Procura de casas para arrendar em Portugal

Casas para arrendar: há 21 famílias interessadas por cada anúncio

Embora as rendas das casas continuem a subir em 2025 (o preço cresceu 4,6% no início do ano), e a compra de casas se tenha tornado mais atrativa com os juros mais baratos e os incentivos fiscais do Governo, continua a haver um elevado interesse das famílias pelo mercado de arrendamento. Os dados mais recentes do idealista, editor desta newsletter, revelam que os anúncios das casas para arrendar receberam, em média, 21 contactos no primeiro trimestre de 2025. No entanto, face ao mesmo período de 2024, o número de contactos por cada casa para arrendar anunciada caiu 36% (na altura recebiam 33 contactos, em média), o que pode ser explicado pelo aumento da oferta de casas no mercado de arrendamento.
Home Staging para vender a casa

Vender casa no verão? 5 dicas de Home Staging que ajudam a ter visitas

No verão, muitas vezes, há uma queda nas visitas das casas à venda. Entre as férias e o calor escaldante que se faz sentir, os meses de verão não provocam, decerto, filas na venda de casas. Mas, sob o guarda-sol, há quem aproveite as férias de verão para marcar alguns compromissos para setembro, entre os quais poderá estar mesmo a visita de casas para comprar. É por isso mesmo que este é o momento certo para melhorar a habitação que queres colocar à venda e criar um anúncio perfeito. Descobre como fazê-lo com estas cinco dicas de Home Staging, que Carmen Calianno, CEO e fundadora da Home Solving, partilhou com o idealista/news.
Inteligência Artificial na mediação imobiliária

idealista une-se à IA e lança primeiro serviço em Portugal para melhorar descrição de imóveis

O idealista, portal imobiliário líder em Portugal, aproveitando as novas ferramentas de Inteligência Artificial (IA), lança a primeira funcionalidade do mercado para melhorar a descrição de um imóvel para venda ou arrendamento. Este serviço é opcional e permite ao anunciante editar o texto que escreve com uma edição cuidadosa antes da publicação. A descrição de uma casa ou de qualquer imóvel é muito importante para explicar como é e dar mais transparência à oferta e facilitar a operação entre potenciais compradores ou inquilinos.
Pantone elege o verde idealista como Cor do Ano

Pantone elege o verde idealista como Cor do Ano

O Pantone Color Institute designou o verde Greenery Cor do Ano 2017, a cor corporativa do idealista. A tonalidade eleita como “cor da moda” partilha o espírito dos valores da empresa, já que, segundo os especialistas responsáveis pela escolha, transmite tranquilidade e esperança, como “os primeiros dias da primavera”.
Excelente, magnífica e luminoso: os adjetivos mais usados para vender casas em Portugal

Excelente, magnífica e luminoso: os adjetivos mais usados para vender casas em Portugal

A venda de uma casa exige, além de um esforço para conhecer o mercado e de um book fotográfico, uma boa descrição que pormenorize da melhor forma possível todas as sua características. Um estudo realizado pelo idealista, que analisou os adjetivos mais usados nas descrições dos anúncios, revela que “excelente”, “magnífica” e “luminoso” são as palavras mais usadas por proprietários e profissionais imobiliários na hora de pôr a casa à venda.

Anúncios de casas: os tópicos mais usados pelos imobiliários... e o que pensam as pessoas (vídeo)

Nos anúncios de compra e venda ou arrendamento de casas já não “pegam” as típicas frases como “acolhedor”, “melhor visitar”, “com potencial” ou “com vistas”. Os futuros proprietários ou inquilinos procuram algo mais que palavras bonitas. O idealista/news foi para a rua e descobriu que, afinal, quem procura casa o que quer é ver fotos e vídeos e busca, sobretudo, sinceridade. Ora vê o vídeo...
Jazigo, que pertence à família Palrão, publicado pelo CM

"Vende-se vivenda em Lisboa por 60 mil euros"... afinal, a imobiliária está a anunciar um jazigo

As "casas" para viver depois da morte parecem ser um dos novos negócios no setor imobiliário em Portugal. A Remax está a anunciar a venda de uma, suposta, moradia em Lisboa por 60 mil euros, que afinal é um jazigo particular, no cemitério de Benfica. E, ainda que pareça insólito, o anúncio está a atrair a atenção da concorrência desta imobiliária, que quer começar a fazer negócios do mesmo tipo.
governo terá duas mil casas com rendas sociais até final do ano

fraudes no mercado de arrendamento estão a aumentar

a oferta de imóveis com anúncios tentadores aumentou nos últimos tempos, sendo que o departamento de investigação criminal da psp diz estar atento às fraudes existentes no mercado imobiliário, sobretudo no que diz respeito ao arrendamento de casas.