Preços das casas a descer

Risco de bolha imobiliária modera-se nas principais cidades do mundo

O aumento da inflação e das taxas de juro nos últimos dois anos reduziu de forma acentuada os desequilíbrios existentes nos principais mercados imobiliários globais, aponta a análise de risco de bolha imobiliária da UBS. Na edição de 2023, apenas Zurique e Tóquio continuam a correr risco de bolha imobiliária. Há um ano, contabilizaram-se nove cidades nesta situação. Agora, Toronto, Frankfurt, Munique, Hong Kong, Vancouver, Amesterdão e Telavive apresentam mercados mais moderados, embora continuem sobrevalorizados.
Subida de juros no crédito habitação

Crédito da casa: famílias europeias acreditam que juros cheguem aos 5%

Até onde podem subir os juros do crédito habitação? Esta é uma questão para a qual ainda não há resposta. Mas sabe-se, hoje, que as taxas Euribor já estão a rondar o patamar dos 4%. E ainda que há a possibilidade de o Banco Central Europeu (BCE) voltar a restringir ainda mais a sua política monetária, dando gás à subida dos juros. Sobre este ponto, as famílias da Zona Euro não estão otimistas: acreditam que as taxas de juro nos créditos habitação subirão até aos 5% nos próximos 12 meses.
Presidentes da CE e do BCE

Queda do preço das casas em Portugal é “improvável”, diz Bruxelas

Os preços das casas em Portugal continuam em alta, perante a escassez da oferta, e assim deverão continuar, segundo a Comissão Europeia (CE). Num relatório recente sobre o país, Bruxelas diz que um cenário de possível quebra de preços é “improvável”, admitindo, ainda assim, um crescimento “moderado” daqui para frente.
Casas novas mais caras em Portugal

O desafio de comprar casa nova: há poucas e são bem mais caras

O panorama do mercado residencial português não é animador para quem pretende comprar casa. A oferta de casas no mercado é insuficiente e o parque habitacional está envelhecido. Além disso, os preços das casas não pararam de aumentar ao longo de 2022, mesmo com a alta inflação e a subida dos juros. Neste contexto, comprar uma casa nova tornou-se num desafio, já que a construção não acompanha as necessidades da procura, levando a que as habitações novas custem mais 32% que as casas usadas, revela relatório anual do idealista/data. Há ainda 6 cidades onde esta diferença é superior a 50%.
Preços das casas a desacelerar

Comprar casa: preço desacelera em 12 dos 24 maiores municípios do país

O atual contexto económico está a mudar o mercado residencial em Portugal. A subida dos juros no crédito habitação, a alta inflação e a perda de confiança dos consumidores estão a arrefecer a compra de casas no país, muito embora a procura de casas continue a ser superior à oferta existente. Esta atual dinâmica está a refletir-se nos preços das casas: segundo o INE, observou-se uma desaceleração dos preços em 12 dos 24 municípios com mais de 100 mil habitantes no terceiro trimestre de 2022. E foi em Guimarães e no Porto onde este abrandamento dos preços das casas foi maior.
Comprar casa em Portugal

Comprar casa está mais caro em 12 capitais de distrito em janeiro

Ao longo de 2022, as casas à venda ficaram bem mais caras no nosso país, devido sobretudo, à falta de oferta de casas para a alta procura, a par da alta inflação, subida dos custos de construção e juros. Mas janeiro de 2023 arranca com uma tendência de estabilização dos preços das casas face ao mês anterior. No entanto, este não é um cenário visível em todo o território português, já que as casas ficaram mais caras em 12 capitais de distrito, entre dezembro e janeiro, com Santarém a liderar as subidas (6,2%). Os preços das casas subiram 1,2% no Porto, sendo que em Lisboa registaram uma quebra de 0,6% neste período, aponta o índice de preços do idealista.
Queda dos preços das casas na UE

Preço das casas já cai em 5 países da UE – em Portugal segue a subir

Na Europa, as casas para comprar têm ficado mais caras ano após ano. Mas com o arrefecimento da procura de casas à venda gerado pela alta inflação e pela subida dos juros no crédito habitação, o ciclo de subida dos preços das casas já começou a inverter-se em vários países. Esta realidade já é bem visível em cinco Estados-membros da União Europeia (UE), como é o caso da Dinamarca e da Suécia, onde preços das casas desceram mais de 3% no terceiro trimestre de 2022 face ao trimestre anterior. Já em Portugal, os preços das casas continuam a subir. Até quando?
Queda dos preços das casas em Portugal

Preço das casas em Portugal com queda até 4,4% em 2023, prevê S&P

Em 2022, o mundo foi surpreendido pela subida das taxas de juro diretoras pelos principais bancos centrais na tentativa de baixar a inflação. E foi aqui que se iniciou o ciclo de subida dos juros nos créditos habitação. Este cenário está a arrefecer a procura de casas para comprar e já está a gerar uma queda dos preços das habitações em vários países, uma tendência que se vai acentuar já este ano. A agência S&P Global Ratings prevê que Portugal seja um dos países europeus que vai sentir a queda dos preços das casas mais intensa este ano (-4,4%), seguido do Reino Unido (-3,5%).