Algumas das medidas que constam no plano do Executivo terão impacto no mercado imobiliário, nomeadamente no arrendamento.
Comentários: 0
Como está o Governo a combater a inflação
Foto de Andrea Piacquadio on Pexels

O Governo anunciou recentemente o Programa Famílias Primeiro, um plano que contempla um pacote de medidas que visa “reforçar o rendimento dos portugueses, a compensar o impacto do aumento dos preços e a devolver o adicional de receita de impostos cobrada devido à inflação”. Medidas essas, algumas, que estão diretamente relacionadas com o setor imobiliário, nomeadamente com o mercado de arrendamento. No artigo desta semana da Deco Alerta damos a conhecer algumas destas mudanças. Toma nota. 

A rubrica semanal Deco Alerta é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news e destina-se a todos os consumidores em Portugal.

O que muda no mercado de arrendamento? 

Há, desde logo, um limite ao coeficiente de atualização das rendas em 2023. Foi contemplado no pacote de medidas de apoio às famílias anunciado pelo Governo um limite ao valor de atualização das rendas. O Governo que definiu um coeficiente de atualização máximo de 2% para o próximo ano, deixando cair assim o aumento previsto que rondaria os 5,43%.

Qual é a compensação para os senhorios?

Por forma a compensar os senhorios por esta quebra na sua receita, serão aprovados benefícios fiscais em sede de IRS ou IRC que permitam equilibrar a diferença.

Arrendar casa em Portugal está mais caro
Foto de RODNAE Productions on Pexels

Redução da fatura de energia

As poupanças anunciadas para o setor da energia, embora muito desejadas, traduzem-se, na verdade, numa curta redução de custos.

Redução da fatura do gás

Para beneficiar na redução de 10% na fatura do gás, os consumidores terão de regressar ao mercado regulado, em que se definiu um teto máximo para o aumento (3,9%), salvaguardando assim os consumidores dos aumentos do mercado livre, que se preveem ser muito superiores.

Fatura do gás vai baixar
Foto de Teona Swift on Pexels

Redução da fatura da eletricidade

Em relação à descida do IVA para 6% na fatura da eletricidade, alertamos os consumidores para o facto desta descida se aplicar apenas aos primeiros 100 kWh mensalmente consumidos (150 kWh para as famílias numerosas) nas potências até 6,9 kVA. Ou seja, aplica-se à parte da fatura com IVA à taxa de 13%, deixando, pois, de lado a ambição de aliviar o consumo taxado atualmente a 23%. Esta medida aplica-se de outubro de 2022 a até dezembro de 2023.

Neste link, publicado no site do Governo, é possível encontrar todas as informações sobre o plano Famílias Primeiro, um guia a não perder com perguntas e respostas sobre o tema. 

Informa-te connosco.

*Contacta-nos através do número de telefone 21 371 02 00, do endereço eletrónico decolx@deco.pt. Liga-nos pela linha whatsapp: +351 966 449 110. Podes também marcar atendimento via skype. Segue-nos na página de Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Linkedin. Visita o nosso site: deco.pt

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta