios e na construção de edifícios para o ensino e edifícios industriais.
Este projeto “demonstra o investimento substancial e sem precedentes do Governo em benefício da comunidade de Gibraltar, sobretudo para as gerações mais jovens e famílias que dependem deste tipo de habitação e que foram descurados durante tantos anos pelo Governo da GSD. Sei que este processo foi extremamente bem-sucedido e que os novos proprietários estão ansiosos por se mudarem para as novas casas”, comenta Fabian Picardo, Chief Minister do Governo de Gibraltar.

Segundo o Grupo Casais, Gibraltar tem uma elevada procura por habitação, mas a pequena dimensão do Promontório traduz-se numa disponibilidade limitada de terrenos para construção, o que encarece os custos imobiliários.
Citado na nota, António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais, refere que “projetos inovadores como o HCT, que beneficia de sistemas de construção modernos e mais céleres, estão totalmente alinhados com a estratégia da Casais Gibraltar Limited”.

“Este complexo habitacional representa uma oportunidade para o setor privado projetar, construir e integrar soluções técnicas capazes de melhorar parâmetros ambientais, mas também de otimizar a produtividade e o cumprimento de prazos. Este projeto pauta-se pelas preocupações de sustentabilidade, refletidas nomeadamente através da escolha de materiais, eficiência energética, gestão eficiente de água, gestão de resíduos e conforto ambiental”, acrescenta.
O HCT está localizado no ex-Eastern Beah public car parking de Gibraltar e é constituído por seis torres. De altura variável, estes edifícios habitacionais, que se encontram nas proximidades do Rochedo de Gibraltar, um local com condições climáticas excecionais, vão albergar 665 habitações e 673 lugares de estacionamento.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta