Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Portugal dos Pequenitos de portas abertas para passeios virtuais e pedagógicos

Situado em Coimbra, o Portugal dos Pequenitos é, desde 8 de junho de 1940, um parque que faz as delícias de miúdos e graúdos.

Localizado em Coimbra
Vista geral do parque / Facebook Portugal dos Pequenitos
Autor: Redação

Vários museus e parques pelo mundo tiveram de reinventar-se, tomando a tecnologia como aliada para manter vivos os seus espaços, através de visitas virtuais (muitas delas guiadas) que permitem a quem está “do outro lado do ecrã” embarcar numa excursão cultural sem sair de casa. O famoso Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, decidiu juntar-se a este “movimento”.

Para já, e porque a pandemia e as regras assim o exigem, as portas deste parque encantado, que há muitos anos junta várias famílias, estão fechadas. Faz as delícias de miúdos e graúdos, e decidiu abrir uma “janela digital” para as suas casas típicas e monumentos em formato miniatura, através do canal do Youtube da Fundação Bissaya Barreto (que gere o espaço) e também das redes sociais, como o Facebook e Instagram.

Através dos vídeos já é possível, por exemplo, conhecer a a Casa da Beira Alta, o Solar do Minho, o Solar do Douro e a Casa de Trás-os-Montes, e nas redes sociais, descobrir curiosidades sobre a História de Portugal e tentar acertar em jogos pedagógicos de perguntas e respostas.

O Portugal dos Pequenitos nasceu na década de 1940 e é, como se pode ler no site, um “retrato vivo da portugalidade e da presença portuguesa no mundo”,  “e ainda hoje um referencial histórico e pedagógico de muitas gerações”. Deixamos-te com algumas imagens do parque.