
Cresceram no mundo da madeira, na fábrica dos avós. O “amor pelos móveis” está no ADN de Sara e Alfredo Barros, os dois irmãos que seguraram as rédeas do negócio da família em 2019 e, dois anos depois, aventuraram-se a criar e selecionar peças de decoração e mobiliário com respeito pelo meio ambiente. E definiram bem a sua missão: “Alegrar muitas casas e tornar muitos lares mais felizes”, dizem em entrevista ao idealista/news. Esta é a sua história contada na primeira pessoa.
Foi na fábrica da família – a Móveis Cácio – que passaram boa parte da sua infância. “A fábrica dos nossos avós era o nosso parque de diversões e foi aqui que percebemos que o nosso futuro passaria por abraçar o negócio familiar”, recordam na entrevista por escrito. E assim foi. Hoje, os dois irmãos (ambos formados em gestão) assumem ao lado do pai a administração da empresa, que até 2019 apenas trabalhava o mercado internacional.
“Quem nos procura, procura inspiração, seja para aquela peça especial que complementa um espaço, seja para a decoração completa da sua casa de sonho"
O gosto pela decoração, aliado ao “amor pelos móveis” e à vontade de “dar a conhecer a todos os portugueses o que de melhor temos” no país, levou Sara e Alfredo Barros a abraçar um novo projeto em plena pandemia. Foi assim que nasceu a Woodtale em outubro de 2021, uma nova marca de decoração e mobiliário - com presença online - que vem ajudar as famílias portuguesas a criar “lares de sonho”. “Quem nos procura, procura inspiração, seja para aquela peça especial que complementa um espaço, seja para a decoração completa da sua casa de sonho (…) cada produto é selecionado por nós e sabemos que irá embelezar qualquer cantinho numa casa”, contam. E é a transformação dos ambientes com estes elementos decorativos que torna as casas e as pessoas mais felizes, dizem.
A verdade é que tudo mudou durante com a Covid-19. O tempo passado em casa levou as famílias a “valorizar mais o seu lar e bem-estar”, dizem. Por outro lado, a subida “surreal” dos preços dos materiais, transportes e mão de obra veio trazer novos desafios para o mundo da decoração e mobiliário. E como estão os dois empreendedores a lidar com tudo isto? Onde se inspiram para criar novas peças que tornam as casas mais felizes e acolhedores? Os irmãos Barros revelaram toda a sua história em entrevista ao idealista/news, a não perder.

Desde cedo entra no nosso ADN a madeira, o serrim e o amor pelos móveis. A fábrica dos nossos avós era o nosso parque de diversões e foi aqui que percebemos que o nosso futuro passaria por abraçar o negócio familiar e prolongá-lo além da nossa geração com a dedicação, rigor e o amor que sempre nos passaram.
Frequentar a fábrica de móveis da família influenciou as vossas escolhas profissionais? De que forma?
Sim, muito. Sempre fomos pessoas com muita ligação à família e crescer num ambiente de negócios, de amor pelo trabalho e união influenciou muito as nossas escolhas académicas [Sara e Alfredo Barros acabaram por tirar o curso em Gestão].
"A fábrica dos nossos avós era o nosso parque de diversões e foi aqui que percebemos que o nosso futuro passaria por abraçar o negócio familiar"
Como foi assumir a gestão da fábrica de móveis da família?
Após termos ambos iniciado a nossa atividade anos antes na empresa Cácio, passando por todas as etapas do processo produtivo de um móvel e por toda a envolvência na área comercial e financeira, em 2019 passámos a assumir a gerência da empresa ao lado do nosso pai (Alfredo S. Barros). A passagem para este cargo foi mais facilitada por toda a convivência e familiarização com a fábrica.
Quais foram os principais desafios que encontraram?
A nível pessoal, a familiarização com costumes e tendências dos mercados externos. Pois trabalhamos com mercados com gostos e com um poder económico superior ao nosso país. A nível profissional, destaco a gestão de recursos humanos, gerir 100 funcionários, clientes e fornecedores e conseguir manter e criar uma equipa unida, motivada e eficiente.

Sentiram subida nos preços dos materiais em 2021?
Sim, imenso. Estamos a viver uma fase com uma inflação de preços surreal em todas as matérias primas, o aumento exponencial do preço dos transportes e da mão de obra, sendo que tudo isto veio culminar numa fase difícil para todas as empresas do nosso setor. Temos que nos manter motivados por fazer mais e diferente, de forma a valorizarmos os nossos produtos e fazermos com que tenham valor acrescentado superior e justificado.
"A criação da Woodtale reflete a nossa paixão pela madeira, o gosto pela decoração de espaços, pela seleção pormenorizada de cada objeto, pensando sempre no meio ambiente".
Em outubro de 2021, lançaram a Woodtale. O que é vos motivou a lançar esta nova marca de decoração e mobiliário?
Até ao ano de 2020, a empresa Cácio apenas abrangia o mercado internacional com a venda de móveis e achámos que era importante também nos focarmos no nosso mercado, até pelo gosto que temos pelo nosso país e a vontade de dar a conhecer a todos os portugueses o que de melhor temos. E também porque acreditamos no sucesso do mesmo! O gosto pela área da decoração sempre esteve presente em nós e, assim, optámos por fazer um projeto atrativo e que pudesse oferecer a criação de um lar de sonho.
O que torna este projeto especial?
A criação da Woodtale reflete a nossa paixão pela madeira, o gosto pela decoração de espaços, pela seleção pormenorizada de cada objeto, pensando sempre no meio ambiente. Estamos convictos que vamos alegrar muitas casas e tornar muitos lares mais felizes.

De que forma é que a fábrica de móveis impulsiona o negócio da Woodtale (e vice-versa)? Criam peças exclusivas para a marca e para os clientes?
A Cácio é o maior fornecedor de mobiliário da marca Woodtale, não fazia sentido que fosse de outra maneira. Deste modo, o grande motor de arranque da Woodtale é a fábrica de móveis. Sendo que a Woodtale está neste momento a impulsionar as vendas da Cácio no mercado nacional e a abranger um diferente público alvo (consumidor final). Na Woodtale vendemos produtos exclusivos da marca e fazemos qualquer projeto de mobiliário personalizado.
"Queremos ser uma fonte de inspiração para quem nos visita e levar um bocadinho de nós à casa de todas as pessoas".
Além de comercializar os móveis produzidos pela fábrica da família, também estabeleceram parcerias com várias marcas de mobiliário e decoração. O que está por detrás deste modelo de negócio?
Após uma procura de mercado exaustiva selecionámos os parceiros que nos deram as melhores garantias em termos de qualidade e design, que permitem diferenciar a nossa gama de produtos. Para isso escolhemos os melhores parceiros e os melhores produtos, com a certeza que a cada encomenda que expedimos, entregamos valor a quem confia em nós.

O que pretendem levar às pessoas?
Queremos ser uma fonte de inspiração para quem nos visita e levar um bocadinho de nós à casa de todas as pessoas. Com a Woodtale não queremos ser só outra loja de venda de mobiliário e decoração, queremos transmitir todo o amor que sentimos ao escolher cada peça ou a imaginar cada ambiente.
O que é que a sustentabilidade representa para a Woodtale? Como é que se reflete na vossa atividade?
A maioria dos produtos presentes nas nossas coleções são originários de materiais naturais. De forma a minimizarmos o impacto na natureza, selecionámos os parceiros que nos dão maiores garantias da sua responsabilidade para com o meio ambiente e que produzem os seus produtos de forma responsável e sustentável.
No nosso dia a dia e com as nossas ações procuramos também incutir nas nossas equipas essa responsabilidade ambiental e esse respeito pela natureza. Os resíduos resultantes da produção das nossas peças são reaproveitados para o aquecimento das nossas instalações e a gestão dos resíduos não passíveis de reaproveitamento são criteriosamente processados para diminuirmos ao máximo o impacto no nosso planeta.

Propõem-se a decorar “casas de sonho” e a “tornar os lares mais felizes”. Expliquem-nos um pouco este conceito.
Quem nos procura, procura inspiração, seja para aquela peça especial que complementa um espaço, seja para a decoração completa da sua casa de sonho, asseguramos a qualidade de cada peça. Sendo que cada produto no site Woodtale é selecionado por nós e que sabemos que irá embelezar qualquer cantinho numa casa. Por isso, sabemos que quem receber aquela peça ficará mais feliz e, por conseguinte, tornará a sua casa num ambiente simbólico e cheio de amor.
"Devido à pandemia e ao facto de as pessoas estarem mais restringidas nas suas casas, as famílias acabaram por valorizar mais o seu lar e bem-estar".
Seguem alguma tendência de decoração na seleção dos materiais?
Não gostamos de nos cingir por tendências. Fazemos a nossa própria tendência seguindo o nosso gosto pessoal.
A Woodtale foi lançada em plena pandemia … Como está a correr o negócio? Quais são perspetivas de faturação?
Neste momento bem, ainda estamos em constante criação e expansão do site, mas o balanço é positivo. A faturação prevista para o primeiro ano de atividade situa-se nos 250 mil euros.

Na vossa opinião, a decoração da casa saiu valorizada da pandemia? Como avaliam a procura? Qual é o feedback que vos chega dos clientes?
Sim, devido à pandemia e ao facto de as pessoas estarem mais restringidas nas suas casas, as famílias acabaram por valorizar mais o seu lar e bem-estar acabando por perceber a importância do mesmo e de um espaço acolhedor. Para já os clientes estão bastantes satisfeitos, esperemos que continue sempre assim.
Onde esperam chegar em 2022? Abrir uma loja física está nos vossos planos para o futuro?
Esperamos entrar em toda a União Europeia através de vendas online. Num futuro longínquo pensamos em abrir uma loja física, mas o conceito é mesmo ser uma loja online que permita a facilidade do cliente perder o tempo que deseja a analisar a sua compra, fazer a seleção e criação do seu ambiente de sonho seguindo os seus gostos pessoais.

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