Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Preparar a casa para o inverno: 5 dicas para mantê-la quente e poupar

É importante preparar a casa para os dias mais frios. Limpar os aquecedores, verificar o telhado e chaminés são algumas dicas importantes.

Preparar a casa para o inverno
Autor: Redação

Após a chegada do outono, a queda das temperaturas durante a noite começou a notar-se cada vez mais. Por isso, é importante começar a preparar a casa para os dias mais frios, avaliando os equipamentos de aquecimento, a ventilação e ar condicionado, bem como outros sistemas estruturais mais relevantes.

Para evitar problemas de última hora e economizar no consumo de energia, os especialistas do ProntoPro, deixam algumas recomendações para preparar bem a casa antes da chegada do inverno:

  • Limpar as calhas. É aconselhável limpar todos os anos a sujidade acumulada nas calhas após o outono, para evitar fugas ou humidade nas fundações e para prevenir a sua deterioração. Segundo o portal, a limpeza e instalação destas estruturas foi o serviço mais solicitado ao longo de 2021.
  • Verificar as chaminés. A instalação de chaminés cresceu 50% este ano. Antes de cada inverno, é necessário fazer uma inspeção geral do interior e uma limpeza profunda com produtos de limpeza de chaminés para evitar possíveis incêndios e acidentes.
  • Examinar o sistema de aquecimento. De acordo com dados do Eurostat, 43,4% do consumo doméstico de energia está concentrado no aquecimento doméstico. A instalação de caldeiras pode reduzir o consumo de energia em até 30%. Após tantos meses de inatividade, é aconselhável que um especialista faça uma revisão da caldeira e dos radiadores em casa para verificar se funcionam da melhor forma.
  • Verificar o telhado. É importante fazer uma inspeção visual e verificar se a impermeabilização do telhado e das paredes está correta, a fim de evitar possíveis fugas de água que possam causar humidade, um dos principais problemas que as casas apresentam quando chove. O aparecimento de humidade também é bastante perigoso, pois pode danificar outras instalações, como a eletricidade.

Por outro lado, a instalação de isolamento térmico tem sido o terceiro serviço que mais tem aumentado em termos de procura no referido portal. Este recurso é essencial na hora de otimizar o consumo de aquecimento doméstico, pois, com uma estrutura bem isolada do frio, podemos reduzir o consumo de energia dentro de casa até 50%.