
The One: 65 apartamentos e 4 lojas a nascer em pleno coração lisboeta
O The One é o mais recente edifício residencial da Avenida João XXI, em pleno centro de Lisboa. Este edifício é composto por 65 apartamentos e quatro espaços comerciais. O empreendimento está localizado numa zona de prestígio, junto ao Campo Pequeno e em frente ao edifício da Caixa Geral de Depósitos, e próximo da Praça de Londres e Avenida de Roma, umas das artérias mais importantes da cidade.

"Quiet luxury": que estilo é este para mobilar a casa?
O "quiet luxury" representa uma tendência emergente no mundo do luxo, onde o excesso e a ostentação dão lugar a uma abordagem mais discreta e refinada. Este novo conceito rompe com a imagem tradicional do luxo, aproximando-se de uma estética minimalista, de uma qualidade sem compromissos e de um estilo autêntico. Frequentemente utilizado em mobiliário, descobre o que é o "quiet luxury".

Ano novo chinês: o que podemos esperar do ano do dragão?
O ano novo chinês começou com a lua nova no passado dia 10 de fevereiro.

“Lisboa tem potencial para fazer 7.000 casas em terrenos municipais”
Filipa Roseta está ao leme da vereação da Habitação da Câmara Municipal de Lisboa (CML) desde outubro de 2021, ocupando um cargo que já teve nas mãos da sua mãe, Helena Roseta, entre 2007 e 2013. É na emblemática Sala do Arquivo, um espaço repleto de história – é da autoria de Domingos Parente, o arquiteto lisboeta dos Paços do Concelho de 1867 –, que Filipa Roseta fala ao idealista/news sobre os planos que a autarquia tem em vista para aumentar a oferta de casas na capital. “Lisboa tem potencial para fazer 7.000 casas em terrenos seus, municipais, que não tem de comprar a ninguém”, revela, salientando que “não se percebe como é que há terrenos parados quando as pessoas estão a precisar de habitação”.

Construção de casas: “Um dos grandes desafios é não haver mão de obra”
A vereadora da Habitação da Câmara Municipal de Lisboa (CML) mostra-se preocupada com a falta de mão de obra no setor da construção em Portugal, considerando que é preciso trabalhadores de forma a não se verificar uma “paragem de obras”, sendo esse um dos “grandes desafios” que se vive atualmente no país. Em entrevista ao idealista/news, Filipa Roseta enaltece, nesse sentido, a necessidade de receber de braços abertos os imigrantes que chegam ao país para trabalhar nesta área. Sobre o simplex urbanístico, que já entrou em vigor, considera que “tudo o que seja para combater a burocracia é positivo”, mas lamenta que tenha sido “feito de uma maneira completamente atabalhoada”.

BCE vai deixar Eurotower em Frankfurt até final de 2025
A equipa de supervisão bancária do Banco Central Europeu (BCE), que ainda ocupa o icónico edifício Eurotower, em Frankfurt, vai deixar definitivamente estas instalações no final de 2025, quando expira o atual contrato de arrendamento.

Fogos licenciados e concluídos aumentaram no final de 2023
Foram licenciados 5,3 mil edifícios no 4º trimestre de 2023, o que representa uma diminuição de 3,8% em comparação com o 4º trimestre de 2022 (-8,8% no 3º trimestre de 2023) e uma redução de 12,3% em relação ao 4º trimestre de 2019.




Aldeia abandonada à venda 80% mais cara que há dois anos
A pequena aldeia de Matandrino está de volta ao mercado dois anos após a sua primeira venda. Esta povoação localizada na zona de Prádena, na província de Segóvia, oferece 5.000 m2 e 17 propriedades, praticamente todas em ruínas, por 180.000 euros no idealista. O aumento de preços nestes dois anos foi de 80%. As possibilidades de investimento são infinitas, como diz o anúncio.

Casas sobrelotadas: falta de espaço afeta cada vez mais famílias
As condições da habitação em Portugal estão a degradar-se. É isso mesmo que conclui o estudo do Instituto Nacional de Estatística (INE): há cada vez mais famílias a viver em casas demasiado pequenas face à dimensão do agregado, isto é, em casas sobrelotadas. E também há mais casos de agregados a viver em casas sobrelotadas com humidade e sem luz natural. Por outro lado, mais de três em cada 10 pessoas vivia sozinha numa casa demasiado grande, uma realidade que toca especialmente os idosos. A baixa capacidade financeira das famílias – e em concreto o risco de pobreza – está associada à inadequação da habitação em Portugal quer ao nível de dimensão, quer ao nível da eficiência energética.

Governo suspende regras que paralisaram venda de casas em 7 concelhos
A compra e venda de imóveis esteve suspensa em 7 concelhos portugueses devido ao facto da nova plataforma informática de cadastro predial continuar inoperacional, apesar de ser exigida por lei desde novembro passado. Para resolver esta questão, o Governo decidiu suspender até agosto a entrada em vigor de duas regras da nova lei do cadastro predial, libertando a compra e venda de imóveis desta plataforma informática. Esta alteração à lei tem efeitos retroativos, ajudando a desbloquear os negócios das casas em espera.

Senhorios que não subiram rendas beneficiam de compensação no IRS
Os senhorios que em 2023 não subiram as rendas também vão beneficiar do desconto criado para compensar os proprietários pela norma que no ano passado limitou a atualização das rendas a 2%, sendo o mecanismo aplicado automaticamente pela AT.
A compensação em causa (ou mecanismo de apoio) foi anuncia

Inflação pressiona Angola: banco central sobe juros para 19%
O Banco Nacional de Angola (BNA) anunciou na sexta-feira, dia 15 de março, o aumento das suas principais taxas de juro, decisão justificada pela “persistência de pressões inflacionistas na economia" e que visa contribuir para o controlo da liquidez em circulação.
As medidas foram anunciad

Espanha avança com limites às rendas - mas só Catalunha vai aplicar
Espanha tem em vigor desde sábado, dia 16 de março, um índice de preços de referência para o arrendamento que pretende limitar os preços das casas, mas para já só uma das 17 regiões do país, a Catalunha, aplicará a medida.
O índice criado pelo Governo aplicar-se-á em "zonas de tensão" assim declara

Juros no crédito habitação descem pela 1ª vez em dois anos para 4,641%
Os juros nos novos créditos habitação estão a descer há quatro meses consecutivos, tendo-se fixado em 4,197% em fevereiro. Agora, observa-se que as recentes descidas (ligeiras) da Euribor e as taxas mistas mais acessíveis também já estão a ter efeitos nos juros implícitos no total de empréstimos habitação existentes no país. Isto porque, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), esta taxa de juro diminuiu pela primeira vez desde março de 2022, para 4,641% em fevereiro de 2024. Esta descida dos juros também se refletiu nas prestações da casa.

IRS 2024: já se pode verificar deduções das faturas (e reclamar)
O prazo para os contribuintes consultarem os valores das deduções à coleta do IRS apurados pela Autoridade Tributária (AT) e para reclamarem se deles discordarem, arrancou no sábado, dia 16 de março, e termina no final deste mês.
Após a verificação e confirmação das faturas, a campanha do IRS inici

Viseu Dão Lafões vai dar 569 casas a custos acessíveis até 2026
Nove municípios da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões terão 569 fogos a custos acessíveis, um investimento de 87 milhões de euros a realizar no âmbito de um protocolo assinado na sexta-feira, dia 15 de março, com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana.

Habitação social no Porto: há concurso aberto para construir 48 casas
A Câmara Municipal do Porto lançou na sexta-feira, dia 15 de março, um concurso público para a construção de 48 habitações sociais nas Eirinhas, na freguesia do Bonfim, cujo preço base ascende a 7,2 milhões de euros.
Publicado em Diário da República, o anúncio visa a construção de edifícios de habi

Seguros de rendas 2023: dedução é independente do mês de pagamento
Os senhorios com seguros de renda podem deduzir o seu custo ao rendimento proveniente do arrendamento, independentemente do mês de 2023 em que tenham pagado o prémio, indica a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).
Este esclarecimento consta de uma informação aos serviços, agora divulgada, em que

Subida de juros: lucros dos 5 grandes bancos quase duplicam em 2023
Ao longo de 2023, as famílias e empresas sentiram os efeitos da rápida subida dos juros nos empréstimos (habitação e para outros fins). Mas esta evolução não foi acompanhada por uma subida dos juros nos depósitos ao mesmo ritmo. Este desequilíbrio deu gás ao aumento da margem financeira da banca portuguesa. E, em resultado, só os cinco principais bancos em Portugal registaram lucros de 4.444 milhões de euros em 2023, mais 72,5% face ao ano anterior. Mas, mesmo assim, os bancos reduziram o número de trabalhadores e de postos de atendimento no nosso país.

Amortização do crédito habitação: Deco quer acabar de vez com comissão
A crise económica e financeira consolidou-se no ano passado e ainda perdura em 2024. Isto porque os juros nos créditos habitação continuam elevados (embora já estejam a dar os primeiros sinais de descida) e o poder de compra continua pressionado, apesar da inflação em Portugal estar a cair.