Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Truques para aproveitar a varanda todo o ano

Fechar total ou parcialmente a varanda com estruturas de vidro é uma das soluções apontadas.

Decorar varandas
Unsplash
Autor:

No verão, as varandas tornam-se num dos espaços mais importantes da casa. Mas à medida que as temperaturas descem, este agradável espaço exterior começa a ser muito menos utilizado. Para contrariar esta tendência, os especialistas da Habitissimo prepararam um conjunto de soluções para que possas desfrutar da tua varanda durante todo o ano, transformando-o numa divisão extra que pode ser utilizada para multiplos fins. 

Completar a varanda com vidro 

As varandas que tem o parapeito de alvenaria podem ser transformados num espaço fechado de uma forma bastante simples. Tudo o que precisas fazer é colocar vidro personalizado na parte de cima para fechar o espaço. Assim, consegues ter um espaço com luz natural e abrigado do frio e do vento durante os meses de inverno.

Transformar a varanda numa marquise

Outro projeto passa por fechar a varanda colocando janelas de vidro em volta, transformando-a, desta forma, numa marquise. Esta é uma boa solução, sobretudo, nos casos em que a varanda está virada a norte e, portanto, tem pouca luz durante o dia. Para tornar a sua utilização ainda mais cómoda durante todo o ano, podes ainda equipar o espaço com um climatizador. Desta forma, a tua varanda torna-se mesmo numa divisão útil da casa.
 

Decorar a varanda
Unsplash

Fechar parte da varanda

Uma grande varanda pode ser apenas parcialmente fechada com estruturas de vidro, para não perder a essência do espaço exterior. Neste caso, uma parte da varanda pode ser fechada com vidros a toda a sua altura, permitindo as vistas sobre o exterior. Se usares janelas de correr, podes manter a sensação de espaço aberto sempre que quiseres.

Abrigar a varanda
Unsplash

Vidros panorâmicos

Uma solução que confere à varanda um aspeto moderno são as janelas panorâmicas. Esta opção permite fechar o espaço exterior com elegância. Algumas versões possuem perfis verticais muito finos, enquanto outras não possuem perfis verticais. A verdade é que conseguem um efeito extremamente leve que quase não permite perceber a sua presença.

Instalar uma pérgula

As pérgulas são ideais durante todo o ano. Enquanto no verão protegem do sol e do calor, no inverno protegem da chuva e do frio. Para torná-las mais completas e protegidas, podes fechar as paredes laterais com vidros ou cortinas apropriadas para o inverno.

Fechar a varanda
Unsplash