Berlim aprova prolongamento do controlo das rendas até 2029
O Senado de Berlim decidiu prolongar por mais quatro anos a lei de controlo das rendas em toda a cidade. A nova prorrogação entrará em vigor a 1 de janeiro de 2026 e manter-se-á até 31 de dezembro de 2029, alinhando-se com a extensão aprovada da lei federal alemã que visa limitar os aumentos das rendas em áreas com mercados de habitação sobreaquecidos (Mietpreisbremse), por parte do parlamento (Bundestag).
Berlim apoia expropriação de grandes proprietários para conter preços das casas
Mais de 56% dos eleitores de Berlim apoiaram a proposta de expropriação de grandes proprietários para conter os preços da habitação, segundo o conselho eleitoral da cidade.
Decisão de congelar o valor das rendas em Berlim durante cinco anos declarada inconstitucional
O Tribunal Constitucional da Alemanha chumbou a polémica medida de congelar durante cinco anos o valor das rendas em Berlim, que entrou em vigor em fevereiro de 2020, para conter os preços e garantir o acesso à habitação nos vários bairros da capital alemã. Assim, declarou esta medida inconstitucional, por considerar que o estado federal de Berlim carece de competência legislativa nesta matéria.
Rendas reguladas em Berlim: fracasso de política deixa milhares de inquilinos desprotegidos
O mercado de imóveis para arrendar em Berlim sofre desde 2019 com a medida populista de limitar as rendas na capital alemã para apartamentos construídos antes de 2014 - uma medida sem precedentes na Alemanha. O resultado da iniciativa fez os preços das rendas disparar em Berlim nos últimos anos
Icónico depósito de gás em Berlim convertido em escritórios após investimento de 200 milhões
De gasómetro a moderno bloco de escritórios. Essa é a viagem que uma icónica obra de engenharia em Berlim fará em dois anos para saltar, literamente, do século XX para o século XXI.
Palácio de Berlim reabre as portas e recupera o estilo barroco depois de uma reconstrução completa
Passou mais de uma década desde que foi conhecido o vencedor do concurso para a reconstrução do Palácio Real de Berlim. O projeto apresentado pelo arquiteto italiano Francesco Stella reuniu unanimidade, e 12 anos depois, foi finalmente concluído.
Congelar rendas por 5 anos é inconstitucional, declara o Tribunal Superior de Berlim
O Tribunal de Berlim considera inconstitucional a controversa medida aprovada para congelar o preço das rendas por cinco anos.



Uma preciosa minicasa de madeira construída à mão sobre as águas de Berlim
Esta casa flutuante, localizada no rio Spree, em Berlim, foi trabalhada artesanalmente com painéis de madeira, com muito cuidado e “mimo” por parte dos donos – os móveis também foram feitos à mão.
Costa rejeita congelamento de rendas como em Berlim - “É má solução” para Lisboa
Berlim vai avançar com o congelamento das rendas durante cinco anos, numa tentativa de travar a especulação imobiliária na cidade. Mas o primeiro-ministro português, António Costa, já veio dizer que esta não é uma medida para repetir em Lisboa.
Rendas congeladas em Berlim? "É uma 'jogada' perigosa" e não vai aumentar oferta de casas novas
Oito em cada 10 pessoas que vivem em Berlim, na Alemanha, são inquilinos, ou seja, há na capital alemã 80% de arrendatários e 20% de proprietários, diz ao idealista/news Christian Ammann, CEO da Century 21 Alemanha. Um cenário muito diferente – praticamente inverso –, portanto, daquele que se vive em Lisboa. Sobre a recente decisão de se avançar com o congelamento das rendas durante cinco anos em Berlim, Ammann mostra-se cauteloso e diz que é preciso “esperar para ver” os resultados, mas considera que a nova lei não contribuirá para o aumento de oferta de apartamentos novos - o grande problema da cidade.
Berlim vai (mesmo) congelar valor das rendas durante cinco anos
Primeiro um rumor, agora uma realidade. Berlim vai mesmo avançar com o congelamento das rendas durante cinco anos, numa tentativa de travar a especulação imobiliária na cidade. A proposta de lei controversa foi aprovada esta quinta-feira (30 de janeiro) e deverá entrar em vigor até ao final de fevereiro.
Estado alemão compra 6.000 casas em Berlim por 920 milhões para controlar preço das rendas
Travar o aumento das rendas. Este parece ser um dos objetivos do Governo alemão para o setor da habitação. Para tal, e depois de ter congelado as rendas, comprou, através de uma imobiliária do Estado, 6.000 apartamentos em Berlim por 920 milhões.
Berlim quer congelar valor das rendas por lei - assim o fará
Berlim está a estudar uma medida drástica e sem precedentes para tentar travar a especulação imobiliária. O Governo da cidade-estado, uma das mais atingidas pelo “boom”, planeia congelar o valor das rendas por cinco anos a partir do ano que vem.
Disputa entre os centros de produção artística mais importantes do mundo
Ao longo dos anos Berlim foi conquistando o lugar de melhor cidade do mundo para artistas. Mas será que continua a liderar as preferências? Um estudo recente do Institute for Strategy Development (IFSE) concluiu que, embora a capital alemã seja um ótimo lugar para os artistas viverem, é difícil manter o nível de vida.
...E Berlim abre guerra ao alojamento local, multando arrendamentos de curta duração
Berlim abriu uma nova frente de guerra contra o alojamento local. A falta de apartamentos para arrendar na capital alemã e as queixas de barulho dos turistas levaram a capital alemã a adoptar uma nova lei que proíbe os proprietários de arrendarem apartamentos por períodos de curtas durações. Em vigor desde o dia 1 de maio, as novas regras estabelecem coimas até 100 mil euros para quem prevaricar.
Como um aeroporto nazi se transformou num “lar” para 2.300 refugiados sírios em Berlim
Dizem que a história sempre se repete e o aeroporto de Berlim-Tempelhof é prova de que essa afirmação tem razão de ser. Este aeródromo, que deixou de funcionar em 2008, desempenhou papel fundamental entre 1948 e 1949, sendo o protagonista da ponte aérea que abasteceu Berlim Ocidental durante os 11 meses que durou o bloqueio soviético aos setores ocidentais da cidade. Quase 70 anos depois voltou a evitar uma tragédia humanitária, já que as autoridades alemãs habilitaram-no para acolher cerca de 2.300 refugiados sírios.



De gasolineira dos anos 50 na Berlim da Guerra Fria a moderna e luxuosa mansão
Em 1992, Juerg Judin passeava por Schöneberg, em Berlim, quando ficou “apaixonado” por um dos vestígios da ocupação aliada na cidade alemã durante os anos da Guerra Fría: uma espetacular gasolinera da empresa Shell abandonada ao estilo das que existiam nos EUA nos anos 50. Na altura, Judin era um reconhecido empresário cinematográfico e colecionador de arte, mas só conseguiu adquirir este imóvel raro e especial dez anos depois.



25 anos da queda do Muro de Berlim: assim mudou a capital alemã (fotos)
Desde 13 de agosto de 1961 até 10 de novembro de 1989 Berlim esteve separada por um muro que dividia não só fisicamente a cidade como milhões de famílias e duas grandes ideologias. Durante estes longos 28 anos muitas pessoas morreram na tentativa de cruzar a fronteira, muito vigiada por soldados e repleta de minas e arame farpado. Na noite fria de 9 para 10 de novembro de 1989 os cidadãos de Berlim e o mundo inteiro derrubaram este “muro da vergonha”, pondo fim à irracionalidade e mudando para sempre a fisionomia da cidade. Estas são as imagens de uma mudança que cumpre 25 anos.



Assim seria hoje Berlim se Hitler tivesse ganho a guerra (fotos)
Adolf Hitler sabia bem como queria que fosse Berlim. O arquiteto do Terceiro Reich, Albert Speer, tinha de desenhar uma mistura de Roma, com toques de Paris ou Washington. Grandes avenidas, edifícios solenes e, por cima de tudo, a sua "grande cúpula", um edifício com 200 metros de altura e uma abóboda 16 vezes maiores do que a Basílica de São Pedro.



Ostel Berlim: Dormir num hotel repleto de história na Alemanha (fotos)
Todas as quartas-feiras damos a conhecer um hotel com encanto. Hoje fazemos uma curta viagem (também no tempo) até Berlim dos anos 70 e 80 para conhecer um alojamento repleto de história. Em plena Guerra Fria, a leste do muro e do outro lado da Cortina de Ferro, encontra-se o Ostel Berlim, um curioso “plattenbau” – edifício pré-fabricado típico da época da República Democrática Alemã (RDA) – transformado em hotel.
Londres é o destino europeu ideal para investir no imobiliário comercial
Cinco dos dez destinos europeus mais interessantes para investir em imobiliário comercial são alemães.



adlon kempinski: dormir em berlim com vista para as portas de brandeburgo (fotos)
todas as semanas damos a conhecer um hotel com encanto. desta vez ficamos pela europa e rumamos até à alemanha, mais concretamente até berlim, para conhecer o hotel adlon kempinski.



casa da barbie abre portas em berlim (fotos)
aquela que provavelmente será a casa mais cor-de-rosa do mundo abriu portas em berlim, alemanha. falamos da casa em tamanho real da barbie, a boneca mais famosa do universo, que para deleite dos fãs foi inaugurada na capital alemã.
governo gaulês vende casa de frança em berlim
a crise está a obrigar os governos de muitos países a reduzir custos com ministérios e serviços e a procurar obter receitas extraordinárias com a venda de património, inclusive no estrangeiro.
na alemanha são despejadas quase 200 famílias por dia
na alemanha realizam-se quase 200 despejos por dia, na sua maioria, devido à falta de pagamento da renda.