Notícia do dia 29 de setembro de 2025

tecnologia no mercado de luxo

Como usar a tecnologia para fazer mais negócios no mercado de luxo?

Quando o detalhe é critério e a confiança é o ativo mais precioso, vemos o setor imobiliário de luxo evoluir a um ritmo acelerado, enfrentando exigências muito especificas. Os compradores esperam mais do que imóveis - exigem sofisticação, discrição, resposta imediata, personalização absoluta, a

Promoção imobiliária: “No segmento médio-alto o risco comercial é menor”

“Gostamos de investir em projetos que sejam, de alguma forma, únicos e que, por isso, possuam uma identidade própria, preservada na reabilitação e integrada no novo projeto de arquitetura”. António Velho de Palma, CEO da recém-criada promotora imobiliária Alecrim Real Estate (Alecrim RE), revela ao idealista/news que a nova empresa do universo Lince Capital aposta na qualidade, “através da atenção ao detalhe nos acabamentos e na excelência da construção”, e valoriza o estilo de vida português. A portugalidade. “Do ponto de vista estratégico, posicionamo-nos no segmento médio-alto, onde o risco comercial é menor, dado o maior poder de compra e a menor dependência do financiamento bancário”, explica.
El Viso

El Viso: de bairro operário a símbolo de luxo e exclusividade em Madrid

Localizado em pleno centro de Madrid, El Viso vive uma transformação silenciosa mas imparável: de colónia operária nos anos 20 passou a ser um dos bairros residenciais mais exclusivos da capital. O idealista/news conversou com Philip Pérez-Cirera, diretor da agência Gilmar no Paseo de la Castellana, para perceber como evoluiu o perfil do comprador, que tipo de habitação predomina hoje na zona e porque é que este oásis urbano – tranquilo, privado e cada vez mais procurado por investidores internacionais – é considerado o segredo mais bem guardado do mercado imobiliário de luxo em Madrid.

Mediação de luxo: “Perdemos muito tempo, ou ganhamos, a falar com pessoas”

A Memeia Portugal, mediadora imobiliária especializada no segmento premium, nasceu este ano na sequência de uma parceria entre a Chiado Invest, consultora portuguesa especializada na assessoria a investidores estrangeiros em Portugal, e a Memeia Imóveis, experiente corretora imobiliária com sede em São Paulo, no Brasil. O segredo de negócio fica bem guardado no baú, mas João Xara-Brasil, Managing Partner da Memeia Portugal, aponta à importância de manter uma relação próxima e de excelência com clientes e potenciais compradores e/ou investidores. “Perdemos muito tempo, ou ganhamos, a falar com pessoas”, diz em entrevista ao idealista/news.
Quinta à venda em Tavira

Quinta de luxo com piscina e campo de ténis por 3.500.000 euros

Uma vez por mês, o idealista/news explora as propriedades mais exclusivas e luxuosas do país, destacando locais únicos cheios de requinte. Hoje, apresentamos uma quinta de 12.500 metros quadrados (m2) no Algarve, com PIP aprovado para transformar o espaço num boutique hotel com capacidade para até 60 hóspedes. Localizada na vila de Cabanas de Tavira, a Quinta Nora Branca representa a oportunidade mais exclusiva para quem procura investir no Algarve, disponível no site do idealista com um preço de 3.500.000 euros.
Dajas Douro Valley

Aldeia abandonada dá lugar a hotel de cinco estrelas no Douro

Todas as quartas-feiras destacamos um hotel com encanto. E desta vez apresentamos um com selo português, que abriu portas recentemente. Na antiga aldeia de Dajas, em Marco de Canaveses, de um sonho de família, nasceu o Dajas Douro Valley, um hotel onde se respira calma, tranquilidade e natureza, com vista para o rio e pleno de requinte.

Casas de luxo: o que dá valor e que detalhes procura quem investe?

Portugueses e estrangeiros continuam a piscar o olho ao imobiliário residencial de luxo nacional, um segmento que soube como fintar a pandemia e o contexto económico adverso – alta inflação e elevadas taxas de juro, por exemplo –, mantendo-se atrativo e no radar dos investidores. Mas, afinal, o que dá e tira valor aos imóveis de luxo? E será que há detalhes que não eram tão valorizados e ganharam importância? Localização é palavra de ordem, destacam os especialistas. Mas a sustentabilidade, as vistas desafogadas, a exclusividade e escassez do ativo, a segurança e ‘amenities’ como piscina privada, ginásio e SPA têm-se tornado exigências.
Reconstrução de casas afetadas pelos incêndios

Renascer dos incêndios: os apoios para a habitação e obras públicas

Os incêndios que deflagraram em Portugal ao longo deste ano já consumiram mais de 2% do território nacional, deixando um rasto de destruição pelas florestas e zonas urbanas. 2025 já é considerado um dos piores anos de sempre em área ardida. Foi neste contexto que o Governo de Montenegro decidiu aprovar um diploma que veio conceder um conjunto de apoios à habitação, empresas, autarquias e agricultores. Além disso, também foram introduzidas medidas excecionais de contratação pública para acelerar obras e empreitadas. Explicamos tudo com fundamento jurídico.

Aldeia futurista suspensa: assim é o curioso complexo de Hong Kong

As cidades precisam de responder cada vez mais às exigências desportivas, culturais e comerciais dos seus habitantes. Por isso, torna-se essencial construir complexos cada vez maiores, capazes de dar resposta a estas necessidades. A tendência atual já não passa por criar edifícios isolados, mas sim por desenvolver um conjunto de estruturas interligadas através de passagens elevadas, rampas e praças em diferentes níveis. Em Hong Kong foi construído o complexo Go Park Sai Sha, que combina espaços recreativos interiores e exteriores, coroados por jardins suspensos.
Casas de luxo no sul da Europa

Onde estão as casas de luxo em Portugal, Espanha e Itália

O mercado residencial de luxo continua em alta em Portugal, Espanha e Itália, embora sejam visíveis algumas diferenças nas tendências dos preços das casas ao longo do último ano. Lisboa, Madrid e Milão destacam-se por terem as principais zonas urbanas com casas de luxo à venda, evidenciado os preços mais elevados. Mas não são os únicos polos habitacionais premium nestes três países, revelam os dados do idealista, editor deste boletim.
Salários dos presidentes da junta

Salários: quanto ganham os presidentes das juntas de freguesia?

O salário dos presidentes de junta de freguesia em Portugal depende do número de eleitores da freguesia e do regime de trabalho do cargo, seja a tempo inteiro, meio tempo ou não permanente. Existem cinco escalões de remuneração consoante o número de votantes, que vão desde freguesias com menos de cinco mil eleitores até às com mais de 20 mil, sendo que quanto maior o número de eleitores, maior é a remuneração.

Castilho 3: uma homenagem à habitação nobre lisboeta

Atualmente em construção, o Castilho 3 é um empreendimento residencial que se distingue pela excelência da localização. Numa das áreas mais nobres da cidade de Lisboa, entre o Príncipe Real e a Avenida da Liberdade, este projeto já vendeu mais de metade das suas unidades em regime 'off market'.
Jardins Altear

Lisboa tem dois novos projetos concluídos: Jardins Altear I e II

O Jardins Altear I e o Jardins Altear II encontram-se concluídos e estão prontos para receber os novos proprietários. Localizados na Alta de Lisboa, uma zona em pleno crescimento e com forte aposta privada em requalificação urbana, estes empreendimentos ocupam uma área bruta total de 30.648 metros quadrados (m2).

Sergio Ramos e Pilar Rubio vendem mansão em Madrid por 7 milhões

O futebolista Sergio Ramos e a influencer Pilar Rubio venderam a sua espetacular mansão em La Moraleja, um dos bairros mais cobiçados de Madrid, por sete milhões de euros, um milhão a mais do que o valor pelo qual a colocaram no mercado há mais de um ano. Além disso, o novo proprietário é um investidor de origem mexicana, segundo informou a revista 'LOC'. Com este negócio, o famoso casal fechou uma excelente operação, uma vez que a compraram em 2018 por 1,5 milhões de euros.
Aquecer a casa

Como aquecer a casa sem estoirar o orçamento familiar?

O verão acabou e levou com ele o calor e o bom tempo, pelo menos em algumas zonas do país. É chegada a hora, portanto, de encarar o outono e lidar com o frio, que em muitas casas do país já se faz sentir. Importa saber o que se deve fazer para conseguir aquecer a casa sem estoirar o orçamento familiar, optando por soluções que sejam eficientes energeticamente. Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.
Programa E-Lar

E-Lar: IVA nos eletrodomésticos é pago - bombas de calor excluídas

Abrem esta terça-feira (30 de setembro de 2025) as candidaturas ao Programa E-LAR, que tem como objetivo melhorar o conforto térmico das habitações e apoiar as famílias na aquisição de equipamentos eficientes e na eletrificação de consumos energéticos, contribuindo para a descarbonização e para a recolha e reciclagem de equipamentos a gás. Sabe-se, agora, que as bombas de calor estão excluídas do programa e que os consumidores da classe média, apesar de não pagarem os eletrodomésticos, terão de suportar o Imposto de Valor Acrescentado (IVA) relativo à compra dos mesmos.
OE2026

Da redução do IRS ao salário mínimo: tudo o que se sabe sobre o OE2026

O Orçamento do Estado para 2026 (OE2026) é entregue no parlamento até 10 de outubro e tem já várias medidas que afetam a margem que o Governo tem para eventuais negociações e propostas, pois tem em vista um excedente. As bandeiras do Governo de Luís Montenegro, de uma redução do IRS e do IRC, voltarão a ser uma marca deste orçamento, que deverá ter a votação final global a 27 de novembro.
Parque de estacionamento em Cascais

Antigo hospital de Cascais dará lugar a parque de estacionamento

Os terrenos do antigo Hospital de Cascais situados no centro histórico da vila vão acolher um parque de estacionamento subterrâneo com capacidade para 330 lugares, anunciou a autarquia deste concelho do distrito de Lisboa.A execução desta obra decorre de uma proposta aprovada, por unanimidade, na úl