Decisão é tomada depois da greve dos peritos avaliadores de imóveis e da ASAVAL ter reunido com bancos e sociedades gestoras.
Comentários: 0
Peritos em avaliação vão ter aumentos salariais
Pixabay

Os peritos avaliadores de imóveis, que efetuam avaliações para efeitos de crédito habitação, têm lutado para melhorar os seus salários e condições de trabalho, tendo realizado uma greve entre março e abril desde ano. Neste contexto, a Associação Profissional das Sociedades de Avaliação (ASAVAL) iniciou uma ronda de reuniões com bancos e sociedades gestoras de fundos de investimento no sentido de os “sensibilizar das dificuldades sentidas pelos peritos avaliadores”. E estas reuniões deram frutos: a ASAVAL chegou a acordo com os bancos e sociedades para melhorar os honorários dos peritos em avaliação de imóveis, avança a associação esta segunda-feira, dia 20 de junho.

Foi no passado mês de março que a ASAVAL iniciou as negociações com os bancos e sociedades gestoras de fundos para os sensibilizar sobre os “retrocessos dos honorários praticados na avaliação imobiliária” que muito têm afetado os peritos avaliadores de imóveis, lê-se no comunicado enviado às redações. Recorde-se que este retrocesso nos salários começou no início da crise financeira de 2008 e, de lá para cá, foram apenas “timidamente atualizados”. Hoje, a sustentabilidade económica da atividade está também ameaça pela inflação que se faz sentir no país e pelo rescaldo de dois anos de pandemia, que afetou a economia nacional e, por conseguinte, o setor da atividade da avaliação imobiliária.

Três meses depois de iniciar as reuniões com as entidades envolvidas, a ASAVAL conseguiu chegar a acordo para atualizar os ordenados dos peritos avaliadores. “É com grande satisfação e com um forte sentimento de dever cumprido que estamos em condições de comunicar aos nossos associados da forte adesão por parte bancos e das sociedades gestoras de fundos de investimento em anuírem às nossas solicitações e preocupações, com acordos já implementados nas atualizações de honorários, entre outras correções tão necessárias,” refere Rui Esteves, secretário geral da ASAVAL, citado no documento.

Peritos em avaliação imobiliária
Rui Esteves, secretário geral da ASAVAL ASAVAL

Sensibilização para aumento dos salários dos peritos avaliadores externos

No seguimento desta iniciativa, a ASAVAL também sensibilizou os bancos e sociedades gestoras “para que, de uma forma consciente, também atualizassem os honorários dos seus peritos avaliadores externos”, explicam no documento. “Estamos no bom caminho, vamos continuar a sensibilizar aquelas entidades que por este ou aquele motivo ainda o não fizeram, mas estamos plenamente convencidos que o farão dentro dum prazo aceitável”, acrescenta Rui Esteves.

De notar que “nem todos os peritos avaliadores imobiliários em Portugal são associados da ASAVAL, mas nem por isso ficarão de fora das melhorias conseguidas e provenientes destas iniciativas da associação”, reforça o secretário-geral.

Peritos em avaliação de casas
Pexels

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta