Comentários: 0
Só um quarto dos portugueses arrenda casa
Creative commons

Ser inquilino ou proprietário? Em Portugal, ser proprietário. No resto do mundo? Ser também proprietário, segundo os resultados do estudo da RentCafé. Os dados mostram que apenas 25,2% dos portugueses escolhe arrendar casa. Ainda assim, não são os únicos. “Em 29 de 30 países analisados, a maioria dos habitantes são proprietários”, refere o estudo. A Suíça é a grande exceção, já que 56,6% da população vive em casa arrendada.

A verdade é que o preço das casas parece não intimidar os portugueses, mais de metade continua a preferir comprar casa. Os juros estão baixos e a concessão de crédito está mais fácil, pelo que sobram poucas dúvidas na hora de decidir. O estudo “Renting Landscape in 30 Countries Around the World” revela mesmo que entre 2010 e 2015 a percentagem de arrendatários em Portugal apenas cresceu 0,4%.

Só um quarto dos portugueses arrenda casa
RentCafé

Ainda assim, Portugal não fica sozinho no barco da compra da casa. Esta é, de resto, uma característica dos países do Sul da Europa. Senão vejamos o caso de Espanha, onde apenas 21% da população escolhe arrendar casa, da Grécia, onde apenas 24,9% da população é arrendatária, ou de Itália, cuja percentagem não vai além dos 27,1%. Se subirmos mais a norte, não vamos encontrar números muito diferentes. Na Suécia e na Noruega, por exemplo, ser proprietário é a escolha da grande maioria das pessoas, apesar do arrendamento atrair cerca de 30% da população.

A Suíça é mesmo o único país onde as pessoas preferem arrendar casa em vez de comprar, com uma taxa de arrendamento acima de 50%. Em segundo lugar está Hong Kong (49%).

Só um quarto dos portugueses arrenda casa
RentCafé

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta