Ter um aquecimento instalado em casa pode ajudar-te a passar os dias mais frios do ano.
Comentários: 0
Aquecer a casa
Foto de Andres Ayrton en Pexels

O inverno está a chegar e com ele vêm os dias mais frios e húmidos do ano. Para enfrentar o frio é importante ter a casa e as janelas devidamente isoladas para evitar fugas de calor. Mas ter uma casa eficiente em termos energéticos é ainda uma miragem para muitos portugueses. Quais são, afinal, os aquecimentos mais eficientes do mercado? Neste artigo da Deco Alerta, damos-te várias pistas a seguir.

A Deco Alerta é uma rubrica semanal destinada a todos os consumidores em Portugal que é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news.

Aquecimentos em casa
Foto de Max Vakhtbovych en Pexels

Moro no litoral do país, numa zona fria e húmida. Todos os invernos vivemos o problema da casa ficar gelada e das paredes ficarem muito afetadas pelos bolores e mofos. Por essa razão, estou já a estudar a questão do aquecimento e para tal solicitamos o vosso apoio.

Queremos muito apoiar-te nesta mudança. Planear antecipadamente a substituição do aquecimento é fundamental. Comprar e instalar um sistema de aquecimento é uma decisão que implica um investimento, que pode ser maior ou menor, conforme a tua disponibilidade e necessidades. Este investimento inicial é relevante, mas acaba por ser recuperado, ao fim de alguns anos.

Ter tempo para avaliar os sistemas de aquecimento existentes (e certamente aqueles que já tens instalados), dar-te-á a oportunidade de encontrares e escolheres as soluções mais adequadas às necessidades da família, mas também de efetuar uma boa aquisição e instalação.

O projeto HARP, desenvolvido pela ADENE, em parceria com a DECO, pode ajudar-te a saber mais sobre os sistemas de aquecimento, permitindo-te fazer simulações.

Com a informação disponibilizada pelo HARP poderás compreender melhor as diferentes tecnologias disponíveis: bombas de calor, solar térmico, caldeiras a biomassa, caldeiras de condensação, sistemas híbridos, recolher e até comparar orçamentos.

É muito importante que faças as contas a todos os custos (aquisição, instalação e utilização) para estimar o retorno. Não te esqueças de falar com vários profissionais para esclarecer as tuas dúvidas e procurar e concorrer a eventuais apoios públicos à eficiência energética.

É possível mudar o sistema de aquecimento da tua casa e atravessar o inverno sem passar frio.

Como aquecer a casa no inverno
Foto de Lauren Brown en Pexels
Informa-te connosco. Se precisas de mais informação ou apoio, conta connosco através do email deco@deco.pt ou do número de telefone 21 371 02 00. 

*Visita o nosso site (Deco.pt) e segue-nos na página de Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Linkedin.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta