Notícia do dia 2 de janeiro de 2025

Preço das casas em 2024

Comprar casa em Portugal: preço sobe 10,4% em 2024 (e atinge recorde)

Os preços das casas à venda em Portugal, por várias circunstâncias, mantiveram em 2024 a tendência de subida dos últimos anos. Foram vários os incentivos que surgiram no mercado para estimular a procura e compra de casas, desde a descida dos juros à isenção de IMT para jovens. Mas, embora o problema de acesso à habitação já esteja bem identificado, o ano termina com poucas iniciativas legislativas que valham, realmente, para promover a oferta de casas à venda no curto e médio prazo (como a nova lei dos solos). É neste contexto que comprar casa continua a ficar mais caro no país, com os preços das casas a subir 10,4% em dezembro de 2024 face ao mesmo mês de 2023 (+3,4% em termos trimestrais). Assim, comprar casa em Portugal passou a ter o custo mediano de 2.827 euros por metro quadrado (euros/m2) no final do mês de dezembro de 2024, um novo máximo histórico na série do índice de preços do idealista, editor desta newsletter.
Tarifa social de energia

Tarifa social de energia: o que é e quem pode ter acesso aos apoios?

O frio aperta e a pobreza energética é um problema que afeta muitas casas famílias e casas em Portugal. E a despesa com a fatura da eletricidade é sem dúvida uma das mais elevadas que os consumidores têm com a casa. Há, no entanto, famílias que podem ter acesso a apoios. Falamos da tarifa social de energia, que contempla descontos superiores a 30%. Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.
Prestação da casa a descer

Prestações da casa caem 100 euros num ano com redução da Euribor

As famílias que tencionam comprar casa com crédito habitação a taxa variável pagam hoje cerca de menos 100 euros de prestação do que há um ano. Tudo porque as taxas mensais da Euribor deixaram o patamar dos 4% tendo caído para menos de 3% em dezembro de 2024. Descobre como variaram os juros e as prestações da casa no último ano com as simulações do idealista/créditohabitação.
jovens comprar casa

Herdeiros sem partilhas feitas podem beneficiar do IMT Jovem

Os herdeiros que ainda não realizaram a partilha de uma herança indivisa, que inclui imóveis, podem usufruir do IMT Jovem, segundo a explicação do Ministério das Finanças.De acordo com o ministério das Finanças, citado pelo Jornal de Negócios, numa herança indivisa "os herdeiros são apenas titulares
Depósitos das famílias nos bancos

Depósitos das famílias atingem novo recorde em Portugal

Há cada vez mais poupanças e salários a entrar para os cofres dos bancos residentes em Portugal. Tanto assim é que o valor total de depósitos das famílias passou a totalizar 191,7 mil milhões de euros em novembro, um novo recorde nacional, revela o Banco de Portugal (BdP).
Casas à venda com preços reduzidos

Comprar casa em Portugal: há mais de 2.500 imóveis à venda com desconto

As casas para comprar continuam a ficar cada vez mais caras em Portugal. Mas também é possível encontrar imóveis no mercado com desconto. É neste contexto que quem quer adquirir habitação deve estar atento a oportunidades, como é o caso da campanha da Remax que colocou à venda 2.795 imóveis com preços reduzidos até 28 de fevereiro. A grande maioria destes imóveis são habitações.
Casa Museu Passos Canavarro

Casa Museu Passos Canavarro: as exposições para descobrir em Santarém

A Casa Museu Passos Canavarro, situada em Santarém, é um testemunho vivo da herança cultural e histórica da cidade. Estabelecida na residência adquirida em 1841 por Passos Manuel e Gervásia de Sousa Falcão, a casa ganhou notoriedade ao ser mencionada por Almeida Garrett em "Viagens na Minha Terra".
Ovos Moles

O que ver na Oficina do Doce: os segredos da doçaria em Aveiro

A Oficina do Doce, localizada em Aveiro, é um espaço dedicado à preservação e promoção da tradicional doçaria conventual da região, com especial destaque para os emblemáticos Ovos Moles. Este doce, que remonta ao século XIX, é um símbolo da gastronomia aveirense e da herança cultural da cidade.