
O macramé é uma das atividades mais interessantes nos dias de hoje, até porque não é preciso perder muito tempo para criar peças de decoração para casa. Os fios para macramé são produtos bastante populares, porém, alguns consumidores não sabem onde adquiri-los. Se gostas desta arte, neste artigo poderás conhecer os tipos de cordas para macramé, e onde comprar fio para macramé em Portugal. A maioria das lojas de linhas e artesanato oferecem fios e outros produtos que te permitirão enveredar por esta técnica inovadora.
Tipos de cordas para macramé
Antes de começares a arte de macramé deves entender que existem vários tipos de cordas e fios.
Fibras naturais para macramé: fios de algodão (torcido simples, corda ou entrançado), cânhamo, ráfia e juta;
Fibras sintéticas: plástico, acrílico ou nylon que são mais baratas que as fibras naturais.

Normalmente a corda de algodão é indicada para os principiantes e os cordões para quem pretende resultados mais elaborados. As espessuras do fio para macramé começam nos 1,5mm e não têm limite máximo. As mais usadas são as de 3mm, 4mm e 5mm.
Para fazer uma peça de tapeçaria deves usar um fio de 10mm, enquanto um pequeno filtro dos sonhos em macramé pode ser feito a partir de um fio de 2mm. Quanto mais fino é o fio, serão precisos mais nós e o processo tarda mais algum tempo.
Onde comprar fio para macramé em Lisboa e no Porto?
As metrópoles do território continental dispõem das melhores lojas para comprar fios para macramé. Apresentamos bons exemplos de lojas físicas para comprar fios de macramé.
- Leroy Merlin: a marca francesa especializada em bricolagem e decoração tem cordas de linho e cordas de algodão entrançado para fazer macramé. A Leroy Merlin está presente em Lisboa e no Porto, assim como em outras cidades do país;
- WelcomeYarn: nesta loja de Lisboa podes encontrar cordas mais conhecidas e edições especiais de macramé em diferentes cores e espessuras. O mais importante é que são fios sustentáveis;
- At Home Hobby Lisboa: esta pequena loja em Picoas dispõe de uma gama criativa de fios de macramé, com espessuras entre 1,5mm (o chamado macramé baby) e os 9mm. Além dos variados entrelaçamentos, encontram-se fios de macramé em cores atrativas como peacockblue, rosa blush ou amarelo mustard;
- Ovelha Negra no Porto: é uma das lojas de lãs mais conhecidas do Porto, situada na Rua da Conceição que não só vende fios e cordas para macramé, como acessórios para fazer suportes de plantas suspensas e outras peças.

Onde comprar material para macramé noutras cidades portuguesas
Existem muitas lojas com fios de macramé espalhadas pelas restantes cidades portuguesas. Independentemente da cidade onde moras, temos a certeza que encontrarás todo o material para macramé nos seguintes estabelecimentos:
Lojas de costura;
Loja de linhas e lãs
Lojas de bordados;
Lojas de artesanato;
Lojas de decoração (lojas como hôma, Zara Home, Maisons du Monde têm peças feitas em macramé);
Lojas chinesas.
Como é já tradição portuguesa, muitas destas lojas que vendem macramé em Portugal são negócios de família, que querem ajudar-te a enveredar pelas inúmeras possibilidades desta arte. A técnica do macramé não recorre a nenhum tipo de maquinaria, por isso desperta o interesse de muitos portugueses, de norte a sul do país.

Lojas para comprar fios de macramé online
Comprar fios de macramé online é muito seguro e fácil, além de estarem disponíveis as melhores ofertas aos preços mais acessíveis nas seguintes lojas:
Navita Home;
Craftelier;
Loja Libelinhas;
Cordinhas de Portugal;
Logikwool;
Cramet.
Para além dos fios, poderás encontrar nestas lojas online alguns kits de macramé (com instruções sobre como começar) e peças decorativas já terminadas. O envio em território português costuma ser gratuito. Opta por comprar fios de macramé de fibra natural, por serem 100% orgânicos, feita a partir de madeiras recolhidas das florestas portuguesas.
Ferramentas e materiais para fazer macramé
A maioria das lojas de artesanato, linhas e lãs onde se vendem cordas e fios, disponibilizam também os restantes materiais e ferramentas para fazer macramé.

Tesouras afiadas para cortar os fios (devem ser tesouras de costura);
Aros, argolas ou contas de madeira ou metal;
Fita métrica ou régua;
Fita adesiva;
Tudo de cola branca;
Ganchos;
Molas e alfinetes macramé;
Moldes de corações, olhos, animais, penas;
Folhas A4 recicladas ou sacos de papel.
O número de ferramentas e materiais para fazer macramé vai depender muito do teu projeto, mas em todos eles deves usar sempre as tuas mãos, imprescindíveis para fazer os nós.

Para poder comentar deves entrar na tua conta