Bancos devem reduzir exposição ao imobiliário, volta a insistir o Banco de Portugal

Depois do alerta dado na semana passada em viva voz pelo governador, o Banco de Portugal voltou agora a reiterar que os bancos devem reduzir e diversificar a exposição aos ativos imobiliários e à dívida soberana. O regulador, diz no relatório de estabilidade financeira, publicado esta quarta-feira, considera que "o sistema financeiro português continua exposto a um conjunto de desafios e riscos muito significativos".

Auditorias forenses a bancos passam a ser regulares

Carlos Costa anunciou no Parlamento que, além do BES, existiam mais três auditorias forenses em curso a bancos. Uma já é conhecida, o Montepio Geral. Trata-se de uma situação que passará a ser regular, porque o governador do Banco de Portugal (BdP) considera que não é necessária a existência de indícios criminais ou fraudulentos, como sucedeu no BES, para a entidade desencadear esse processo.
Rumores do dia

Rumores do dia

Carlos Costa garante que há acionistas interessados no BES: O governador do Banco de Portugal (BdP) disse esta terça-feira que há acionistas interessados em participar num aumento de capital do BES, caso seja necessário.
Rumores

Rumores

Portugueses entre os que trabalham até mais tarde na OCDE: Com uma idade de reforma em linha com a média dos países da OCDE, os portugueses acabam por ser dos que, na prática, acabam por sair do mercado de trabalho mais tarde.
queda do preço da habitação agrava perdas dos bancos

queda do preço da habitação agrava perdas dos bancos

o banco de portugal (bdp) considera que “a redução dos preços no mercado imobiliário que tem vindo a observar-se, decorrente do abrandamento da procura, poderá implicar algum risco de perdas para” os bancos “nos casos em que se verifique incumprimento que culmine em dação em pagamento ou execução de
rumores

rumores

governador do bdp admite crise de crédito: há uma crise de crédito (“credit crunch”) imposta sobre os investimentos produtivos para a economia portuguesa que exige uma solução “urgente”, admite carlos costa, governador do banco de portugal (bdp), num documento feito a título pessoal intitulado “inst
rumores

rumores

hospitais já fazem racionamento de medicamentos mais caros: um polémico parecer do conselho nacional de ética para as ciências da vida defende que deve haver contenção de custos em três grupos de medicamentos.