Notícia do dia 3 de junho de 2025

Arrendar casa em Portugal

Arrendar casa em Portugal: preço desacelera subida para 4,4% em maio

Arrendar casa em Portugal continua a ser um desafio para milhares de famílias, apesar do recente aumento da oferta disponível. A escassez de imóveis para arrendar mantém a pressão sobre os preços, ainda que se tenha observado uma ligeira desaceleração no crescimento das rendas. O índice de preços do idealista - editor deste boletim - revela que, em maio, o preço das casas para arrendar subiu 4,4% face ao mesmo mês do ano passado (enquanto em abril havia subido 5,1% em termos anuais). Assim, o custo mediano de arrendar casa em Portugal fixou-se nos 16,8 euros por metro quadrado (euro/m2) no final de maio. Já em relação à variação trimestral, as rendas das casas subiram 2,4%.
Depósitos em Portugal

Stock de depósitos sobe – mas taxa de variação anual cai há seis meses

No final de abril de 2025, o stock de depósitos de particulares nos bancos residentes totalizava 193,1 mil milhões de euros, mais 506 milhões de euros que em março e mais 897 milhões de euros que no período homólogo, segundo dados divulgados esta sexta-feira (30 de maio de 2025) pelo Banco de Portugal (BdP). Trata-se do valor mais alto desde que há registos: dezembro de 1979.
Taxas de câmbio

Férias fora de Portugal: o que são as taxas de câmbio?

São muitas as famílias portuguesas que aguardam ansiosamente pelos feriados de junho para embarcarem numas merecidas férias. Mas há detalhes a ter em conta quando se apanha o avião rumo a um país estrangeiro onde a moeda oficial não é o euro. Importa saber, então, o que é a taxa de câmbio e como funciona o processo de troca de dinheiro. Explicamos tudo sobre este assunto no artigo desta semana da Deco Alerta.
Litehaus

Litehaus capta 1,46 milhões para criar “Uber da construção”

A startup tecnológica Litehaus arrecadou 1,46 milhões de euros numa ronda de investimento ‘pre-seed’, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de uma plataforma tecnológica que transforme a construção de habitação numa experiência simples, rápida e acessível — uma espécie de "Uber da construção". O objetivo, diz a empresa, passa por dar resposta a uma das “crises mais urgentes atuais: o acesso à habitação em Portugal”.
Madrid

Casas para turistas: Espanha impõe novas regras a partir de julho

A partir de 1 de julho de 2025, entra em vigor em Espanha uma nova medida que obriga os proprietários de imóveis destinados ao arrendamento de curta duração — como alojamento turístico ou sazonal — a registarem os seus imóveis num sistema único, sempre que os mesmos sejam publicitados em plataformas
Jardins de Belém

FNAC Live 2025: o festival gratuito nos Jardins de Belém

No próximo sábado, 7 de junho de 2025, os Jardins da Torre de Belém, em Lisboa, transformam-se num palco ao ar livre com o regresso do FNAC Live, um festival gratuito que celebra o melhor da música portuguesa. O FNAC Live 2025 apresenta-se como uma oportunidade única para os amantes da música d
Davide Galli

As tendências do design que vão marcar o rumo do imobiliário

O setor imobiliário atravessa um período de profunda transformação, impulsionado por inovações tecnológicas e novas dinâmicas sociais que estão a redefinir a forma como concebemos e utilizamos os espaços. De acordo com o relatório Perspetivas sobre Tendências de Design 2025, elaborado pela consultora JLL e pelo estúdio Tétris, o design assumirá um papel central na resposta aos desafios e oportunidades do futuro — sobretudo através dos avanços tecnológicos, como a utilização da inteligência artificial (IA), e do crescente foco na sustentabilidade.
casa de infância do Papa Leão

Casa de infância do Papa Leão XIV em Chicago está em leilão

A proclamação do cardeal norte-americano Robert Francis Prevost como novo Papa Leão XIV não demorou muito a servir de desculpa para uma oportunidade imobiliária. A casa onde viveu durante a infância está a ser leiloada com um preço inicial de 250.000 dólares (220.115 euros) até 18 de junho.
Comprar casas com criptomoedas

Comprar casas com stablecoins reguladas? Sim, no projeto The Court

A promotora imobiliária Carvoeiro Branco firmou uma parceria estratégica com a Damisa, fintech especializada em pagamentos com criptomoedas e infraestrutura de escrow (custódia digital) regulada. Uma colaboração que representa “um passo decisivo no setor imobiliário, ao desbloquear cerca de 45 milhões de euros em imóveis premium, permitindo que compradores cripto-nativos de todo o mundo adquiram frações do projeto The Court [localizado no Carvoeiro, Algarve] através de pagamentos com stablecoins reguladas”, refere a empresa em comunicado.