Os arquitetos trabalharam para substituir o chalé de betão existente pela nova casa pré-fabricada, mantendo o mesmo espaço.
Comentários: 0
Casas pré-fabricadas de madeira
Matthew Smith|Cowper Griffith Architects

Localizada na costa de Norfolk, na Inglaterra, esta casa pré-fabricada foi especialmente projetada para se misturar com a natureza circundante. O projeto é da Cowper Griffith Architects, que criou a cabine-terraço para um cliente que queria um espaço tranquilo e inspirador para contemplação da natureza e composição musical. A intenção, segundo as indicações do cliente, não era outra senão “substituir um chalet de betão sazonal existente por um estúdio, não maior do que o edifício existente”.

Na sua filosofia de trabalho, este estúdio destaca-se por aplicar aos seus projetos uma abordagem holística da sustentabilidade social e técnica. Consequentemente, é prioritário conceber e desenhar os projetos para responder às infraestruturas existentes e às características fundamentais do local. Tudo isso dentro de um quadro de respeito pelo meio ambiente caracterizado pela aspiração de alcançar um cenário de neutralidade carbónica.

Casa pré fabricada em comunhão com a natureza
Casa pré-fabricada que respeita o meio ambiente Matthew Smith|Cowper Griffith Architects

Com base nesses princípios, os arquitetos trabalharam para substituir o chalé de betão existente pela nova casa pré-fabricada madeira, mantendo o mesmo espaço. Mas não só. Além disso, o novo edifício pretendia ser um tributo à biodiversidade do local e à beleza da paisagem circundante.

Por esse motivo, o estúdio apresenta um revestimento de abeto siberiano não tratado que deve gradualmente, ao longo do tempo, adquirir uma pátina cinza-prateada para se misturar com os tons das árvores ao redor. O telhado é de zinco, enquanto outros materiais incluem vidro e aço galvanizado.

Interior minimalista
Matthew Smith|Cowper Griffith Architects

O interior é simples e acolhedor, mas minimalista. A sala principal abre-se para as belas vistas da vegetação circundante, e para um belo terraço. Os arquitetos usaram madeira clara e superfícies de betão para os interiores, juntamente com móveis elegantemente simples. O fogão a lenha cria um ambiente confortável na sala de estar. O estúdio também projetou uma janela estreita e alongada que oferece um vislumbre da paisagem natural do outro lado da parede de vidro.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta