Empresas afetadas por incêncios e cheias já podem concorrer a apoios

Empresas afetadas por incêndios e cheias já podem concorrer a apoios

As empresas afetadas pelos incêndios do verão e pelas cheias de dezembro e janeiro podem concorrer até 2 de maio a apoios do Estado, estando disponíveis 25 milhões de euros, anunciou esta segunda-feira (13 de março de 2023) o Governo. Entretanto, foi instalado em Lisboa, na zona de Alcântara, o novo Sistema de Sensores para Monitorização e Alerta Precoce de inundações: o último de dez da primeira fase do projeto que já estão espalhados por oito zonas da cidade.
Cheias e inundações em Portugal danificam casas

Mau tempo e inundações: quem se responsabiliza pelos danos em casa?

O mês de dezembro tem sido marcado, entre outras coisas, por chuvas fortes e intensas que têm causado danos em muitos alojamentos e espaços comerciais, nomeadamente inundações em imóveis residenciais. Importa saber, por isso, qual é a responsabilidade dos senhorios e das seguradoras nestas situações, de chuva excessiva e infiltrações originadas pelo mau tempo. Explicamos tudo com a ajuda de especialistas. 
Lisboa investe 180 milhões de euros em túneis para travar as cheias

Lisboa investe 180 milhões de euros em túneis para travar as cheias

A partir de sábado, espera-se uma nova onda de calor e a maior parte do país está em situação de seca. Mas quando chega ao Inverno, quase sempre há o problema inverso, com as cheias a inundar cidades, como Lisboa. É para evitar esse cenário habitual, que a Câmara Municipal da capital decidiu avançar com um processo de construção de dois túneis de drenagem que visam escoar a água de chuvas intensas para o rio Tejo.

Lisboa: câmara avança com plano de obras de combate às cheias

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, apresenta na próxima semana na reunião da autarquia uma proposta para dar início à intervenção de fundo do plano geral de drenagem da capital, que está orçado em 153 milhões de euros e tem um prazo de execução de 20 anos. A decisão foi anunciada na reunião da assembleia municipal, realizada ontem, e surge na sequência das inundações verificadas na capital na segunda-feira.
Portugal tem 3.600 edifícios expostos a cheias

Portugal tem 3.600 edifícios expostos a cheias

Há em Portugal pelo menos 3.601 edifícios expostos aos danos de inundações em zonas problemáticas de Lisboa, Porto, Coimbra e Oeiras. Em causa estão dados que resultam de um projeto da Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, financiado pela Associação Portuguesa de Seguradores (APS), que fez a primeira cartografia completa do risco de cheias no país.