Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Cláusula de salvaguarda

Últimas notícias sobre "Cláusula de salvaguarda" publicadas em idealista.pt/news

IMI 2015: imposto vai disparar com fim da salvaguarda

A receita fiscal conseguida em 2015 com a cobrança do IMI vai aumentar 25% face a 2013 e 10% em relação a 2014, chegando aos 1.632 milhões de euros, segundo as contas do Governo. Os valores são estimados com base num maior dinamismo do setor imobiliário, mas sobretudo devido ao resultado da avaliação geral dos imóveis das Finanças, que agora terá efeitos máximos devido ao fim da cláusula de salvaguarda - um travão a aumentos bruscos de IMI.

Notícia sobre:

IMI: mais 72 milhões de euros de receitas que em 2013

O Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) já rendeu este ano – entre janeiro e maio – 7670,5 milhões de euros. Trata-se de uma subida de 72 milhões de euros (12,2%) face ao valor arrecadado nos primeiros cinco meses do ano passado e que é justificada, sobretudo, pelo efeito do processo geral de avaliação dos imóveis.

Notícia sobre:

IMI: proprietários defendem redução de taxa para 0,1%

O Fisco já começou a enviar aos contribuintes as notas de liquidação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), cujo pagamento começa a ser feiro em abril. As contas contam, pela última vez, com a cláusula de salvaguarda que trava a subida do imposto. Para evitar que, em 2015, as famílias entrem em incumprimento, a Associação Lisbonense de Proprietários (ALP) defende que a taxa desça para 0,1%, sendo que atualmente varia entre 0,3% e 0,5%.

Notícia sobre: