O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) acaba de anunciar o lançamento de 12 concursos por sorteio destinados à atribuição de 75 casas com renda acessível.
Há três anos, quando a Troika chegou a Portugal, os bancos mostravam-se muito pouco disponíveis para emprestar dinheiro para a compra de casa. A banca tinha fechado a torneira ao crédito à habitação. Hoje, apesar das condições exigidas pela banca ainda serem bastante restritivas, o cenário mudou e há luz ao fundo do túnel para quem necessita de financiamento.
A Segurança Social tem 83 imóveis à venda, através do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social (IGFSS), por 26,1 milhões de euros. Em causa estão prédios em zonas nobres de Lisboa, como por exemplo o Chiado, e noutras cidades, bem como armazéns, terrenos ou quintas no Douro e em Évora.
Há cada vez mais estrangeiros, sobretudo chineses, interessados em comprar casa em Portugal tendo como objetivo a obtenção de Vistos Dourados. Os agentes do setor imobiliário que lidam com estes processos consideram que os investimentos necessários à obtenção destes vistos podem representar este ano uma injeção de pelo menos mil milhões de euros no mercado.
Os bancos foram acumulando muitas casas nos seus balanços. Para de “desfazerem” desses imóveis, criaram condições mais vantajosas face às concedidas nos empréstimos tradicionais para a compra de casa. Desde logo está a possibilidade de financiarem até 100% do valor da compra do imóvel. Já os spreads variam entre os 2% e os 3%, quando nos créditos relativos a casas que não estão na posse dos bancos aproximam-se dos 5%.
Foram, em tempos, edifícios bonitos, elegantes e majestosos. Mas chegaram aos nossos tempos abandonados, sem uso, esquecidos. Estão, alguns, em ruína e completamente degradados. Em causa estão, por exemplo, hotéis, palácios e outros monumentos com história localizados de norte a sul do País, bem como na Madeira e nos Açores.
Às sextas-feiras o idealista News mostra-te três casas especiais que estão anunciadas no idealista.pt. São casas bonitas, com arquiteturas diferentes e localizações únicas, que estão à venda no portal e que podes "visitar" apenas com um clique. Estas são as casas da semana:
Ter certificado energético é, desde 2007, obrigatório a partir do momento em que se publicita um imóvel novo, quer para arrendar ou comprar. Desde essa altura, quando entrou em vigor o Sistema de Certificação Energética (SCE), estão registados mais de 660 mil certificados.
Segundo a Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), o investimento feito no país através do programa de Autorização de Residência para Atividades de Investimento (ARI) foi, até agora, de aproximadamente 336 milhões de euros.
Jacques-André Istel nasceu em Paris, França, mas naturalizou-se norte-americano. Vive com a mulher, Felicia, numa povoação que ele próprio fundou na Califórnia (EUA), a que decidiu chamar Felicity.
O Bundesbank (banco central da alemanha) estima que o preço das casas nas principais cidades do país está sobrevalorizado 25%. Em outubro do ano passado, a entidade considerava que o valor rondava os 20%, pelo que aumentou em poucos meses.
Os pouco mais de três mil habitantes da pequena localidade de Tremeno, em Itália, não ganharam para o susto quando, a 21 de janeiro, perto das 20h30, enormes pedras se soltaram da montanha, rolando colina abaixo e quase esmagando uma casa que se encontrava no caminho.Uma das pedras destruiu o celeir
Todas as semanas o idealista News mostra-te uma casa de fim de semana para que possas passar, num sítio especial, estes dois dias (ou mais) de descanso.
Afetadas pela crise económica, pelos incumprimentos no pagamento da casa, pela necessidade de mudar de ares ou pelos desastres naturais, muitas pessoas optam por soluções criativas para não ficarem sem teto e ontinuarem a viver numa casa digno e, porque não, com algum charme.As “mini casas” são cada
São raras, estranhas e algumas chegam a ser bizarras. Umas têm forma de ovo, outras de ovni… Estas são as 18 casas mais esquisitas do mundo e estão à venda – a preços chorudos, fora do alcance do comum dos mortais – em todos os cantos do planeta.
Os preços das casas na China, quer sejam novas ou não, continuaram a tendência de subida em dezembro, embora o governo esteja a tentar fazer esforços para arrefecer o mercado.
Os leilões foram, nos últimos anos, uma excelente oportunidade para os bancos escoarem as casas que têm em stock, sobretudo as que ficaram na sua posse após incumprimentos no crédito à habitação.
São imagens que falam por si. A neve que caiu nos últimos dias no nordeste dos EUA, e a respetiva onda de frio polar, provocou situações jamais vistas.
Recebe as nossas últimas notícias no teu endereço eletrónicoSubscrever