Executivo também tem em vista o aprofundamento da cobertura sísmica dos imóveis. Pilares do PTRR foram apresentados.
Comentários: 0
Fundo para catástrofes em Portugal
Luís Montenegro, primeiro-ministro Getty images
Lusa
Lusa

O Governo vai avaliar a criação de um Fundo de Catástrofes e Sismos, tendo também previsto elaborar um Plano de Reação a Evento Sísmico Grave, no âmbito do Portugal, Transformação, Resiliência e Recuperação (PTRR), anunciou esta sexta-feira, dia 20 de fevereiro o primeiro-ministro.

Luís Montenegro elencou, numa declaração após o Conselho de Ministros, as medidas previstas para os três pilares do PTRR, nomeadamente tendo em vista o risco sísmico.

Entre as medidas inclui-se a revisão e atualização da legislação nacional relativa à resiliência e reforço sísmico, bem como o desenvolvimento de soluções de monitorização, transparência e fiscalização da resistência sísmica das construções.

O Governo tem também em vista o aprofundamento da cobertura sísmica dos imóveis e a elaboração de um Plano de Reação a Evento Sísmico Grave.

Segundo o pacote apresentado esta sexta-feira, vai avançar a revisão do Regime e Incentivos aos Seguros para Catástrofes e a adoção de soluções de gestão financeira do risco de catástrofes e sismos, "avaliando a criação de um Fundo de Catástrofes e Sismos, e uma diferenciação positiva de populações mais vulneráveis, pequenas empresas e pequenos agricultores".

O setor dos seguros tem vindo a reivindicar a criação deste fundo, sendo que o presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) defendeu esta semana que é "fundamental" existir um sistema nacional integrado para proteção contra catástrofes naturais, que não seja focado apenas nos sismos.

Gabriel Bernardino apontou, enquanto era ouvido na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública, que quando falou com o ministro das Finanças, aquando do convite para o cargo à frente do supervisor, disse: "Temos de ter um fundo de catástrofes e não um fundo sísmico".

Para o responsável, o que é necessário é um "sistema nacional integrado para a proteção contra catástrofes naturais", apontando que espera "oportunamente apresentá-lo ao Governo".

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta