
A Taxa de Referência para o Cálculo das Bonificações (TRCB) no crédito bancário “a vigorar entre 1 de janeiro e 30 de junho de 2024 é de 4,504%”, segundo o aviso publicado esta segunda-feira (15 de janeiro de 2024) em Diário da República (DR), assinado pela diretora-geral do Tesouro e Finanças, Maria João Dias Pessoa de Araújo.
Trata-se de um ligeiro aumento face à TRCB que vigorou no semestre anterior, que foi de 4,221%. Já em termos homólogos, ou seja, em comparação com os primeiros seis meses do ano passado, a diferença é ainda maior, tendo a TRCB no crédito bancário sido de 2,906%.
Na prática, o facto de no primeiro semestre de 2024 a TRCB ser mais elevada face ao segundo semestre de 2023 traduz-se num menor encargo para as famílias com este tipo de crédito contratado, uma vez que funciona como um desconto aplicado sobre a taxa de juro de mercado.
De recordar que a TRCB é definida semestralmente pela Direção-Geral do Tesouro e Finanças, tendo como base a Euribor a seis meses no primeiro dia útil do mês anterior ao início do semestre acrescida de um spread de 50 pontos base.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta