Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Dicas para pintar os azulejos da cozinha ou casa de banho

Pintar os azulejos destas divisões pode ser suficiente para lhes dar um ar completamente novo. Eis algumas dicas do que fazer, passo a passo.

Foto de Anete Lusina no Pexels
Foto de Anete Lusina no Pexels
Autor: Redação

Atualmente, o DIY (‘Do it Yourself’, ou “Faz tu mesmo”), faz com que cada vez mais pessoas pensem em remodelar alguns pormenores da sua casa. No entanto, orçamento disponível nem sempre é suficiente para renovar profundamente uma casa de banho ou uma cozinha. Por vezes, basta pintar os azulejos destas divisões para lhes dar um ambiente completamente novo. Isto, sem gastar muito.

Neste artigo preparado para o idealista/news, a MELOM*, empresa especializada e líder em remodelação de imóveis, deixa algumas dicas para pintar azulejos da casa de banho e cozinha que farão toda a diferença.

Photo by Roselyn Tirado on Unsplash
Photo by Roselyn Tirado on Unsplash

Pintar azulejos da casa de banho ou cozinha passo a passo

O primeiro passo é obviamente garantir uma boa limpeza da superfície a pintar, removendo as gorduras na cozinha e os calcários acumulados na casa de banho. Podemos garantir a eficácia desta operação recorrendo a um bom produto de limpeza que tenhamos em casa ou a um de limpeza profissional, como por exemplo, o da Robbialac Universal, diluindo 1 colher de cola para 1 litro de água.

Se optarmos por pintar apenas as paredes, devemos ainda certificar-nos de um bom isolamento do chão, seja usando lençóis velhos, seja comprando papéis e plásticos próprios para este tipo de trabalhos e que facilmente encontramos numa casa de ferragens.

Foto de Karolina Grabowska no Pexels
Foto de Karolina Grabowska no Pexels

Começamos por dar uma demão de primário de aderência. A sua aplicação pode ser feita com rolo ou trincha, embora aconselhemos o primeiro por garantir uma pintura mais perfeita sem deixar os riscos das cerdas do pincel. A recomendação do fabricante é deixar secar durante 8 a 10 horas, o que poderá acontecer durante a noite, por exemplo, se além da carteira, quiseres poupar no tempo.

Após a escolha da cor, preparamos o bicomponente conforme as proporções recomendadas pelo fabricante. Devemos prestar muita atenção às quantidades que produzimos, já que o tempo de adequação da mistura é de quatro horas se a temperatura ambiente rondar os 25ºC.

Photo by Pop & Zebra on Unsplash
Photo by Pop & Zebra on Unsplash

De seguida, damos uma nova demão com o rolo e deixamos secar durante a noite, para voltar a dar uma terceira demão no dia seguinte e, assim, deixar as  paredes perfeitas para receber a decoração que desejarmos.

A verdade é que, com uma boa dose de dedicação à nossa casa, conseguimos sempre resultados surpreendentes.

*Este artigo contou com o apoio técnico do Querido Mudei a Casa – Obras Querida Susana Santos (Vila Real)