Conselhos e informações sobre como podes avaliar a tua casa e estudar o mercado imobiliário para preparar a tua venda. Descobre quanto tempo podes demorar a vender uma casa, como evoluem os preços... e publica o teu anúncio no idealista.

avaliar casas

Localização, ruído, humidade... afinal o que dá e tira valor a uma casa?

A avaliação imobiliária é fundamental no mercado de compra e venda de imóveis. A determinação do valor de uma casa não só impacta compradores e vendedores, mas também reflete o contexto macroeconómico e nuances do próprio setor (lei da oferta e da procura). Desde a localização estratégica até às características intrínsecas do imóvel, diversos fatores impactam o seu valor. Neste âmbito, o idealista/news decidiu explorar o que é que torna uma casa atrativa aos olhos dos especialistas de mercado, destacando elementos que podem influenciar positiva ou negativamente a sua valorização.
Comprar casa em Portugal

Casas para comprar em Portugal: preços voltam a subir a baixo ritmo

Comprar casa continua a ficar mais caro em Portugal, embora a menor ritmo, devido ao arrefecimento da procura provocado pela perda de poder de compra e pelos altos juros no crédito habitação, sem o acompanhamento real dos salários. Esta é uma tendência já observada em meados de 2023 que se voltou a sentir no início deste ano, com os preços das casas à venda a subir apenas 0,6% em fevereiro face ao mês anterior, e o custo mediano da habitação a fixar-se nos 2.596 euros por metro quadrado (euros/m2) no final de fevereiro. Neste período foi registado um aumento de preços das casas em 7 capitais de distrito entre janeiro e fevereiro, com Évora a liderar as subidas (2,3%), revela o índice de preços do idealista. Já em relação à variação anual, os preços das casas em Portugal subiram 6,2%, revela o índice de preços do idealista, editor deste boletim.
Preço das casas para comprar

Comprar casa ficou mais caro em 9 grandes cidades no início de 2024

A venda de casas em Portugal caiu ao longo de 2023, muito devido aos elevados juros no crédito habitação e perda de poder de compra e poupanças por via da inflação. Mas, ainda assim, a oferta de habitação continua a ser bem inferior à procura, contribuindo para que os preços das casas à venda continuem a subir, embora a menor ritmo. É isso mesmo que revela o índice de preços do idealista: os preços das casas para comprar em Portugal subiram 0,8% em janeiro face ao mês anterior, tendo-se fixado nos 2.582 euros por metro quadrado (euros/m2) em termos medianos. Este é um cenário visível em quase todo o território português, já que as casas ficaram mais caras em 9 capitais de distrito, entre dezembro e janeiro, com Leiria a liderar as subidas (2%). Já em relação à variação anual, os preços das casas subiram 6%.
Licenciamentos na construção

Via verde no licenciamento: mais casas com o simplex mas mais riscos

O simplex entrou em vigor no início deste ano e promete reformar e simplificar os licenciamentos urbanos em Portugal, depois de anos de reclamações por parte de promotores, mediadores e investidores imobiliários. Tendo em vista colocar mais casas no mercado de forma rápida, e dar resposta à alta procura com habitação a preços acessíveis, este diploma traz várias vantagens, como o avanço de projetos imobiliários por deferimento tácito, novos casos de comunicação prévia (sem licença) ou ainda uma fácil reconversão de imóveis comerciais para habitação. Os especialistas ouvidos pelo idealista/news não têm dúvidas que o simplex - que contempla também a compra de casas sem exibir licenças - vai trazer mais celeridade dos processos urbanísticos e ainda menores custos. Mas também alertam para os “riscos significativos”, em especial ao nível da segurança jurídica.
Comprar casa sem licença

Comprar casa sem apresentar licença: tudo o que muda no simplex

Comprar casa sem exibir licença é uma das novidades do simplex do licenciamento que está a gerar uma nova vaga de preocupações, por ser uma potencial fonte de problemas, caso seja mal aplicada. Se antes era obrigatório apresentar uma licença de utilização no ato da venda, agora deixou de o ser. Ao criar este mecanismo, a ideia do Governo socialista - agora em gestão - era aumentar a oferta de casas no mercado português, agilizando transações, reduzindo custos, e tornando assim o mercado imobiliário mais dinâmico. Mas também há riscos a serem considerados, desde logo a compra de casa sem licença, com construções ilegais, bem como a dificuldade em contratar um crédito habitação. Para ajudar as famílias e os investidores a estarem mais protegidos na hora de comprar casa em Portugal no âmbito da nova legislação, o idealista/news foi ouvir o Banco de Portugal (BdP) e vários especialistas sobre o que muda na compra e venda de casas. E preparou este guia que não podes perder: aqui encontras todos os prós e contras da medida do novo simplex do urbanismo explicados ponto por ponto, com fundamento jurídico.

Comprar, vender e arrendar casa: a previsão das mediadoras para 2024

Tendo a subida dos preços das casas desacelerado ao longo do ano passado, será que esta tendência irá manter-se em 2024? Como vai o mercado imobiliário, sobretudo o segmento residencial, comportar-se e dar resposta à necessidade de aumentar a oferta de casas para fazer face à crise habitacional? Os desafios são muitos e a vários níveis, nomeadamente políticos – há eleições legislativas agendadas para dia 10 de março –, mas as mediadoras imobiliárias consultadas pelo idealista/news não atiram a toalha ao chão. As principais oportunidades estarão à espreita nas periferias das grandes cidades, onde há empreendimentos a ser desenvolvidos, antecipam.
Preço das casas em Portugal

Casas à venda em Portugal ficaram 5,3% mais caras em 2023

Mesmo num ano marcado pela descida do número de casas vendidas, os preços das casas à venda em Portugal voltaram a subir 5,3% em 2023, tendo em conta os dados de dezembro de 2023 e do mesmo mês do ano passado. Isto acontece porque, apesar da procura de casas para comprar ter abrandado ao longo do ano, devido a perda de poder de compra por via da inflação e dos altos juros nos créditos habitação, a oferta de habitação no nosso país continua a ser escassa. E este é um cenário visível em quase todo o território português, já que as casas à venda ficaram mais caras em 17 capitais de distrito em 2023, com Viana do Castelo a liderar as subidas (32,1%), aponta o índice de preços do idealista. Em Lisboa, os preços das casas para comprar subiram 6,1% e no Porto 6,5% durante o mesmo período.
Vender a casa rápido

Venda de casas expresso: 19% da oferta fica menos de 7 dias no mercado

A venda de casas em Portugal tem vindo a arrefecer ao longo de 2023, devido ao atual contexto marcado pelos elevados preços das casas, altos juros no crédito habitação e ainda pela redução do poder de compra, por via da inflação. Havendo casas no mercado que estão desajustadas, quer ao orçamento, quer às necessidades das famílias, há no entanto outros imóveis residenciais que se encaixam melhor no perfil da atual procura e, por isso, são vendidas mais rápido. Isto pode ajudar a explicar o facto de cerca de 19% das casas para comprar em novembro terem estado menos de uma semana anunciadas no idealista. Já 11% das habitações esteve no mercado entre duas semanas e um mês, 25% entre um e três meses, 37% entre três meses e um ano e 8% mais de um ano, mostra um estudo publicado pelo idealista, o Marketplace imobiliário do sul da Europa.
Preço das casas em Portugal

Comprar casa em Portugal: preços retomam subida de 1,2% em novembro

A venda de casas em Portugal está a arrefecer em 2023, devido à subida de juros e perda de poder de compra por via da inflação, a par da falta de confiança nos mercados. Mas apesar da procura estar a diminuir, esta continua a ser bem superior à oferta de casas. E, em resultado, os preços das casas para comprar em Portugal subiram 1,2% em novembro face ao mês anterior. Este é um cenário visível em quase todo o território português, já que as casas à venda ficaram mais caras em 13 capitais de distrito, entre outubro e novembro, com Ponta Delgada a liderar as subidas (3,5%), aponta o índice de preços do idealista.
Vender casa em 2024

Como vender casas com sucesso no atual contexto de incerteza

Advinham-se tempos desafiantes para a mediação imobiliária em Portugal. O contexto internacional não é animador, estando pautado pela guerra na Ucrânia e pelo conflito no Médio Oriente. Todos estes fatores geopolíticos, se escalarem, têm o poder de aumentar a inflação e, consequentemente, elevar os juros e travar o desenvolvimento económico. Com o clima de incerteza a escalar, a venda de casas deverá continuar a arrefecer no nosso país em 2024, o que não são boas notícias para os agentes imobiliários. Com este contexto de pano de fundo, somado à crise política interna, o importante é que os profissionais da mediação imobiliária continuem a inovar e a ajustar a gestão do negócio aos novos desafios, aconselha Massimo Forte, consultor, coach, formador especializado em imobiliário, neste artigo preparado para o idealista/news.