Comentários: 0
Como limpar a casa para o primeiro encontro com o comprador

O idealista News Portugal tem uma nova rubrica quinzenal, destinada a quem quer aproveitar e valorizar ao máximo o potencial de cada espaço e tornar as casas mais atrativas, assegurada pela Home Staging Factory.

Parece básico, não é? Mas isso não significa que esta regra elementar seja seguida por quem quer vender ou arrendar a casa.

Quantas vezes não entraste já num buraco caótico e pensaste: “Como é que esta gente consegue viver aqui?”. 

A verdade é que ainda existem muitos “tesourinhos deprimentes” por aí! Mas nós estamos decididas a acabar com depressões e a ajudar os proprietários a fazer com que as suas casas brilhem.

Para ajudar quem não gosta ou não têm jeito para as limpezas aqui ficam umas dicas para seguir na hora de preparares a tua casa para os novos inquilinos.

No Home Staging temos 7 regras básicas a seguir: Arrumar, Limpar, Reparar, Refrescar, Organizar, Valorizar e Iluminar. Hoje centramo-nos na segunda regra.

1 – Limpar

Quem gosta de entrar numa casa suja? Enquanto uma casa limpa é atraente e dá a sensação que o seu proprietário é cuidadoso, uma casa suja é um autêntico travão à venda. Mas por vezes acontece, que por força de vivermos o espaço, não olhamos para determinados detalhes que saltam à vista dos visitantes. Pode ser sujidade devido ao uso quotidiano ou esquecida na limpeza diária da casa.

Faz uma limpeza geral

A segunda regra do home staging é básica! Faz uma limpeza geral e a fundo à casa. Tipo tropa, tudo a brilhar! Tens de limpar e esfregar cuidadosamente todos os pormenores: rodapés, por baixo e atrás dos móveis, interior e exterior dos armários, portas e maçanetas, interruptores, juntas de azulejo, etc.

Limpa as teias de aranha do teto, limpa não só os vidros mas também janelas e aros, acaba com as nódoas de gordura nas paredes ou com o calcário nas zonas de água, limpa com lixívia os traços de bolor, branqueia as juntas dos azulejos, etc. 

Por fim põe o chão a brilhar até fazer espelho! Encera o soalho e lava os tapetes e as alcatifas. Na cozinha e casa de banho a limpeza tem de ser meticulosa. Em suma, faz uma limpeza como se fosses ter uma inspeção do mordomo das luvas brancas! 

Produtos que servem para tudo: ecológicos, baratos e fáceis de utilizar, os produtos das nossas avós fazem milagres!

Vinagre:

  • Poderoso anti-calcário: basta esperar que faça efeito e passar por água
  • Limpa-vidros: impregna o vinagre num pano e esfrega
  • Anti-bacteriano para o frigorífico: passa um pano depois de limpo
  • Decapante para o fogão, objetos de cobre ou metal oxidados: mergulha-os num banho de vinagre (mostarda também serve)
  • Desinfetante para os sanitários

Bicarbonato de sódio:

  • Excelente desodorizante: absorve todos os odores no frigorífico, esgotos, cave, lixo, cigarros e animais domésticos
  • Detergente poderoso para bancadas de cozinha, frigorifico, fogão e forno, etc.
  • Produto ideal para fazer brilhar objetos em prata ou cobre
  • Excelente para reavivar cores de tapetes

Como limpar a casa para o primeiro encontro com o comprador

Elimina os maus cheiros

Respeita o seguinte princípio: “Cheirar bem para vender bem”. Se tens animais domésticos, problemas de humidade, um fumador dentro de casa, ou se gostas de cozinhar pratos com refogados lembra-te que estes odores ficam impregnados nos tecidos e têm de ser eliminados. Podes estar tão habituado que nem os sentes, mas eles estão lá e os potenciais compradores sentem-nos. Pede a alguém próximo para te dar a opinião sobre o cheiro da tua casa e, depois de identificares a fonte do problema, elimina-os definitivamente. 

Areja as divisões, lava os cortinados, limpa os tapetes, lava as capas dos sofás: se tudo estiver bem lavado a casa fica a cheirar bem. Para tirar cheiros de tapetes ou do caixote do lixo ou ainda fazer desaparecer cheiro a tabaco de alguma divisão utiliza o bicarbonato de sódio, que além de ser um detergente miraculoso é um desodorizante eficaz.

Não utilizes os perfumes de ambiente para esconder maus odores: vão-se misturar e é pior a emenda que o soneto! Além disso, os cheiros destes ambientadores nem sempre agradam a toda a gente e podem mesmo ter o efeito contrário. Espalha pequenos recipientes com bicarbonato de sódio ou ferve rodelas de limão ou eucalipto.

Para branquear juntas dos azulejos:

Se existem produtos branqueadores nas grandes superfícies, eficazes para as juntas dos azulejos, também existem receitas antigas que permitem branquear estas juntas:

  • Vinagre branco: aplicar, deixar passar uma noite e passar por água
  • Lixívia: aplicar, deixar atuar 1 a 2 horas e passar por água
  • Mistura de argila com sumo de limão: aplicar com a ajuda de uma escova de dentes, esfrega e passa por água. Outra variante consiste em misturar bicarbonato de sódio com sumo de limão

O espaço exterior é fundamental!

Se tens um espaço exterior tens o trunfo na mão! Não o desperdices nem percas pontos com ele!

Um jardim ou um terraço são argumentos de peso para arrendares ou venderes bem a tua casa, desde que os valorizes! 

Aqui aplicam-se todas as regras do home staging. Retira tudo o que está a mais, livra-te da tralha, lava a varanda, põe umas plantas aromáticas tipo alecrim ou Alfazema. Se tens jardim corta a relva, retira as folhas mortas, corta as sebes, corta as flores estragadas, arranca as ervas daninhas e faz do espaço exterior o ponto alto da tua casa! Cria aqui o melhor recanto da casa! Inspira os visitantes a viver no exterior. Utiliza velas ou lanternas para dar um toque de decoração acolhedor e convidativo

Se valorizares bem o espaço exterior da tua casa, ninguém lhe vai resistir!

Como limpar a casa para o primeiro encontro com o comprador

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta