
Um donut é, em suma, um pão com um buraco no meio. E, no entanto, tornou-se um dos doces mais conhecidos e consumidos do mundo. Talvez Homer Simpson tenha tido algo a ver com a disseminação deste conhecido doce. É tão apreciado e prestigiado que até serviu de inspiração para alguns arquitetos o levarem em consideração na conceção de alguns dos seus projetos. É a casa de sonho desta semana.

Em alguns exemplos, eles são vistos claramente, enquanto em outros, é intuído de forma mais subtil. Deste segundo grupo vem o edifício de que vamos falar, cuja característica não se baseia apenas na forma de um donut no desenho, mas está localizado numa clareira na selva da Costa Rica, na cidade de Carate.

O projeto, batizado com o nome de Sinfornia Verde, foi desenvolvido pela empresa de design Studio Saxe e outra das suas curiosidades, além da forma, é que a zona onde foi construído foi criada pela queda de uma grande árvore. Nesse espaço, foi construída uma casa de 400 metros quadrados que procura aproveitar ao máximo a luz do sol e o céu, além de destacar as diferentes perspectivas da selva tropical.

A casa está localizada nas proximidades do Parque Nacional do Corcovado, conhecido por abrigar 3% da biodiversidade do planeta. Por esse motivo, a equipa de projeto reduziu a pegada da fundação, elevando a casa sobre palafitas. Além disso, o desnível do terreno também foi levado em consideração.
No topo, o telhado é desenvolvido com uma forma hiperbólica que permite que ele se adapte à chuva, direcionando a água ao longo da lateral do telhado para riachos naturais. Na parte inferior, o telhado é revestido com ripas de madeira colocadas numa direção radial, do centro para o perímetro da casa.

A casa está localizada num espaço de difícil acesso, que só pode ser alcançado por um caminho estreito. Por esse motivo, os materiais eram transportados por rios ou caminhos, e eram montados no local. Além disso, os componentes de aço pré-fabricados foram entregues na estação seca e também foram montados à mão.


Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta