
Atribuição e gestão de lojas em bairros municipais com novas regras
A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou esta terça-feira (19 de novembro de 2024) a versão final do Regulamento de Atribuição e Gestão de Espaços Não Habitacionais em Bairros Municipais, com a câmara a afirmar que tem "30 espaços prontos" para disponibilizar através de concursos.

Bairros saudáveis: Governo acaba com programa que nasceu na pandemia
O Governo decidiu acabar com o programa nacional Bairros Saudáveis, criado pelo anterior Executivo no âmbito da pandemia de covid-19 e que iria passar a ter caráter permanente, anunciaram os coordenadores deste instrumento de apoio a projetos locais.

Viana do Castelo investe 3 milhões para requalificar bairros sociais
A Câmara de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a abertura dos concursos públicos para a requalificação dos bairros sociais do Malhão e do Meio, em Areosa, por cerca de três milhões de euros, com prazo de execução de 450 dias.
As duas empreitadas apresentadas pelo presidente da Câmara de Via

Vila do Conde investe 100 milhões para construir 650 casas sociais
O presidente da Câmara de Vila do Conde, distrito do Porto, reiterou a intenção de autarquia em construir cerca 650 habitações para famílias necessitadas do concelho, num investimento global superior a 100 milhões de euros.
“O grande objetivo é que todos vilacondenses tenham uma habitação digna.

Bairros Saudáveis: programa prorrogado até 30 de junho
Foi durante a pandemia que surgiu o programa Bairros Saudáveis, tendo em vista apoiar intervenções locais de melhoria das condições de saúde e qualidade de vida em territórios vulneráveis em Portugal continental. E desde julho de 2020 (data em que foi criado) até hoje foi alvo de várias prorrogações. Esta quinta-feira, dia 27 de abril, o Governo de António Costa decidiu, uma vez mais, prolongar o programa Bairros Sustentáveis até dia 30 de junho de 2023.

Carta Municipal de Habitação de Lisboa vai combater pobreza energética
O combate à pobreza energética é uma dimensão que estará presente na primeira Carta Municipal de Habitação de Lisboa, segundo informou a vereadora da Habitação da capital, Filipa Roseta. Dados recentes da monitorização feita pela Agência de Ambiente e Energia de Lisboa, Lisboa-E-Nova, revelam que a pobreza energética no município se concentra no centro histórico e nas freguesias onde existem mais bairros sociais, zonas em que o número de beneficiários da tarifa social de energia é mais expressivo.

Habitantes do bairro da Jamaica no Seixal vão ter novas casas
A Câmara Municipal do Seixal anunciou esta quarta-feira, dia 19 de janeiro de 2022, a aprovação do contrato de comparticipação financeira do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) para a aquisição de habitações para realojar as famílias da Quinta de Vale de Chícharos (bairro da Jamaica)

Contratos de dez anos alarmam moradores dos bairros sociais de Lisboa
Vários moradores de bairros sociais de Lisboa estão a ser confrontados com contratos de arrendamento com duração fixa de dez anos. Os inquilinos foram apanhados de surpresa, uma vez que a maioria foi realojada sem nunca ter celebrado um contrato escrito.
Luz verde para reabilitação de 17 bairros sociais do IHRU, num investimento de 16,3 milhões
O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) está a desenvolver, no âmbito do Portugal 2020, um conjunto de projetos e candidaturas para a reabilitação de 17 bairros sociais. São ao todo 1.632 fogos, na Norte do país e em Lisboa, num investimento que ultrapassa os 16,3 milhões de euros (16.335.371 euros).

Siza Vieira diz que Portugal atravessa momento de “paragem” na habitação social
O arquiteto Siza Vieira considera que Portugal vive um momento de “paragem” na habitação social e que um programa como o Serviço Ambulatório de Apoio Local (SAAL), desenvolvido no pós-25 de abril, é “irrepetível”.

Porto: há mais de 1.100 famílias com rendas sociais em atraso
O vereador da Habitação e Ação Social da Câmara Municipal do Porto, Manuel Pizarro, revelou que há “1.160 agregados” familiares residentes em bairros municipais com rendas em atraso. Segundo o responsável, o montante total das dívidas atingiu cerca de “450 mil euros” no ano passado, daí a autarquia ter decidido avançar com um “plano de incentivos de regularização de débitos”.

Governo investe 4,5 milhões na reabilitação de bairros sociais do IHRU
O Governo anunciou que vai investir 4,5 milhões de euros na reabilitação de bairros sociais geridos pelo Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), “com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das populações habitantes ao nível da reabilitação das habitações, promovendo também a requali

Porto: vereador Manuel Pizarro nomeado para gerir bairros sociais
O vereador da Habitação da Câmara Municipal do Porto, Manuel Pizarro, é o novo presidente do conselho de administração da empresa municipal Domus Social, que gere os bairros sociais da cidade invicta.Segundo o Diário de Notícias, que cita uma informação que consta no site da autarquia, no cargo de v

Porto: câmara rejeita revogação do Regulamento de Gestão do Parque Habitacional
A Câmara Municipal do Porto rejeitou, terça-feira, a proposta da CDU para que fosse revogado o Regulamento de Gestão do Parque Habitacional do município.

ine: cinco mil casas de habitação social estão vazias (gráficos)
o instituto nacional de estatística (ine) divulgou esta quarta-feira um retrato do parque de habitação social em portugal e revela que perto de cinco mil casas de habitação social estão vagas no país e que a região de lisboa é de longe a que tem mais fogos nestas condições, representando quase metad

processo de actualização de rendas sociais adiado para 2014
o instituto da habitação e da reabilitação urbana (ihru) adiou para junho de 2014 a conclusão do processo das actualizações das rendas nos bairros sociais.

lei da habitação social preocupa vereadora da câmara de lisboa
helena roseta, vereadora da habitação da câmara municipal de lisboa, disse estar "muito preocupada" com a nova lei da habitação social, que está a ser preparada pelo governo através do instituto da habitação e reabilitação urbana (ihru). “cuidado com a lei da renda apoiada.

despejos na habitação social serão facilitados
o instituto de habitação e reabilitação urbana (ihru) vai fazer chegar ao governo, até ao final do mês, uma proposta que visa resolver o "carácter permanente da habitação social", permitindo o despejo dos inquilinos que não apresentem as dificuldades económicas que justificaram a atribuição do imóve
chef michel da costa arrendou espaços da câmara de lisboa a preços sociais
o conceituado chef michel da costa, que está desde o dia 31 de outubro preso pelo preventivamente por ordem do tribunal da relação de lisboa, foi durante nove anos inquilino de espaçosas instalações cedidas pela autarquia lisboeta a preços sociais.
autarca de matosinhos acusa governo de inviabilizar reabilitação de bairros sociais
o presidente da câmara de matosinhos, guilherme pinto, acusou o governo de inviabilizar a reabilitação dos bairros sociais dos municípios.

moradores do bairro social encosta do sol já foram despejados
os moradores do bairro social encosta do sol, em salema, vila do bispo, faro, abandonaram esta segunda-feira, dia 9, as habitações que ocupavam ilegalmente há 20 anos.

casas do mercado social de arrendamento sem grande desconto
o governo lançou recentemente o mercado social de arrendamento, adiantando que o mesmo engloba casas com rendas até 30% mais baixas que as praticadas no mercado.

mercado social de arrendamento terá duas mil casas até ao final do ano
até ao final do ano vão estar disponíveis no mercado social de arrendamento 2.000 casas, assegurou esta quarta-feira, no parlamento, o ministro da segurança social, pedro mota soares. o governante adiantou ainda que até à data beneficiaram do programa duas famílias e que já há 450 candidaturas.

rendas sociais vão aumentar 150%
o instituto de habitação e reabilitação urbana (ihru), que gere a maioria das casas sociais do estado, vai subir as rendas 150% nos próximos dois anos. um aumento que vai afectar cerca de 12.500 famílias, que pagam em média 27 euros por mês – passarão a pagar 67 euros.

instituto da habitação vai actualizar rendas sociais para o sistema de renda apoiada
o instituto da habitação e reabilitação urbana (ihru) vai aplicar o regime de renda apoiada a todos os contratos celebrados com os seus inquilinos nos mais de 12 mil fogos espalhados pelo país.