Notícia do dia 9 de maio de 2024

Trabalhar depois da reforma

Trabalhar depois da reforma: direitos e deveres

Muitas pessoas aguardam com expectativa o momento em que podem terminar a atividade profissional. A idade é apenas um número. Há quem não pense em abrandar o ritmo, mesmo com idade para a reforma. O espírito jovial e resiliente conjuga-se com a necessidade de manter a utilidade. Por estas e outras razões, optam por continuar a dar o melhor numa atividade. Além disso, a repentina mudança de rotina que a reforma acarreta nem sempre é fácil de gerir. 
Projeto imobiliário em Vila Franca de Xira

Projeto em V. F. Xira marcado pela qualidade ambiental e urbanística

Encontra-se já em desenvolvimento um loteamento urbano entre Alhandra e Arruda dos Vinhos, na zona de Vila Franca de Xira, com 215 unidades habitacionais inseridas numa área bruta total de construção de 76.916,61 metros quadrados (m2). Contando já com infraestruturas e edificações, o seu investimento total anda na ordem dos 115 milhões de euros.
Aveiro

Terreno para urbanização em Aveiro em hasta pública por 3 milhões

A Câmara de Aveiro aprovou na sua reunião pública a venda em hasta pública, pelo valor base de três milhões de euros, de uma parcela de terreno junto ao antigo Centro de Saúde Mental de São Bernardo para urbanização. Em causa está a alienação de uma parcela de terreno afeta ao domínio privado do mu
Sociedades de investimento imobiliário em Portugal

Imobiliário comercial: CORUM capta 156 milhões no 1º trimestre de 2024

A CORUM Investments, Sociedade de Investimento Imobiliário de origem francesa, manteve um elevado ritmo de captação de poupanças no primeiro trimestre de 2024, adianta em comunicado. Nos primeiros três meses do ano, “atraiu mais 156 milhões de euros de pequenos e grandes aforradores”, salienta, enaltecendo que tem capacidade “de tirar partido do contexto de mercado para fazer uma gestão rigorosa” das poupanças dos aforradores.
SIL e Tektónica foram um sucesso

Casa cheia no SIL e Tektónica: mais de 25.500 visitantes em quatro dias

A edição deste ano do Salão Imobiliário de Portugal (SIL) – a maior e mais importante feira do setor imobiliário voltou a decorrer em simultâneo com a Tektónica, tendo-se realizado em Lisboa de 2 a 5 de maio – foi um sucesso. A organização faz um “balanço muito positivo” da 27ª edição do evento, salientando que se registou “um forte crescimento de expositores e visitantes”.
Crise na habitação em Portugal

Crise na habitação? Há mais de 154 mil casas vazias e... sem "dono"

A crise da habitação em Portugal tem duas faces, como uma moeda. A alta procura de casas está na “cara”. E a falta de oferta de habitação é a “coroa”, o núcleo estrutural do problema. Acontece que há mais casas para vender ou arrendar sem necessidade de obras do que carências habitacionais em Portugal, marcadas sobretudo por situações de sobrelotação, tal como concluiu o Instituto Nacional de Estatística (INE) na sua análise à Habitação publicada esta quarta-feira, dia 8 de março. Ainda assim, Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas e da Habitação, diz que é preciso “construir e reabilitar mais” casas no país. O que está em falta em Portugal são casas no mercado a preços acessíveis e compatíveis com os salários das famílias.
Dedução de rendas no IRS

Parlamento aprova aumento da dedução das rendas no IRS para 800 euros

A proposta do PS para aumentar a dedução de despesas com rendas no IRS para o máximo de 800 euros, contra os atuais 600 euros, foi aprovada esta quarta-feira (8 de maio de 2024) na generalidade na Assembleia da República. A proposta, que baixa agora à especialidade, foi aprovada com votos contra do PSD e do CDS-PP e favoráveis das restantes bancadas. O objetivo é que a medida se aplique a partir de 1 de janeiro de 2025. Destaque para o facto de a revogação de várias medidas do programa Mais Habitação, aprovado pelo governo socialista, não ter passado na votação dos deputados.
Edifícios antigos em Portugal

Onde há mais habitações antigas em Portugal?

A construção de casas em Portugal caiu a pique na última década. E este cenário refletiu-se no envelhecimento dos edifícios no país, embora haja diferenças nas diferentes regiões. O parque habitacional mais antigo é encontrado no interior do Alentejo, segundo revela o Instituto Nacional de Estatística (INE). E o mais recente está na sub-região do Cávado, bem a norte do país.
Como são as casas em Portugal?

Das divisões à acessibilidade: como são as casas dos portugueses?

As casas em Portugal são mais espaçosas, têm mais divisões e até garagem. Mas a grande maioria continua a não ser acessível a pessoas com mobilidade reduzida. E em uma em cada três é evitado usar sistemas de aquecimento. Estas são algumas características da habitação no nosso país traçado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Vem descobrir como é que são as casas dos portugueses.
Workshops idealista

Workshops do idealista sobre tecnologia e IA chegam ao Porto e a Braga

Hoje, as novas tecnologias e, em particular, a inteligência artificial (IA) fazem parte do nosso dia a dia. E estão a ser aplicadas cada vez mais no imobiliário, de forma a otimizar tarefas e a maximizar resultados. É neste contexto que o idealista vai partilhar como é que a tecnologia e a IA pode ajudar no trabalho dos profissionais do imobiliário em dois novos workshops, que vão decorrer em Braga e no Porto, nos próximos dias 21 e 22 de maio, respetivamente.