
Os juros médios nas novas operações de crédito habitação estão a descer há 11 meses seguidos, segundo dados divulgados esta quinta-feira (31 de outubro de 2024) pelo Banco de Portugal (BdP). Já o montante contratado nos novos empréstimos para a compra de casa registou um ligeiro decréscimo em termos mensais, em setembro face a agosto, apesar de ter sido o segundo mais elevado (1.545 milhões de euros) desde março de 2022.
“A taxa de juro média das novas operações de crédito habitação passou de 3,55%, em agosto, para 3,47% em setembro. Esta taxa está a diminuir há 11 meses consecutivos”, lê-se na nota do BdP.
O supervisor bancário adianta ainda que no mês em análise a taxa de juro média dos novos contratos de crédito habitação diminuiu 0,06 pontos percentuais (p.p.), fixando-se em 3,37%. “Nos contratos renegociados, a taxa de juro média decresceu 0,12 p.p., para 3,85%”, sintetiza.
De referir que este cenário de queda consecutiva de taxas de juro médias nos novos financiamentos bancários para a compra de casa acontece numa altura em que as taxas Euribor estão também em queda, à boleia das últimas descidas das taxas de juro diretoras por parte do Banco Central Europeu (BCE).
Novos crédito concedido abranda, mas está em alta
No que diz respeito às novas operações de empréstimos a particulares – incluem os contratos totalmente novos e os renegociados – totalizaram 2.728 milhões de euros em setembro, menos oito milhões que em agosto.
No caso concreto do crédito habitação, indica a entidade liderada por Mário Centeno, “o montante de novos contratos atingiu 1.545 milhões de euros, menos 30 milhões de euros que em agosto”. “Apesar da ligeira redução, o montante de novos contratos nesta finalidade foi o segundo mais elevado desde março de 2022”, explica.
Já as renegociações de crédito reduziram-se 14 milhões de euros, para 448 milhões de euros. “Esta redução deveu-se, em grande parte, às renegociações de crédito habitação, que diminuíram oito milhões de euros, para 417 milhões de euros”, conclui o BdP.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta