Notícia do dia 3 de janeiro de 2025

Renda das casas em Portugal

Rendas das casas em Portugal aumentam 4,7% em 2024

Em Portugal, as rendas das casas continuaram a subir a bom ritmo ao longo de 2024. Isto porque os incentivos criados para colocar mais habitações no mercado de arrendamento (como a redução do IRS para 25% sobre os rendimentos prediais) não foram suficientes para aumentar a oferta na medida necessária e responder às atuais necessidades da procura. Como resultado, os preços das casas para arrendar acabaram por subir 4,7% em dezembro de 2024 face ao mesmo mês no ano anterior. Em detalhe, isto significa que arrendar casa em Portugal passou a ter o custo mediano de 16,2 euros por metro quadrado (euros/m2) no final do mês de dezembro de 2024, um dos valores mais elevados de sempre, revela o índice de preços do idealista, editor deste boletim. Já em termos trimestrais, as rendas das casas mantiveram-se estáveis (-0,3%).
Excedente orçamental em Portugal

Portugal com excedente orçamental de 2,8% do PIB até setembro

O setor das Administrações Públicas (AP) registou um excedente de 2,8% do Produto Interno Bruto (PIB) nos primeiros nove meses do ano, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE). "Considerando valores para o conjunto dos três trimestres de 2024, o saldo das AP foi positivo, representando 2,8% do PIB (3,3% do PIB em igual período de 2023)", indica o instituto, no destaque sobre as “Contas Nacionais Trimestrais por Setor Institucional”.
Orquídea Macaco

Orquídea macaco: a planta exótica que imita a cara de um animal

A Orquídea Macaco, cientificamente conhecida como Dracula simia, é uma das espécies mais exóticas e fascinantes do género Dracula. Esta orquídea extraordinária cativa a atenção de todos com a sua aparência única, que se assemelha de forma surpreendente à face de um macaco.
Mão de obra na construção

Obras do PRR em risco sem atração de mais mão de obra imigrante

Portugal terminou 2024 ultrapassando a barreira dos 40% de execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o que é positivo. Agora, os esforços estão concentrados em fintar os desafios que podem comprometer mais de metade das obras previstas no PRR, que têm apenas ano e meio para serem concluídas. Isto porque há obras de grande dimensão em curso e ainda falta lançar novos concursos, nomeadamente de habitação. A pressão em cumprir as metas do PRR “é muito forte”, sobretudo devido à falta de mão de obra na construção civil.
Lei dos solos

Partidos contra lei dos solos – ministro fala em “mudança estrutural”

BE, PCP, Livre e PAN requereram, esta quinta-feira (2 de dezembro de 2025), a apreciação parlamentar do decreto-lei que flexibiliza a lei dos solos – o decreto-lei n.º 117/2024 altera o Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial (RJIGT) e já foi publicado em Diário da República –, argumentando que o diploma contribui para a especulação imobiliária e não responde aos problemas na habitação. Opinião diferente tem o ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Castro Almeida, que considera que a alteração ao RJIGT visa “aumentar a oferta de terrenos para construir habitação como forma de baixar o preço das casas”, sendo esta “uma mudança estrutural”.
previsoes euribor

Euribor pode permanecer estável em 2,1% por dois anos, diz Bankinter

Os analistas do Bankinter atualizaram as suas previsões sobre o comportamento da Euribor nos próximos dois anos. Os cálculos sugerem que o indexante diminuirá nos próximos meses até aproximar-se dos 2,1%, face aos atuais 2,43%, e que se manterá estável a esse nível pelo menos até ao final de 2026. Por isso, esperam novas reduções nos pagamentos de prestações, embora sejam cada vez mais moderadas.
Garantia pública no crédito da casa para apoiar jovens

Garantia pública no crédito da casa: bancos já marcam escrituras

Os bancos já estão a agendar as primeiras escrituras para a compra de casa ao abrigo da garantia pública do Estado no crédito habitação, devendo os primeiros contratos ser celebrados ainda em janeiro. O interesse por parte dos jovens – os interessados têm de ter até 35 anos, sendo este um dos requisitos – parece estar a ser elevado, havendo muita procura nestes primeiros dias de comercialização.
Seguro para proteger casas dos sismos

Supervisor dos seguros quer fundo sísmico para proteger casas

Há mais de uma década que se fala em criar um fundo sísmico em Portugal. Mas nada foi feito até então. Agora, a Autoridade de Supervisão dos Seguros e Fundos de Pensões (ASF) voltou a colocar o tema em cima da mesa, propondo ao Governo a criação de um fundo sísmico, para já, centrado em proteger as habitações. A ideia é repartir riscos e custos entre seguradoras, particulares e o Estado dentro de limites bem definidos.
Habitação acessível em Portugal

Habitação acessível: Programa 1º Direito com execução inferior a 3%

Os projetos promovidos pelas autarquias no âmbito do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, conhecido por 1º Direito, estão a apresentar um ritmo de concretização lento. Os números mais recentes do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) confirmam esse cenário: até 30 de setembro de 2024 foram entregues 1.700 casas, menos de 3% da meta de 59.000 habitações fixada para 2030.
Investimentos imobiliários de Messi

Dos relvados para a Bolsa: fundo imobiliário de Messi brilha em Espanha

O futebolista Lionel Messi, que joga no Inter Miami (EUA), surge como presidente do conselho da Edifício Rostower Socimi em documentos publicados pela Portfolio Stock Exchange, considerado um pequeno mercado europeu alternativo. O único acionista da Edificio Rostower é o fundo de investimento imobiliário que pertence à família do craque argentino: Limecu Espana 2010.