
A EDP Comercial acaba de lançar uma solução que promete democratizar o acesso à energia solar em ambiente urbano: mini painéis solares concebidos para serem instalados nas varandas de apartamentos. A proposta pretende responder a uma das limitações mais comuns dos residentes em edifícios: a impossibilidade de instalar painéis nos telhados.
O novo sistema da elétrica portuguesa permite que moradores em apartamentos com varandas expostas ao sol possam produzir a sua própria eletricidade, mesmo sem acesso a uma cobertura exclusiva. De acordo com a EDP, esta solução poderá reduzir em até 25% o consumo de energia da rede, traduzindo-se numa poupança significativa na fatura mensal.
“Estima-se que quase metade da população portuguesa habite em apartamentos e, por isso, não tenha espaço de telhado próprio para produzir a sua energia. Painéis solares, a instalar em gradeamento de varandas, vêm permitir que estas famílias possam fazer parte da transição energética e aproveitem, também elas, os benefícios do sol”, diz a EDP.
A instalação é feita nas guardas das varandas, com painéis compactos e discretos, desenhados para respeitar a estética dos edifícios e facilitar o processo de adesão em condomínios. A produção energética é diretamente ligada ao quadro elétrico da habitação, permitindo autoconsumo imediato.
"Queremos que cada vez mais pessoas possam produzir energia limpa em casa, mesmo que vivam num apartamento. Esta solução é simples, acessível e adapta-se à realidade urbana portuguesa", sublinha a empresa em comunicado.
Esta solução destina-se, numa primeira fase, a edifícios com boa exposição solar nas varandas e com condições técnicas que permitam a instalação. O sistema será vendido com serviço de instalação incluído e está já disponível para encomenda.
Além disso, o sistema poderá ser monitorizado em tempo real pelas famílias, através da App EDP Solar, passando a ter um controlo e conhecimento maior sobre a energia que consomem nas suas casas.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta