Soares da Costa

Grupo belga vence ACA e adquire sede da antiga Soares da Costa

A sede da ex-Soares da Costa, conhecida como “Estaleiro Norte”, em Vila Nova de Gaia, mudou finalmente de mãos após uma batalha judicial que opôs o inquilino ACA à VGP, subsidiária portuguesa do grupo belga detentor de parques logísticos na Europa. O imóvel, que serviu como sede da construtora falida, foi adjudicado à VGP por 6,66 milhões de euros, valor já pago à massa falida, mas apenas após clarificação judicial sobre o direito de preferência do arrendatário.
Falência da Soares da Costa

Falência da Soares da Costa foi “culposa”, aponta Ministério Público

Foi considerada a maior construtura portuguesa e está atualmente falida, acumulando dívidas de 526 milhões de euros a mais de dois mil credores. Falamos da Soares da Costa, que mudou de nome em 2022 para Sociedade de Construções da África Austral (SdCAA). O Ministério Público (MP) qualificou a insolvência da empresa “como culposa” e Joaquim António Negrita Fitas, que presidiu à empresa nos seus últimos oito anos de vida, vai a julgamento. 
obras

Ativos da falida Soares da Costa estão a ser leiloados online

Foi umas das maiores construtoras portuguesas, e mesmo após várias tentativas de recuperação, a Soares da Costa acabou por falir. Acumulou dívidas de 526 milhões de euros a 2.200 credores, estando agora o que resta dos seus ativos a serem vendidos online, através de leilão.

SDC Investimentos aprova aumento de capital de 5,9 milhões

Os acionistas da SDC Investimentos – antigo Grupo Soares da Costa – aprovaram esta terça-feira (12 de dezembro) um aumento de capital de 5,9 milhões de euros, em assembleia-geral extraordinária, com a emissão de 220.000.000 ações ordinárias nominativas.

Soares da Costa pede perdão de 50% da dívida a todos os credores

A construtora Soares da Costa entregou esta quarta-feira (15 de novembro) a sua proposta final para um Processo Especial de Revitalização (PER). A empresa propõe um corte de metade da dívida de 700 milhões de euros. Significa isto que a banca, portuguesa e angolana, e todos os fornecedores, devem perdoar cerca de 50% da dívida para viabilizar a sobrevivência da empresa.
Soares da Costa: despedimento coletivo de 519 trabalhadores avança este mês

Soares da Costa: despedimento coletivo de 519 trabalhadores avança este mês

O despedimento coletivo de 519 trabalhadores da Soares da Costa é “irreversível” e deverá avançar até final deste mês. “Vamos dar um andamento muito rápido [ao processo]. Acreditamos que durante o mês de abril dar-se-á início ao passo seguinte, que é a informação aos trabalhadores e aos órgãos representativos dos trabalhadores e o início do processo de negociação”, disse Joaquim Fitas, presidente executivo da construtora.
Trabalhadores da Soares da Costa estão em greve - fotografia da TSF

Construção: Soares da Costa vai despedir 500 trabalhadores

A crise em Portugal e Angola são os argumentos dados pela construtora Soares da Costa para justificar o processo de despedimento coletivo de cerca de 500 funcionários com que vai avançar. A decisão da empresa de origem portuguesa, mas que tem o angolano António Mosquito como principal acionista, foi anunciada numa carta enviada à Comissão de Trabalhadores da empresa.

Soares da Costa terá sede onde for “mais favorável do ponto de vista fiscal”

Joaquim Fitas assumiu a presidência-executiva da Soares da Costa na sexta-feira e já tem delineado um plano estratégico muito claro para os próximos anos. Com a mudança do centro estratégico para Angola, a sede da construtora deve deixar de ser no Porto. “[Será onde for] mais favorável do ponto de vista fiscal e que permita continuar a garantir emprego, libertar meios, aumentar o volume de negócios e o valor da empresa para todos os interessados”, adiantou o novo CEO da empresa.

Soares da Costa foca-se em Angola e anuncia Joaquim Fitas como CEO

A Soares da Costa anunciou que Angola passa a “centro estratégico” do grupo e que África será o “mercado prioritário” na construção, tendo os acionistas nomeado Joaquim Fitas como novo presidente da Comissão Executiva da empresa – sucede no cargo a António Castro Henriques, que renunciou às suas funções no início do mês.
Construção: CEO da Soares da Costa renuncia devido a problemas em Angola

Construção: CEO da Soares da Costa renuncia devido a problemas em Angola

O presidente executivo da Soares da Costa Construção renunciou ao cargo naquela empresa, detida por António Mosquito. António Castro Henriques, que abandona o cargo até ao final do mês devido aos novos problemas na situação económica e política em Angola, irá manter, porém, as funções de CEO da SDC Investimentos.
Grupo Soares da Costa desvaloriza 50% em bolsa desde janeiro

Grupo Soares da Costa desvaloriza 50% em bolsa desde janeiro

O Grupo Soares da Costa já perdeu quase metade do seu valor em bolsa desde janeiro deste ano. A 16 de janeiro, os títulos do grupo liderado por Manuel Fino tocaram máximos de novembro de 2010, nos 0,59 euros, mas entretanto já perderam 48,3%: estavam a cotar 0,305 euros ontem.

António Mosquito assume presidência da Soares da Costa

O empresário angolano António Mosquito concluiu esta quarta-feira (dia 13) a aquisição de 66,7% do capital da construtora Soares da Costa, posição pela qual pagou 70 milhões de euros, que servem para recapitalizar a empresa.A operação, via um aumento de capital, foi oficializada em Assembleia Geral,