Nestas casas, a sustentabilidade e a inovação unem-se para reduzir custos e otimizar a eficiência energética pela energia solar.
Comentários: 0
casa luminosa
idealista
Cátia Colaço
Cátia Colaço (Colaborador do idealista news)

A preocupação com a sustentabilidade está cada vez mais presente no nosso dia a dia, tendo já chegado à construção. E isso é visível através da implementação de soluções energéticas renováveis, como é o caso dos painéis solares.

Estes sistemas começam a ser cada vez mais comuns, uma vez que reduzem a pegada ambiental e ainda contribuem para uma poupança significativa nos custos da eletricidade. Por tudo isto e por mais alguns fatores que vamos falar em seguida, vale a pena teres em conta este tipo de residências, já com painéis solares incorporados, quando estiveres à procura de uma nova casa.

Comprar casa com painéis solares: prós e contras

condominio
idealista

É certo que comprar uma casa de nova construção já com este tipo de energia renovável oferece-te uma série de benefícios. No entanto, há também alguns pontos menos positivos. Cabe-te a ti colocar os pratos em cima da balança e ver o que é mais adequado. Para te ajudar nesse sentido, vamos enumerar agora algumas vantagens e desvantagens.

Pontos positivos

  • Autossuficiência energética: gerar a energia que será consumida permite aos moradores não estar tão dependentes das alterações de preços da eletricidade, conferindo um maior controlo nesta despesa;
  • Habitação sustentável: uma casa com painéis solares é, automaticamente, uma residência que oferece um estilo de vida mais amigo do ambiente, uma vez que utiliza uma fonte de energia renovável;
  • Imóvel valorizado: uma casa equipada com painéis solares tem tendência a uma maior valorização, dado o crescimento da preocupação com o meio ambiente e a futura poupança;
  • Poupança na fatura de eletricidade: por fim, apresentamos talvez a maior vantagem, que é a redução da despesa elétrica que esta fonte de energia renovável permite.

Pontos negativos

  • Limitação da eficiência em algumas zonas urbanas: se o imóvel estiver localizado num espaço em que existam ou venham a existir edifícios demasiado altos e, consequentemente, muitas sombras, automaticamente a eficiência do sistema de energia solar fica comprometida;
  • Dependência das condições climáticas: uma vez que os painéis solares captam a energia do sol para gerar eletricidade, conseguimos perceber que a eficiência deste sistema está dependente do clima;
  • Alto custo inicial: é muito provável que, comparativamente com casas sem painéis solares, uma casa de nova construção com este sistema exija um investimento inicial mais elevado.

Vale a pena investir em casas novas com energia solar?

apartamentos modernos
idealista

Para responder a esta pergunta, há que fazer uma análise detalhada às vantagens e desvantagens acima assinaladas. E, claro, isto pode variar de caso para caso. 

No entanto, o que sabemos é que ao optar por comprar uma casa de nova construção com esta energia renovável já implementada, estamos a contribuir para a redução da pegada ambiental e a garantir uma redução nas despesas com a eletricidade.

Dependendo das condições da área geográfica em que o imóvel se encontra e do consumo de energia das famílias, esta pode ser uma boa opção e um bom investimento imobiliário.

A evolução da habitação ecofriendly

quarto
idealista

Uma nova tendência em crescimento

O que podemos esperar das novas construções no futuro? Será a habitação ecofriendly uma tendência emergente e, por isso, um bom investimento?

Diríamos que sim, uma vez que a implementação de energia solar nos novos imóveis tem-se tornado cada vez mais comum dada a crescente consciencialização ambiental. Esta tendência vai contribuir para um futuro mais sustentável, mas também para a poupança dos moradores.

Design inovador e integração na arquitetura

À medida que a energia solar começa a ser mais comum nas novas construções residenciais, estas têm adaptado a sua arquitetura e design a estes novos equipamentos e também eles têm inovado.

Esta adaptação mútua e a inovação dos painéis solares têm como objetivo atrair cada vez mais pessoas para este tipo de energia e permitir a sua integração na arquitetura das casas novas da forma mais harmoniosa possível. 

O futuro da habitação inteligente e sustentável

sala moderna
idealista

Atualmente, o conceito de casas inteligentes integra dois fatores fundamentais: a tecnologia e a sustentabilidade. Esta combinação oferece comodidade, conforto e eficiência energética. Vamos ver dois exemplos.

  • Carregadores elétricos inteligentes para veículos: uma vez que muitas das casas de nova construção contam já com garagens equipadas e preparadas para o carregamento de veículos elétricos, este tipo de carregadores inteligentes tem um papel fundamental, pois podem ser programados tendo como finalidade uma maior eficiência energética, funcionando quando a produção de energia solar está mais alta;
  • Automatização residencial: quando combinamos automatização residencial com energia solar, temos um maior aproveitamento deste tipo de energia renovável, uma vez que ela é maximizada. Através do armazenamento da eletricidade gerada durante as horas de maior captação solar, é possível redirecionar esta energia para, por exemplo, carregar automóveis elétricos. Além disso, o uso de sistemas de automatização residencial permite controlar o uso de energia de forma mais eficiente.

Conhece agora a tua casa nova com painéis solares

 

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta