
A Ando Living, marca portuguesa de hospitalidade lifestyle que alia apartamentos turísticos com serviços a um conjunto de comodidades, está a expandir a presença em Lisboa, tendo anunciado o seu mais recente projeto, a Abrantes 50 House, em Santos. Trata-se de um empreendimento pronto “a abrir portas” e que receberá “os primeiros hóspedes este verão, oferecendo 32 apartamentos de um a três quartos”, refere a empresa em comunicado.
“A vista sobre o rio Tejo num edifício que conjuga um legado histórico centenário com conforto e modernidade prometem elevar a experiência dos hóspedes neste novo projeto com o selo Ando Living”, lê-se na nota.
Com a conclusão deste projeto, que é inaugurado esta quinta-feira (5 de junho de 2025) – o valor do negócio não é divulgado –, a Ando Living passa a contar com 12 edifícios em operação e outros 14 em desenvolvimento em território nacional, revela a empresa, adiantando que estima alcançar uma taxa de ocupação, neste novo empreendimento, na ordem dos 90% ao longo do ano.
Relativamente ao modelo de negócio da Ando Living, importa referir que os apartamentos são comercializados com base num modelo que permite aos compradores usufruir da sua propriedade e, em simultâneo, gerar rendimento, ao operá-la no mercado turístico com a equipa de gestão hoteleira da marca.
“As vendas da Abrantes 50 House decorrem a bom ritmo, com cerca de 80% das unidades comercializadas, junto de investidores de quase uma dezena de nacionalidades”, indica a empresa.

Um edifício com séculos de história
Com promoção imobiliária a cargo da MIMCO e Sigma Trust, a Ando Living Abrantes 50 House nasce da reabilitação de um edifício cuja origem remonta a 1648 e que está classificado como património de interesse municipal. Pelo meio foi consumido por um incêndio, tendo sido reerguido em 1852, integrando as caraterísticas típicas da época: janelas grandes, varandas em ferro forjado e fachada revestida a azulejos.
“A reabilitação do imóvel preservou todos os elementos originais exteriores, enquanto no interior dos apartamentos foram recuperados os tetos ornamentados, que tanto se distinguem pela sua estética como pelo elevado pé direito, com 3,5 metros de altura. Adicionalmente, todo o edifício foi intervencionado com as melhores e mais atuais técnicas de construção antissísmica”, é mencionado no documento.
Citada no comunicado, Manuela Luz, manager de vendas Portugal do Grupo Ando Living, sublinha que esta nova coleção de apartamentos Ando Living proporcionará aos hóspedes “uma experiência autêntica, enraizada na cultura local de um dos bairros mais vibrantes de Lisboa”. “As residências, concebidas com elevados padrões de qualidade e conforto, integram a essência do bairro e celebram a arte portuguesa, dando a conhecer o talento de artistas nacionais, ao mesmo tempo que contribuímos para a economia local e proporcionamos aos hóspedes uma ligação mais profunda ao ambiente que os rodeia”, acrescenta.

De olhos postos em Espanha, França, Itália e Grécia…
A nível europeu, a Ando Living, que está presente em Lisboa, Porto, Istambul (Turquia) e brevemente em Madrid (Espanha), contando ainda com projetos planeados para as localidades alentejanas da Comporta e Vila Viçosa, dispõe de um total de 700 unidades de alojamento ativas ou em desenvolvimento, tendo 13 edifícios em operação e 17 em desenvolvimento.
O portefólio do Ando Living Group, que nasceu em Portugal e opera as marcas OptylonKrea, Ando Living, LovelyStay e City Apartments, é composto por 2.300 unidades de alojamento na Europa, das quais mais de 1.700 se encontram em operação e as restantes em desenvolvimento.
“Com um ambicioso plano de expansão para os próximos anos, o grupo tem por objetivo chegar aos mercados de França, Itália e Grécia, aumentando o número de apartamentos para 6.000 até 2028, tornando-se o grupo português líder em hospitalidade premium na Europa”, revela a empresa.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta