Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Arquitetura: projeto português premiado na categoria residencial

Edifício Infante, do atelier Meireles Arquitectos, foi distinguido no concurso Urban Design & Architecture Design Awards 2020.

Projeto português de arquitetura premiado no Porto
João Morgado
Autor: Redação

O edifício Infante, do atelier Meireles Arquitectos, foi distinguido no concurso Urban Design & Architecture Design Awards (UDAD) 2020 com o primeiro prémio na categoria Arquitetura Residencial – Renovação – Construído. Trata-se de um projeto de reabilitação localizado na rua do Infante Dom Henrique, no Porto, numa zona histórica classificada como Património Mundial pela Unesco.

O atelier Meireles Arquitectos revela, em comunicado, que a organização do UDAD 2020 recebeu mais de 670 candidaturas de 30 países. Este é, de resto, o terceiro prémio que o atelier conquista com o projeto Infante em três meses, depois do MUSE Design Awards, em abril, e do Prémios Lusófonos de Arquitectura, em maio. 

Projeto português de arquitetura premiado no Porto
João Morgado

Mário Miguel Meireles, fundador do atelier e lead architect do projeto, diz, a propósito do mesmo, que a maior preocupação foi respeitar ao máximo os requisitos do programa arquitetónico da área, classificada como Património Mundial pela Unesco, e as características arquitetónicas dos dois edifícios que resultaram numa habitação multifamiliar. De acordo com o responsável, foram mantidos e reabilitados vestígios medievais, neopaladianos e barrocos.

“Todas as distinções e publicações são fruto do empenho, dedicação e paixão que a nossa equipa de arquitetos coloca em cada projeto. Os prémios não se ganham sozinhos; é preciso ter oportunidades e pessoas que apostam e acreditam na nossa equipa. Com os prémios vem também a responsabilidade e o respeito pela conquista, pelo que continuaremos a empenhar-nos com toda a energia e acima de tudo paixão, que é o pilar da nossa arquitetura”, referiu, citado na nota.

Clica neste link para saberes mais informações sobre o projeto Infante, do atelier Meireles Arquitectos, e neste link para consultares a lista de vencedores do UDAD 2020.

Projeto português de arquitetura premiado no Porto
João Morgado

O que são os prémios UDAD 2020?

São organizados pelo Architecture Press Release (APR), um portal online para designers, arquitetos, ilustradores, engenheiros, artistas e criativos de várias áreas. Os prémios destinam-se a profissionas de várias indústrias, com o intuito de promover excelência nas suas respetivas áreas, explica o atelier Meireles Arquitectos.