EuroPride 2025

EuroPride 2025 de portas abertas em Lisboa até dia 22 de junho

O EuroPride 2025, o maior evento de celebração da diversidade e dos direitos LGBTI+ da Europa, está a decorrer em Lisboa até dia 22 e junho, tendo começado dia 14. É a primeira vez que Portugal acolhe o evento, que junta visitantes do mundo inteiro na celebração dos direitos humanos e na resposta urgente ao fim das ameaças à comunidade LGBTI+. A entrada nas diferentes atividades do Europride 2025 é gratuita, mediante um registo.
ILGA Portugal

“Portugal está estagnado do ponto de vista dos direitos LGBTI”

Ao longos dos últimos anos, Portugal tem vindo a destacar-se em matéria de legislação e políticas públicas LGBTI, mas parece ter “estagnado” neste domínio. Segundo Ana Aresta, presidente da ILGA Portugal, o país não tem neste momento uma estratégia para a igualdade e direitos humanos

Em que países há mais pessoas que acreditam nos direitos humanos?

Qual a importância dos direitos humanos no mundo e em que países eles são mais e menos respeitados? Segundo um estudo da Ipsos MORI, realizado a 23.249 pessoas de 28 países – Portugal não foi contemplado –, 43% das inquiridos concordam que todas as pessoas nos respetivos países têm os mesmos direitos humanos básicos. 
Quase 13 mil escravos hoje em Portugal? Sim e muitos devido a falsas ofertas de trabalho

Quase 13 mil escravos hoje em Portugal? Sim e muitos devido a falsas ofertas de trabalho

O Índice Global de Escravatura (IGE) de 2016 estima que em Portugal existam 12.800 pessoas escravizadas e muitos destes casos serão migrantes, aliciados por falsas ofertas de trabalho. Os novos dados apresentados mostram a existência de 45,8 milhões de escravos a nível mundial, através de redes de tráfico humano, trabalho forçado, servidão por dívidas, casamento forçado ou exploração sexual.

demolição de casas em bairro da amadora chega à onu

o colectivo pelo direito à habitação e à cidade (habita) anunciou que entregou uma queixa à onu contra os "abusos aos direitos humanos" por parte da câmara da amadora, referindo-se ao desmantelamento do bairro de santa filomena e respectiva demolição de casasde acordo com o jornal público, a queixa