Crédito habitação mais barato até 2028 com nova redução da Euribor
A incerteza continua a pairar sobre a evolução dos juros no crédito habitação. Isto porque a redução da Euribor foi interrompida nos últimos dois meses, depois de o Banco Central Europeu (BCE) ter decidido manter as suas taxas de referência inalteradas. Mas como é que vai evoluir no futuro?
Conselho de Finanças Públicas: "A habitação preocupa muito"
Num contexto de forte subida das taxas de juro, e numa altura em que se assiste a uma escalada sem precedentes da inflação, a presidente do Conselho Superior das Finanças Públicas (CFP), Nazaré Costa Cabral, diz estar "muito preocupada com o custo da habitação que terá de ser suportado pelas famílias". A responsável admite uma “perda de rendimento real” dos trabalhadores, e não afasta um cenário de recessão no país, apesar da estimativa da instituição de um crescimento do PIB de 1,2% no próximo ano.
IMI dos terrenos rústicos vai ser revisto
A reforma do modelo de tributação do património rústico é um dos projetos do Governo que vai avançar em breve. E o objetivo é só um: tornar este modelo “mais adequado à realidade” e “promover o aproveitamento e valorização da propriedade”, segundo diz fonte oficial das Finanças. Trata-se de um projeto que vai ajustar o cálculo do valor patrimonial tributário (VPT) dos terrenos rústicos, o qual serve de base para determinar o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).
Como capitalizar empresas? Vem aí um novo instrumento
O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, anunciou esta segunda-feira (15 de novembro de 2021) na tomada de posse do novo presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) um novo instrumento para a capitalização das empresas, que passará por empréstimos participativos.
Fim das moratórias em Portugal não deve ser levado com “dramatismo”, diz ministro das Finanças
Com o fim das moratórias públicas de créditos bancários a aproximar-se, começou a desenhar-se um cenário de incumprimento devido à situação delicada que a economia portuguesa atravessa em tempos de pandemia da Covid-19.
Covid-19: documentos expirados a partir de fevereiro são válidos até 30 de outubro de 2020
O Governo decretou, devido à pandemia da Covid-19, e para evitar que os cidadãos tenham de se deslocar aos espaços dos organismos e serviços públicos, que os documentos expirados depois de 24 de fevereiro são válidos até 30 de outubro de 2020, para todos os efeitos legais.
Estado não sabe ao certo quantos imóveis tem, alerta Inspeção-Geral de Finanças
A Direção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF) desconhece o número de imóveis do Estado que tem sob sua responsabilidade, revela a Inspeção-Geral de Finanças (IGF) numa auditoria à Gestão do Património Imobiliário do Estado. A IGF alerta ainda para insuficiências na gestão dos imóveis do Estado, existindo 4.596 desocupados no final de 2016, e conclui que em cerca de 72% dos mais de 12 mil imóveis registados não constava o Valor Patrimonial Tributário (VPT), entre os quais estão alguns dos maiores hospitais do país.
João Leão e nova equipa das Finanças já tomou posse: quem são os novos governantes
João Leão, o novo ministro das Finanças, e toda a sua equipa – inclui três novos secretários de Estado – tomaram posse esta segunda-feira (15 de junho de 2020) de manhã, na sequência da demissão de Mário Centeno. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deu posse aos governantes no Palácio de Belém, em Lisboa, “numa cerimónia restrita e sem outros convidados, dadas as atuais regras de saúde pública”, lê-se numa nota publicada no portal da Presidência da República. Uma cerimónia, de resto, que decorreu sem máscaras e com vénias em vez de apertos de mão.
Finanças querem saber quanto é que as entidades públicas gastam em imóveis
As Finanças querem apurar quanto é que as entidades públicas gastam com imóveis para a preparação para o Orçamento do Estado para 2019 (OE2019). O objetivo, dizem, será o de eliminar os arrendamentos "injustificadamente onerosos".
Casais com dois filhos e salários médios pagam mais impostos que noutros países da UE
Portugal é, entre os países europeus com economias de riqueza que possa ser comparada à nacional, uma das nações onde um casal com rendimentos médios e dois filhos está sujeito a mais impostos sobre o trabalho. Esta é uma das conclusões do Conselho das Finanças Públicas (CFP) que consta no relatório “Riscos Orçamentais e Sustentabilidade das Finanças Públicas”.
Impostos arrecadados pelo Estado aumentam em janeiro para 2.914,2 milhões
O Estado arrecadou 2.914,2 milhões de euros em impostos em janeiro, mais 232,7 milhões de euros que no mesmo mês do ano passado. Em causa estão dados revelados pela Direção-Geral de Orçamento (DGO).
Défice caiu quase para metade até agosto
Os resultados orçamentais dos primeiros oito meses deste ano foram muito melhores do que os do período homólogo. O défice das Administrações Públicas baixou para 2.034 milhões de euros entre janeiro e agosto, o que representa uma melhoria de 1.901 milhões face ao mesmo período do ano passado. Ou seja, um corte de 48% em termos homólogos.
Finanças vão ocupar topo norte do Estádio Municipal de Leiria
A torre nascente do topo norte do Estádio Municipal de Leiria vai receber os Serviços de Finanças locais e distritais de Leiria. A área em causa tem 3.500 m2 e o negócio avaliado em 1.339 milhões de euros.
Carga fiscal caiu pela primeira vez desde 2012
A carga fiscal caiu pela primeira vez em 2016 desde 2012, fixando-se nos 34,2% do PIB, refletindo sobretudo a redução do peso do IRS. Na análise da conta das administrações públicas de 2016, publicada esta terça-feira (dia 11) pelo Conselho das Finanças Públicas (CFP), é referido que a carga fiscal se encontra “ao nível de 2014”.
Marcelo defende que continuidade de Centeno é do “estrito interesse nacional”
Marcelo Rebelo de Sousa publicou uma nota no site da Presidência da República na qual revela que recebeu, a pedido do primeiro-ministro António Costa, o ministro das Finanças, Mário Centeno, tendo este “dado conhecimento prévio da comunicação que iria fazer ao país”. Sobre esta, que se realizou segunda-feira (dia 13) à tarde, Marcelo escreveu que “ouvido o senhor primeiro-ministro, que lhe comunicou manter a sua confiança no senhor professor doutor Mário Centeno, aceitou tal posição, atendendo ao estrito interesse nacional, em termos de estabilidade financeira”.
Valor das rendas declaradas ao Fisco por recibo eletrónico aumentou 33%
O valor de rendas que os senhorios declaram ao Fisco aumentou quase 33% num ano: em 2016 face ao ano anterior. Em média, cada um dos 291.558 proprietários que emitiram recibos eletrónicos teve um rendimento de 5.955 euros em 2015, um valor que subiu para 6.101 euros no ano passado.
Finanças ainda têm almofada de 910 milhões em 2016
Existe ainda uma folga de 910 milhões de euros do lado da despesa pública para este ano, indicam o Conselho das Finanças Públicas (CFP) e a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO). Se a verba não for usada, dá um abatimento de 0,5% do PIB ao défice deste ano.
Portugal "é uma bolha" que pode rebentar em breve, antecipa Varoufakis
O antigo e mítico líder das Finanças gregas, Yanis Varoufakis, continua a ser uma voz ativa sobre a economia internacional, que faz eco no panorama internacional. Apontando mais uma vez fortes críticas às principais autoridades políticas e económicas da Europa, o político helénico avisa que o "desempenho económico Grécia vai continuar a cair" e que Portugal é "uma bolha" que pode rebentar em breve.
governador do bdp diz que reformas do sector público “não são suficientes”
as reformas do sector público em curso não são suficientes para assegurar a sustentabilidade das finanças públicas. a garantia foi deixada pelo governador do banco de portugal, carlos costa, numa conferência em lisboa.