Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Marcelo e António Costa almoçam com Draghi e Carlos Costa antes do Conselho de Estado

Autor: Redação

Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa vão estar com Mario Draghi e com Carlos Costa antes do Conselho de Estado, onde o presidente do Banco Central Europeu (BCE) e o governador do Banco de Portugal (BdP) são convidados especiais do Presidente da República (PR).

Segundo a TSF, o PR e o primeiro-ministro português almoçam com Draghi e Carlos Costa quinta-feira (dia 7). Desta forma, Marcelo e Costa terão oportunidade de discutir com o homem forte do BCE não só a evolução da economia europeia, tema do próprio Conselho de Estado de quinta-feira, como também a situação do sistema financeiro português, neste momento com vários temas sensíveis sobre a mesa.

Em discussão pode estar o fim do prazo dado pelo BCE para que se chegue a um acordo no BPI sobre o Banco de Fomento de Angola, em que se não houver acordo entre o catalão La Caixa e a angolana Isabel dos Santos o banco será alvo de pesadas multas, a venda do Novo Banco e o reforço de capitais necessário quer no BCP quer na CGD, escreve a publicação.

Ao que tudo indica, e conforme adianta o Jornal de Negócios, Marcelo Rebelo de Sousa reuniu-se na semana passada com o presidente da Associação Portuguesa de Bancos, Fernando Faria de Oliveira, para preparar a conversa com Mario Draghi. O italiano, que estará apenas durante o dia de quinta-feira em Portugal, participa depois no Conselho de Estado, mas aí o tema oficial para a sua intervenção é a “evolução da economia europeia”, confirmou o porta-voz do BCE à TSF.