Existem muitas melhorias que podes fazer em casa para torná-la mais eficiente. E que podem ajudar-te a entrar em 2022 com o pé direito.
Comentários: 0
Remodelar a casa
Photo by Francesca Tosolini on Unsplash

Ano novo, casa nova… ou pelo menos, o ditado poderia ser assim. Existem muitas melhorias que podes fazer em casa para torná-la mais eficiente, e para que consigas aproveitar ao máximo o espaço que tens. Assim, em colaboração com a habitissimo, plataforma especializada em construção e obras de remodelação, deixamos-te 8 melhorias para fazer em casa que podem ajudar-te a começar 2022 da melhor forma.

Multifuncionalidade

Os nossos espaços querem-se cada vez mais multifuncionais, até porque as casas estão a ficar cada vez mais pequenas. E há um limite de divisões que podemos colocar dentro de uma só, já que depois o espaço se pode tornar pouco funcional. Mas a aposta em móveis multifuncionais vai ajudar-te a resolver esse problema, o que te permite ter toda a usabilidade dos diferentes espaços, sem, no entanto, ocupar demasiado a divisão, que fica mais livre para o uso diário e para passagem.

Espaços multifuncionais
Via Habitissimo

Plantas em casa

Cada vez mais, as plantas fazem parte da nossa vida doméstica. O verde, afinal, ajuda-nos a acalmar e a sentirmo-nos mais em contacto com a natureza. Mas podes ir um pouco mais além e trazer o exterior para dentro de casa. Por exemplo, podes criar uma parede em vidro que ajude a trazer a paisagem para dentro, e que possa ser aberta no verão, para um toque extranatural. A criação de um jardim de inverno é também uma boa ideia: eles podem ser construídos em qualquer local, mesmo em apartamentos, e não precisam de ocupar muito espaço.

Plantas em casa
Via Habitissimo

Criar um jardim para todo o ano

A pandemia levou-nos a passar mais tempo em nossas casas, e nos nossos jardins. Aprendemos a valorizar mais o tempo que passamos no exterior, e, por isso, houve uma grande aposta na jardinagem, criando espaços belos e multifuncionais. Mas porque não renovar o jardim para poder ser usado todo o ano? Coloca algumas plantas perenes para teres cor no inverno, cria uma estufa onde possas colocar alguns sofás, e terás um local de que podes usufruir o ano inteiro.

Jardim de inverno
Via Habitissimo

Apostar em luzes eficientes

Com o preço da eletricidade a aumentar, temos de pensar em melhorias que tornem a nossa casa energeticamente mais eficiente. Trocar as lâmpadas atuais por lâmpadas LED pode parecer uma melhoria pouco significativa, mas vai fazer toda a diferença, já que estas lâmpadas consomem menos energia e duram mais tempo que as lâmpadas convencionais. Por isso, vai trocando as lâmpadas em casa.

Poupar na luz
Via Habitissimo

Pensar no aquecimento

Outro ponto em que podemos melhorar o nosso lar é no aquecimento, especialmente se a nossa casa já for mais antiga. Afinal, poderás estar a depender de um sistema de aquecimento que não só é pouco eficiente, como pode estar a fazer-te gastar demasiado. Procura, entre as diversas soluções que hoje existem, qual seria a que mais se adequaria à tua casa e ao uso diário que lhes dás, para que possas escolher algo mais adequado e que aqueça mais a casa, sem gastar tanto.

Aquecimento da casa
Via Habitissimo

Eletrodomésticos eficientes

O mesmo vale para eletrodomésticos pouco eficientes e antigos, que podem estar a fazer gastar demasiado na conta da luz, e que até te podem tornar o dia a dia mais complicado, devido ao seu mau funcionamento. Assim, uma melhoria mais significativa poderia ser trocar estes eletrodomésticos por versões mais eficientes, o que não só reduzirá a conta da luz, ao final do ano, como permitirá um uso mais prático destes equipamentos.

Eletrodomésticos eficientes
Via Habitissimo

Melhorar o isolamento

As nossas casas costumam ser muito frias de inverno e muito quentes no verão, e isto deve-se a um isolamento deficiente. Se quiseres melhorar a tua qualidade de vida, e ao mesmo tempo poupar em aquecimento e arrefecimento, a colocação de um sistema de isolamento mais eficiente, como o sistema ETICS (ou capoto) é vital. Não te esqueças de melhorar também as janelas, tapando todo e qualquer friso por onde o ar exterior possa entrar, ou, ainda melhor, mudando as janelas.

Melhorar o isolamento
Via Habitissimo

Sustentabilidade

A colocação de fontes de energia renováveis em casa é uma forma de a tornar mais sustentável, sendo os sistemas de painéis fotovoltaicos cada vez mais comuns. Mas podes também tornar a tua casa mais sustentável de pequenas formas: por exemplo, mudando aquela torneira que está sempre a pingar, e que, pouco a pouco, leva a um grande gasto e desperdício de água. Foca-te em tornar a casa mais sustentável e, não só ajudarás o planeta, como melhorarás a tua qualidade de vida.

Colocar painéis solares em casa
Via Habitissimo

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade